Autor Tópico: Não consigo instalar o driver ATI  (Lida 11348 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2015, 01:51 »
Caso a instalação a partir do repositório não tenha dado certo, então é necessário reverter o processo e remover o repositório.

Instale o ppa-purge, dessa forma:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge

Remova a ppa:

Código: [Selecionar]
sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

Remova a instalação do driver:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove fglrx

Adicionalmente e por excesso de zelo, utilize também e outra vez os comandos de limpeza de que falamos anteriormente (post #12 ), antes de tentar novamente a instalação manual a partir do driver do site do fabricante.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 02:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2015, 11:13 »
Em todos os comandos para remover ele informou que não havia tal arquivo. No meu ubuntu não aparece a opção de driver proprietário lá nos "drivers adicionais" :/
Eu tentei uma vez instalar dessa forma, mas o unity nem abriu. Tive que entrar no tty e remover o fglrx.
Esse drivers da ATI são complicados mesmo.. Eu li em algum lugar que a AMD parou de dar suporte para as linhas abaixo de 5xxxHD . Se for verdade, é uma pena..

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2015, 21:30 »
Normalmente, eu acho, a AMD já disponibiliza os drivers compilados para o Ubuntu no site. Mas pelos dados que você passou da sua placa de vídeo, parece que não tem essa opção e, outra, o driver é antigo. Mas creio que dá para resolver.

Desinstale tudo que você já instalou aí relativo ao driver da AMD (cuidado para não tirar o que não deve heim!!!)

Depois, instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install dh-modaliases execstack dpkg-dev debhelper lib32gcc1
Execute o arquivo .sh do driver. Veja se a mensagem de erro permanece. Anteriormente o que aconteceu é que você não tinha o suficiente nem para compilar o driver, então por isso o comando passado pelo druidaobelix retornou que não havia nada instalado. Isso resolveu para mim.

Se funcionar, veja isso aqui.

Creio que o próprio instalador vai recomendar uma opção para você seguir, senão, aconselho você a escolher a opção "Generate Distribution Specific Driver Package". Aí só depois você escolhe a opção relativa ao Ubuntu.

Nisso a compilação começa, e depois você pode ver uma janela perguntando se você quer instalar o que foi compilado. Essa janela nem é do instalador da AMD, mas do próprio sistema, aí fica fácil diferenciar. Nessa janela, escolha Não.

Pelo Terminal, navegue até a pasta do arquivo .sh. Os arquivos .deb compilados devem estar lá. Então rode:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i *.deb
Reinicie, e dê mais um comando:

Código: [Selecionar]
sudo aticonfig --initial
Reinicie novamente e veja se resolveu.

Se alguma coisa der errado, os comandos para remover o driver já foram passados.

Agora, estou pensando aqui se esse driver não vai rodar só no Ubuntu 12.04  ???

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:48 »
Eu estava olhando e pelo jeito ele só roda no 12.04 mesmo :/
Eu tentei todos os comandos e finalmente consegui instalar, mas a resolução fica ruim e o unity nem abre.

Você acha que vale a pena instalar o 12.04?

E cara, valeu mesmo pela sua vontade em me ajudar :D

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:55 »
Ah, mais uma pergunta. Será que vale a pena usar o 14.10? Eu instalei ele e notei que o driver open-source está funcionando bem melhor do que no 14.04.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:18 »
Você conseguiu instalar no 14.04? Rodou o aticonfig --initial depois de reiniciar? Apareceu alguma mensagem de erro?

Todas as versões 12.04, 14.04 e 14.10 são opções válidas para você usar. Não sei que tipo de uso você vai ter desse computador, mas acho válido que teste o 12.04 se não conseguir uma solução satisfatória com o 14.04. Você também pode ficar no 14.10, mas como o suporte é de 9 meses, o problema que vejo é que você vai ter que atualizar para o 15.04, 15.10 e depois 16.04. Assim, a coisa com o driver pode azedar em alguma dessas versões. O 12.04 vai te dar suporte até Abril de 2017, ou seja, você vai poder ficar nele por um tempo.

Então, em outras palavras, eu tentaria primeiro o 14.04, e depois, como o seu hardware é um pouco antigo, o 12.04 é a segunda opção.

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:40 »
Eu rodei esse comando e ele disse que não possuía interfaces compatíveis..

Mas e quanto à compatibilidade dos programas?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:48 »
Tente um dos comandos:

Código: [Selecionar]
sudo /usr/X11R6/bin/aticonfig --initial
Código: [Selecionar]
sudo /usr/bin/aticonfig --initial
Lembrando que se você não conseguir entrar no modo gráfico no Ubuntu, pode tentar o Crtl + Alt + F1 para digitar os comandos.

Não entendi sobre compatibilidade de programas. Mas cabe lembrar que quanto mais novo o Ubuntu, mas novas também serão as versões dos programas nos repositórios.

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2015, 13:18 »
Nos dois casos deu "Comando não encontrado"

Se eu rodar o
Código: [Selecionar]
sudo aticonfig --initial ele retorna com a seguinte mensagem: "Unable to open /etc/ati/control, please reinstall the driver. aticonfig: No supported adapters detected"

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o driver ATI
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2015, 14:06 »
Você está dando esses comandos pelo modo tty (Ctrl+Alt+F1)? Pois parece que você não consegue passar da tela de login né?

Bom, se quiser ir testando o 12.04 ou até o 14.10, tude bem, mas achei um link que pode ajudar:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1203437

Considerando que a instalação foi feita corretamente, poste as saídas dos comandos:

Código: [Selecionar]
cat /etc/X11/xorg.conf
ls /etc/ati