Autor Tópico: Não existe o driver para minha impressora  (Lida 7934 vezes)

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Não existe o driver para minha impressora
« Online: 22 de Janeiro de 2015, 18:47 »
Tenho ubuntu 14.10.
Tenho uma impressora Lexmark modelo interpret se S408.
Pesquisei o driver no site do da Lexmark mas só tem driver para os linux Fedora 10 e OpenSuse.
Tentei instalar pelo painel de configuração do sistema do Ubuntu e não acha o driver.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2015, 19:30 »
Citar
http://support.lexmark.com/index?locale=EN&page=product&userlocale=EN_CA&productCode=LEXMARK_INTERPRET_S408#1

Por este link eu consegui instalar, porem a impressora não aparece.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2015, 02:29 »
Não entendi muito bem como é que você conseguiu instalar, pois o fato é que lá no site do fabricante Lexmark não há o driver para a S408.

Segundo lá consta drivers da Lexmark S408 só mesmo para Fedora, openSUSE e PCLinux (que é derivada do Mandriva), o que é muito estranho ter para esses e não ter para o Ubuntu, porém é o que está lá. Como se trata de um script, até pode executar, mas não quer dizer que vá funcionar no Ubuntu.

Entretanto, há nesse site abaixo uma indicação de driver PPD (Postscript Printer Description) que serviria para a S408. É um pacote .deb e lá consta:

PPD driver for Lexmark Interpret S408

Linux Mint 11, Ubuntu 9.04, Ubuntu 9.10, Ubuntu 10.04, Ubuntu 10.10, Debian 6.0, Linux Mint 10 , Linux Mint 9, Ubuntu 11.04, Ubuntu 12.04, Linux Mint 13, Linux Mint 12, Ubuntu 11.10, Debian GNU/Linux 5.0, Ubuntu 7.10, Ubuntu 8.04 LTS

Verifique nesses links:

https://us.driverscollection.com/?H=Interpret%20S408&By=Lexmark

https://us.driverscollection.com/?file_cid=46921157613da7700d57fcc3590

Não faço ideia se funciona realmente, só mesmo baixando e instalando para ver o que acontece.

Numa outro post, esse do Ubuntu Fórum italiano, se bem entendi o que está lá escrito (não domino o idioma italiano, parece que é isso), um usuário diz que encontrou uma referência que o driver da impressora Lexmark  S305 serviria também para a Lexmark Interpret S408.

Confira aqui se é isso mesmo que ele diz, é o usuário italiano  "andymnc", está na página 3 do tópico:

Re: [Proposta] Driver Z600 per Stampanti Lexmark (guida all'installazione)

http://forum.ubuntu-it.org/viewtopic.php?f=9&t=230912&sid=5400832de21b72d12fd0136fae290b0e&start=40

De fato, consultando no site do fabricante a impressora modelo S305, encontra-se nela driver para o Ubuntu de várias versões, a última para a 12.04, com um pacote .deb.

Verifique a página da S305 aqui:

http://support.lexmark.com/index?segment=SUPPORT&userlocale=EN_UK&locale=en&productCode=LEXMARK_IMPACT_S305&page=product&frompage=null#2

Também só testando para ver o que acontece.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2015, 12:01 »
Tentei a instalação dos 2 modos que me disse mas não funcionou. Ele instala mas a impressora não aparece.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2015, 12:12 »
Tem alguma dependência não resolvida aí? Tente o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -f

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2015, 12:43 »
não tinha dependência.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2015, 17:04 »
Tem alguma coisa estranha, entrei novamente  na página de suporte da Lexmark, apenas que vindo a partir da página do escritório no Brasil, e depois escolhendo o idioma inglês, e agora encontro o driver da S408 para o Ubuntu 12.04 !!!

http://support.lexmark.com/index?page=product&userlocale=PT_BR&locale=pt_BR&productCode=LEXMARK_INTERPRET_S408&segment=SUPPORT&nonEFIGSLanguage=en#2

Scan driver for 64-bit Linux distributions with Debian-based packaging

Printer Utility for 64-bit Linux distributions with Debian-based packaging

64-bit Postscript Printer Description (PPD) for CUPS-based and OpenOffice Printing with Debian-based packaging

E tem os mesmos itens para 32-bit e ainda um relação de firmware recomendados.

Como está lá dito, é para a versão 12.04 do Ubuntu, para a versão 14 não consta nada.

O pacote para a 64bit no Ubuntu 12.04 é esse:

lexmark-inkjet-legacy-1.0-1.amd64.deb (12.07 MB)

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2015, 17:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2015, 18:18 »
Consegui instalar os aruivos pelo link:
http://support.lexmark.com/index?page=product&segment=DOWNLOAD&productCode=LEXMARK_IMPACT_S305&locale=en&userlocale=DE#2
e depois terminar de instalar tive que iniciar o "Utilitario de configuração de impressora" da lexmark, mas a impressão não funciona.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2015, 19:15 por re4397 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2015, 22:51 »
Talvez o driver para a versão 12.04 do Ubuntu apenas não funcione na versão 14.10 e se assim for se está diante de um problema que não tem solução imediata, pois depende do fabricante disponibilizar tal driver, porque o fato é que ele frabricante não disponibilizou ainda sequer para a versão 14.04, que é de abril/2014 e é um versão LTS, quanto mais para a 14.10, que é bem mais recente e rapidamente descartável.

Talvez seja interessante antes de mais nada, experimentar se o driver da 12.04 funciona na 14.04.

Soluções contorcionistas e que dependem do seu hardware (quantidade de ram disponível) envolvem montar uma VM (VirtualBox) da versão 12.04 dentro da sua versão 14.10 e então na VM 12.04 instalar o driver.

Pode ainda ver se o driver roda no emulador Wine e, no limite, instalar uma VM do VirtualBox com o Windows dentro, que poderia até ser um XP que é mais leve, já que apenas para efeitos de uso da impressora.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2015, 22:56 »
ok
A opção que eu gostei mais seria instalar uma VirtualBox do windows 8.1 que ja tem mais drivers que o windows xp.
Obrigado pela ajuda druidaobelix.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2015, 01:04 »
O problema agora é que pelo VirtualBox, mesmo com a configuração de USB abilitada, o windows não detecta a impressora.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2015, 01:28 »
Citar
O problema agora é que pelo VirtualBox, mesmo com a configuração de USB abilitada, o windows não detecta a impressora.

De uma forma mais simples apenas para testar, use um pendrive e veja se a máquina virtual consegue identificá-lo, ou seja, você deve ser capaz de abrir os arquivos do pendrive a partir do Windows instalado dentro da VM.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2015, 01:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline re4397

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2015, 12:32 »
que estranho, o windows do VM não reconhece o pendrive também.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não existe o driver para minha impressora
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2015, 17:07 »
O detalhe no caso é o seguinte, a VM do VirtualBox instalada a partir da Central de Programas do Ubuntu não instala o complemento necessário ao reconhecimento das usb. O "Oracle VM Virtual Box Extension Pack" precisa estar instalado.

Observe que se abrir o gerenciador da Virtual Box e clicar em Máquina/Configurações/USB e em seguida assinalar "Habilitar Controladora USB 2.0 (EHCI)" sem que o complemento esteja instalado, irá aparecer uma mensagem de erro nesse sentido no rodapé do quadro.

A questão é que a extensão complemento a ser instalada precisa ser da mesma versão da VirtualBox instalada aí no seu sistema, que provavelmente é a 4.3.10 (released Mar 25th 2014).

Observo que lá na página pŕincipal de Download do site o Extension Pack" disponível é para a 4.3.20, então é necessário localizar o "extension pack" específico para a versão 4.3.10 e não aquela que está na página principal de Download. Veja nesse link abaixo para versões anteriores. então se sua versão instalada do VirtualBox for a 4.3.10 é necessário baixar o "extension pack" 4.3.10-93012.vbox-extpack:

https://www.virtualbox.org/wiki/Download_Old_Builds_4_3

Uma outra opção é desinstalar a VirtualBox instalada pelo "Central de programas do Ubuntu" e baixar e instalar tudo diretamente a partir do site do VirtualBox, pois aí haverá compatibilidade plena entre o pacote principal e 'extension pack', ambos atualmente são da versão 4.3.20.

O site para download integral é esse:

https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.