Autor Tópico: Compartilhar Wi-FI ad-hoc  (Lida 6956 vezes)

kl363r

  • Visitante
Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Online: 18 de Janeiro de 2015, 22:43 »
Boa galera?

Estou com o seguinte dilema.
Quero compartilhar a internet do notebook através de uma rede ad-hoc (wi-fi).
O detalhe é o seguinte, a conexão da internet estou recebendo através da placa wi-fi e o pc só tem essa placa.

Está ai o grande dilema, pelo windows 8 eu faço isso. Então pelo linux tmb será possivel...
Porém quando eu habilito o hotspot, meu pc se desconecta da rede que fornece a internet.

Então a duvida, é como compartilhar a conexão e se manter conectado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2015, 01:55 »
Provavelmente é possível mesmo; mas, será que vale a pena?
Pq não pega um adaptador wireless USB pra expandir sua rede? Ou, melhor ainda, um roteador?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2015, 18:54 »
Provavelmente é possível mesmo; mas, será que vale a pena?
Pq não pega um adaptador wireless USB pra expandir sua rede? Ou, melhor ainda, um roteador?

Olá zekkerj.

Vale e não vale, vou te explicar pq.
Meu PC é um notebook com dual boot. Efetuando essa configuração mantenho a portabilidade do equipamento.
Imagine ter que mante-lo conectado a um roteador ? cabearia o notebook. Ou adicionar um wirelles? perderia uma porta usb que meu note só possui 2. :(

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2015, 19:35 »
Teu tempo vale mais do que o adaptador ou o roteador. Que seria um roteador wireless, claro. Não estou sugerindo vc usar nada cabeado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2015, 00:04 »
Teu tempo vale mais do que o adaptador ou o roteador. Que seria um roteador wireless, claro. Não estou sugerindo vc usar nada cabeado.

Olá zekkerj.

Não sei se eu não entendi tua ideia ou vc a minha.

Aqui em casa tenho sim um roteador, é através dele que pego a conexão com a internet por wi-fi.
Eu gostaria por exemplo que meu vizinho tivesse acesso a algumas coisas no meu pc, e tenho os planos de configurar um proxy para os casos de acesso a internet (Em breve). Esse proxy ficará configurado no meu note. A ideia é liberar o acesso a uma pasta sem exigir senha. Ou seja serão duas redes destintas, uma residencial e outra partilhada e de acesso livre. Ah e tudo isso sem ele saber a senha do meu roteador, pois quero fazer um controle de acesso... :D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2015, 01:20 »
Pensei que vc queria compartilhar sua rede wireless usando o seu notebook. Isso não tem nada a ver com o que vc disse agora...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2015, 12:28 »
Pensei que vc queria compartilhar sua rede wireless usando o seu notebook. Isso não tem nada a ver com o que vc disse agora...

Desculpa se me expressei mal. Irei compartilhar a conexão futuramente, mas antes disso vou compartilhar arquivos, depois configurar um proxy e a partir dai a conexão de internet (Só que não pelo meu roteador).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2015, 13:04 »
Pq não a partir do roteador? Não tem alcance? Pq não usa um repetidor, então?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2015, 19:03 »
Pq não a partir do roteador? Não tem alcance? Pq não usa um repetidor, então?

Pois quero uma rede aberta para o compartilhamento. Não quero fornecer a senha de acesso "residencial", ou ter que ficar configurando dispositivos manualmente para que estejam na sub rede correta.
Será uma rede fechada (Residencial) e uma publica.
É como se eu emprestasse uns filmes para meus vizinhos e não dessem a eles a chave da minha casa. Muito menos deixar-los pularem pela janela :D

Cara eu até tenho um adaptador wi-fi usb aqui da TP-LINK. Já sofri um pouco tentando instalar isso hoje, infelizmente ainda não conseui.
Poderia colocar um outro roteador aqui, mas só consigo imaginar um conectado pela ethernet e outro pela wirelles. Mas a questão é a que eu citei anteriormente, não quero perder a portabilidade do notebook.

Imagine o cenário. Vc é meu vizinho, pode se conectar e baixar o conteúdo que escolher sem me pedir senha e configurar nada (QQ um que esteja ao alcance).
E vc está limitado apenas a pasta que compartilhei (Nada de fuçar minha rede, enchergar dispositivos, etc).

No windows isso é possivel simplismente habilitando a ad-hoc, pois quando eu a habilito não sou desconectado do wi-fi, simplismente ele cria uma nova conexão partilhando a velocidade da antena. Tenho um ftp configurado em ambos S.Os, porém o do linux considero muito mais estavel. Por esse motivo, além dos de segurança do S.O gostaria de efetuar as configurações totalmente em linux. Entendo que, se o windows faz o linux faz.





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2015, 19:52 »
Citar
Pois quero uma rede aberta para o compartilhamento. Não quero fornecer a senha de acesso "residencial", ou ter que ficar configurando dispositivos manualmente para que estejam na sub rede correta.
Será uma rede fechada (Residencial) e uma publica.
Dependendo do roteador, vc pode ter várias redes paralelas. Dá inclusive pra colocar uma delas sem segurança (o que eu não recomendo de forma nenhuma).

Citar
No windows isso é possivel simplismente habilitando a ad-hoc, pois quando eu a habilito não sou desconectado do wi-fi
Windows é Windows. Linux é Linux. Aqui, o driver só pode funcionar em um modo de cada vez. Se vc ativa o modo adHoc, tem que sair do modo infraestrutura. Dá pra mudar? Dá, mas vc vai ter que descobrir sozinho como fazer, pois os desenvolvedores da comunidade não acham que valha a pena investir nisso, visto que é muito mais simples colocar um segundo adaptador na máquina.

Sem contar que a cada minuto eu tenho a impressão mais forte de que isso tudo não é uma boa idéia...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mkevsison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:20 »
Entendi o que você deseja. Quer compartilhar a pasta do notebook, poderia fazer isso conectando seu vizinho ao wifi, mas não quer que ele saiba a senha. Tem um jeito de fazer isso. Habilitando o Access Control no roteador. Ou seja, mesmo com senha ninguém pode se conectar ao menos que você adicione o Endereço MAC do dispositivo (celular, computador, notebook e etc...) a lista de permitidos do roteador.

 Qual a marca do seu roteador?

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:59 »
Entendi o que você deseja. Quer compartilhar a pasta do notebook, poderia fazer isso conectando seu vizinho ao wifi, mas não quer que ele saiba a senha. Tem um jeito de fazer isso. Habilitando o Access Control no roteador. Ou seja, mesmo com senha ninguém pode se conectar ao menos que você adicione o Endereço MAC do dispositivo (celular, computador, notebook e etc...) a lista de permitidos do roteador.

 Qual a marca do seu roteador?

Isso é uma ótima ideia, não havia pensado na possibilidade. O roteador é um cisco, e é possível fazer isso.
O inconveniente será adicionar o MAC para cada dispositivo q entrar na minha rede. Além de que, com as configurações padrões serão vistos todos dispositivos na rede, SmartTV, etc. Teria que delimitar uma sub rede...
Ainda vejo muito trabalho nisso para o projeto. (Por enquanto está configurado no Windows e funcionando).
Queria tanto um servidor...  ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2015, 14:18 »
Veja se seu roteador não tem a função de colocar mais um SSID na rede.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 14:20 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kl363r

  • Visitante
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2015, 14:40 »
Veja se seu roteador não tem a função de colocar mais um SSID na rede.

Infelizmente não.
Acha que um Tp-Link TL-WR842ND resolve o problema? Ai direciono o FTP e a Pasta para ele já que possui USB.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Wi-FI ad-hoc
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2015, 14:51 »
Tenho quase certeza de que resolve.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D