Autor Tópico: Servidor para sites  (Lida 10132 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Servidor para sites
« Online: 30 de Dezembro de 2014, 19:59 »
Olá.

Já tenho ouvido falar há muito tempo que o linux é usado masivamente para a criação de servidores web. Sou alheio a estes assuntos, estou a dar os primeiros passos. O meu objetivo primeiro é entender as opções e o que tenho de aprender para começar a trabalhar neste mundo.

Quero ter um serviço de alojamento e revender. Sei que existem empresas para este efeito e podemos comprar a elas mas quero primeiro saber se podemos criar o nosso próprio servidor e esse ter a segurança "padrão". Como os sites que quero alojar não vão exigir muito trafego será que é possivel criar um servidor caseiro com fiabilidade?

Já ouvi dizer que podemos ter um desktop para isso. Mas ter ele sempre ligado num disco rigido não preparado será o ideal? Um NAS não será uma melhor opção ou outro? Gostava de saber a vossa opinião primeiro acerca do hardoware e das opções fisicas depois a minha outra questão é a nivel do software. Como criar um servidor? O quê utilizar?

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor para sites
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2014, 04:25 »
Tudo que vc quer fazer é possível. Apenas não vale a pena hospedar em casa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2015, 14:34 »
Tudo que vc quer fazer é possível. Apenas não vale a pena hospedar em casa.

Porque não?

Sabe de bons serviços a bons preços?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2015, 15:49 »
Energia + Custo de IP público fixo + custos de equipamentos de redundância + ...

Não vale a pena.

Eu uso o Dreamhost com sites ilimitados. Como tenho 9 sites pessoais e profissionais no ar saiu mais em conta.

Acho que, como experiência, você pode usar um no-ip da vida para deixar um site em casa mas com um único objetivo de aprender.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2015, 17:02 »
Pelo menos no Brasil, quem não tem cartão de crédito internacional, sofre um pouco mais porquê os serviços com melhor custo vs benefício são americanos, mas fora isso... Hoje com 5 dólares já dá pra pensar em pegar uma vps.

Porque não?

Sabe de bons serviços a bons preços?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:04 »
Pelo menos no Brasil, quem não tem cartão de crédito internacional, sofre um pouco mais porquê os serviços com melhor custo vs benefício são americanos, mas fora isso... Hoje com 5 dólares já dá pra pensar em pegar uma vps.

Porque não?

Sabe de bons serviços a bons preços?

Eu vivo em Portugal portanto não tenho esses problemas. Quais os servidores americanos e outros que você recomenda?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:20 »
Energia + Custo de IP público fixo + custos de equipamentos de redundância + ...

Não vale a pena.

Eu uso o Dreamhost com sites ilimitados. Como tenho 9 sites pessoais e profissionais no ar saiu mais em conta.

Acho que, como experiência, você pode usar um no-ip da vida para deixar um site em casa mas com um único objetivo de aprender.

Devo dizer-lhe que não sou novato (nível zero). Tenho um site com dominio e conheço alguma coisa destes tipos de serviços. Essa história do "ilimitado" tem muito que se lhe diga. Tenho um plano VPS, pago 35€ por ano (com dominio incluido). São 10gb de disco, e o resto ilimitado menos a ram/banda. Não sei se achas que é bom ou não. Pelo menos da pesquisa que fiz na altura (2008) este era o melhor...

Administro o site no cpain ou então através de ftp. Mais para a frente quero investir num servidor dedicado. Nunca vi como é. Eles têm mais controlo não têm? É possível mostrar-me um video no youtube de um servidor dedicado? Já andei a procura, não encontrei nada...

A minha ideia do servidor em casa seria para poupar mais e ter mais segurança. Mas, é capaz de ter razão.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor para sites
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2015, 21:27 »
Teus custos de hospedagem doméstica vão incluir:
- Alimentação elétrica dos equipamentos;
- Refrigeração dos equipamentos;
- Manutenção dos equipamentos;
- Links de comunicação.

Isso, claro, além dos custos fixos de aquisição dos servidores, mais a estrutura para instalá-los --- mesas, racks, baias, cabos, etc.

Tudo isso é caro, e só tem uma forma de baratear: escala. Juntar muitos equipamentos, colocá-los pra funcionar no mesmo local. Isso implica que vc precisa de um espaço grande, no mínimo um cômodo inteiro de sua casa --- o qual, com todos os equipamentos funcionando juntos, ficará com um nível de ruído quase insuportável pra ser usado pra qualquer outra coisa.

O consumo elétrico gerado por esses equipamentos (e dos ar condicionados necessários pra refrigerá-los) também vai alcançar um patamar muito alto, incompatível com serviço residencial. Ou seja, você vai pagar muito caro pela energia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2015, 09:21 »
Digital Ocean, Amazon ec2... Contanto que você saiba o que realmente precisa, eles podem ser bons negócios.

Eu vivo em Portugal portanto não tenho esses problemas. Quais os servidores americanos e outros que você recomenda?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:31 »
Teus custos de hospedagem doméstica vão incluir:
- Alimentação elétrica dos equipamentos;
- Refrigeração dos equipamentos;
- Manutenção dos equipamentos;
- Links de comunicação.

Isso, claro, além dos custos fixos de aquisição dos servidores, mais a estrutura para instalá-los --- mesas, racks, baias, cabos, etc.

Tudo isso é caro, e só tem uma forma de baratear: escala. Juntar muitos equipamentos, colocá-los pra funcionar no mesmo local. Isso implica que vc precisa de um espaço grande, no mínimo um cômodo inteiro de sua casa --- o qual, com todos os equipamentos funcionando juntos, ficará com um nível de ruído quase insuportável pra ser usado pra qualquer outra coisa.

O consumo elétrico gerado por esses equipamentos (e dos ar condicionados necessários pra refrigerá-los) também vai alcançar um patamar muito alto, incompatível com serviço residencial. Ou seja, você vai pagar muito caro pela energia.

Ei eu nunca quis montar uma empresa rs... perguntei se um simpes NAS é apropriado para um serviço pessoal e alguns negócios só isso... Penso que até um network serve...

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:32 »
Digital Ocean, Amazon ec2... Contanto que você saiba o que realmente precisa, eles podem ser bons negócios.

Eu vivo em Portugal portanto não tenho esses problemas. Quais os servidores americanos e outros que você recomenda?


Certo. Obrigado :D

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:38 »
Vocês sabem qual é a empresa onde Kim Dotcom tem alojado os seus serviços do mega?

https://mega.co.nz/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor para sites
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2015, 00:26 »
Ei eu nunca quis montar uma empresa rs... perguntei se um simpes NAS é apropriado para um serviço pessoal e alguns negócios só isso... Penso que até um network serve...

Eu só estou te explicando o porquê de não valer a pena hospedar em casa. Compare esses custos com o custo de alugar o servidor, físico ou virtual, e você vai ver que não vale a pena. Se parece que vale a pena, é pq você não tem esses custos visíveis, ou pq nunca parou pra pensar quanto gasta de energia, ou pq não contabiliza a manutenção.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2015, 15:35 »
Ei eu nunca quis montar uma empresa rs... perguntei se um simpes NAS é apropriado para um serviço pessoal e alguns negócios só isso... Penso que até um network serve...

Eu só estou te explicando o porquê de não valer a pena hospedar em casa. Compare esses custos com o custo de alugar o servidor, físico ou virtual, e você vai ver que não vale a pena. Se parece que vale a pena, é pq você não tem esses custos visíveis, ou pq nunca parou pra pensar quanto gasta de energia, ou pq não contabiliza a manutenção.

Compreendo tudo o que diz e já sabia inclusive que para ter um serviço profissional é necessário um investimento considerável. Como disse não é meu objetivo criar uma empresa de alojamento. O objetivo é só entender se um pequeno NAS é mais apropriado para um servidor domestico (e não profissional). É como alguém já disse aqui, para aprender e também para ter um ou outro site no ar. Como deve imaginar não é nada de mais.

Gostava era de aprender a administrar um servidor e entender o seu funcionamento só isso... Mas obrigado pela consciencialização.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Servidor para sites
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2015, 17:32 »
Davidpt, se você quer começar a aprender então pode usar maquinas virtuais no seu pc mesmo, não precisa de equipamento adicional. Começa montando um servidor apache, depois vá evoluindo, implementando alta disponibilidade, balanceamento de carga e etc, você pode até deixa-los acessiveis pela internet usando um no-ip e algumas configurações no roteador, só não espere um desempenho muito bom.