Autor Tópico: Android possui base Linux, mas não possui suporte para tal  (Lida 13597 vezes)

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Android possui base Linux, mas não possui suporte para tal
« Online: 27 de Dezembro de 2014, 12:48 »
Olá, pessoas. Gostaria de usar desta seção do fórum para demonstrar o quanto fico indignado com a falta de consideração que grandes empresas, desenvolvedoras de software possuem quanto ao Linux e ao Open Source, quando em relação ao usuário final.
Às vezes eu me pergunto se passa pela cabeça dos desenvolvedores que existem pessoas aqui no mundo real que usam Linux em casa, no trabalho, pra estudar, assistir filme e pra conectar seu smartphone a ele pra compartilhar arquivos de seu Android pro seu Ubuntu, ou pro seu Fedora, por exemplo... De qualquer forma, ambos são Linux. Ao conectar meu celular LG L1 II com Android 4.2.2 no meu Ubuntu 14.04.1, o laptop reconheceu perfeitamente, mas meu celular insistia em varrer meu PC procurando saber se o "LG PC Suite Service havia sido instalado no Windows". Tá, mas e se eu estivesse usando um Mac OS X? Ele simplesmente ignoraria o meu OS X, assim como ele ignorou meu Ubuntu? Será que é difícil prestar suporte à sistemas Linux (ou Unix)? Eu simplesmente tive que compilar uma biblioteca MTP pra que meu Linux 3.17 pudesse permanecer exibindo os arquivos do meu celular. Eu digo "permanecer" porque se tem uma coisa boa no Linux é a compatibilidade que ele possui com vários tipos de hardware, e eu conseguia ter acesso aos arquivos do meu celular, mas o Android começava a procurar pelo PC Suite no Windows, mas, RAIOS!!!, eu não estou usando o Windows, será que você não percebeu???!

Ao instalar a biblioteca MTP (não me lembro o nome completo da biblioteca que instalei, acredito que seja MTPFS - mtp-tools) o meu celular foi reconhecido perfeitamente e meus arquivos deixaram de sumir, meu celular parou de procurar o PC Suite, mas a leitura dos arquivos ficou extremamente lenta, é como se eu estivesse fazendo download dos meus arquivos à 56Kbps. Isso é horrível e frustrante.

Tudo bem, foi muito fácil instalar a libmtpfs e a mtp-tools, foi só entrar num terminal e digitar "apt-get install mtpfs mtp-tools"... Mas foi fácil pra mim, seria fácil pra quem não possui conhecimentos técnicos em comandos Linux? Seria fácil pra quem não saberia o que pesquisar no Google, em busca de usar dispositivos MTP no Linux? Conheço usuários finais, leigos, que antes usavam Windows por desconhecer Linux, e que hoje continuam sendo leigos em tecnologia, mas usam o Ubuntu e estão amando ter essa experiencia. Esses usuários que não entendem de comandos Unix ou Linux saberia executar procedimentos como estes?

Acho que esses desenvolvedores (Google, LG, etc...) deveriam pensar mais no usuário final, e ter a consciência de que existem sim usuários Linux no mundo real. Eu conheço muitos. Acho também que Canonical, Red Hat, Novell e até mesmo a Linux Foundation poderiam se manifestar.

Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito. Caso alguém nunca tenha tido esse problema, compartilhe também o que achou de sua experiencia usando Android com Linux. Não é a primeira vez que eu tenho esse problema entre Android e Linux, uso Linux onde trabalho, onde estudo e onde me divirto, tive o mesmo problema com todos esses computadores...

Bom, fica aqui meu desabafo... rsrsrsrsrs
Abraços!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Android possui base Linux, mas não possui suporte para tal
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2014, 13:05 »
Citar
Acho que esses desenvolvedores (Google, LG, etc...) deveriam pensar mais no usuário final, e ter a consciência de que existem sim usuários Linux no mundo real.

Muito poucos, pra falar a verdade. Para essas empresas não vale a pena investir num sistema com tão pouco marketshare na área desktop. Isso sem contar o montão de distros que existem, e suas DEs, e seus vários sistemas de arquivos. [Ainda] Não há um padrão. Prestar suporte pro linux é um inferno por causa disso, sem contar os custos pra treinar o pessoal, que está acostumado com Windows, para usar linux (qual linux? Ubuntu, Opensuse, Fedora, Manjaro, Debian?).  :-\

Com o Windows é diferente: é extremamente popular, tem um grande marketshare, é todo padronizado, é apenas UM sistema (existe forks do Windows? lol), é fácil, dá lucro, e praticamente a maioria da população já sabe usar. Por isso o Google, Adobe, LG, e outras empresas priorizam esse sistema.  :D

Não há comparação, linux no desktop é apelativo apenas para um nicho seleto de usuários e entusiastas. Não é captativo o bastante para gerar lucro e vendas para as grandes empresas.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Android possui base Linux, mas não possui suporte para tal
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2014, 13:08 »
Concordo muito contigo, Garfo. Canonical, RedHat e Novell deveriam parar com essa rixa estúpida de ser a melhor prestadora de serviços na nuvem (OpenStack) e investir numa padronização de seus desktops.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Android possui base Linux, mas não possui suporte para tal
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2015, 21:35 »
Concordo muito contigo, Garfo. Canonical, RedHat e Novell deveriam parar com essa rixa estúpida de ser a melhor prestadora de serviços na nuvem (OpenStack) e investir numa padronização de seus desktops.
Eu gosto de Linux porque não existe "padronização", é esse o ponto forte do Linux.
Se não gosta do Unity existem alternativas, se não gosta do GTK tem QT, se não gosta de WM normais tem floating WM, se não existem alternativas ao que pretende simplesmente crie uma.

Se não gosta de liberdade e de Linux tem uma alternativa, windows.