Autor Tópico: recuperar disco externo  (Lida 1984 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
recuperar disco externo
« Online: 25 de Dezembro de 2014, 22:09 »
O problema que trago aqui é um pouco complexo.

Aqui à dias queria usar uma imagem que tenho no disco externo (do ubuntu) para o meu pc. Usei o clonezilla. Infelizmente não correu bem. Em vez de usar a imagem que tinha do disco externo (Lacie de 2tb) ele clonou o meu disco do pc para o disco externo. Ou seja, o disco em vez de ser ntsf ficou convertido para linux além de ter perdido tudo o que tinha nesse disco.

Agora estou no desafio de recuperar tudo. Andei a ver se existiam softwares para o ubuntu afim de recuperar o que perdi no disco externo, até existem mas não é nada que eu pertenda. O que quero é um software que recupere a informação como tinha no disco anteriormente, ou seja, com as pastas etc visto que tinha lá centenas de ficheiros e pastas. O que os softwares do ubuntu fazem é recuperar por ficheiro (word, jpeg) juntando tudo.

Então, andei à procura de softwares para o windows que fizessem este milagre. Encontrei. Agora vamos aos problemas.

O primeiro problema é que o disco externo desde que foi clonado com a imagem do meu ubuntu (do pc) deixou de ser reconhecido pelo meu pc. No entando já tentei num outro pc (com o xubuntu instalado) ver se o disco era reconhecido e realmente é.

Então tentei também no windows7 (máquina virtual) também não era reconhecido. O que fiz foi usar o ggpartner para formatar novamente o disco externo para o formato ntsf (como estava no inicio) para isso usei o xubuntu que tenho a rodar noutro pc.

Realmente no fim dessa formatação o disco passou a ser reconhecido pelo meu pc. O problema é que continua com problemas pelo windows7. Instalei no w7 um aplicativo da microsoft para detetar e resolver o problema mas não foi possivel resolver. Deu um erro 43(7). Diz que um controlador não é reconhecido ou está em falta.

O meu objetivo é que o disco externo lacie seja detetado pelo w7 para eu por a rolar o software a ver se consigo recuperar as minhas coisas. O disco é reconhecido no w7 mas não abre, nem aparece.

Pensei fazer uma destas coisas:

- Procurar um controlador no site da lacie para resolver o problema mas não consigo saber qual e o quê que devo instalar no w7 para ajudar a resolver o problema;

- Clonar o w7 para o disco externo porque penso que se a primeira clonagem quando converteu a formatação do disco o projudicou então esta segunda vai clonar inclusive os controladores essensiais para o w7.

Para já são estas as minhas duas ideias. Já usei o gpartner para converter o disco para ntsf, isso resolveu no sentido do meu pc com o ubuntu passou a reconhece-lo e a abri-lo o w7 sabe que tem um disco instalado mas não o consegue abrir.

O que acham que deva fazer? Há também a opção de formatar com o hirens boot cd, mas admito que não o sei usar.

Estou mesmo aflito. Tinha lá tudo meu. Desde fotos muito antigas até documentação referente ao meu percurso académico etc.

Se alguém souber como me pode ajudar agradeço imenso.

Obrigado.