Autor Tópico: Integrar instalação do Ubuntu e do Windows  (Lida 2252 vezes)

Offline RicardoScar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Integrar instalação do Ubuntu e do Windows
« Online: 22 de Dezembro de 2014, 19:14 »
Olá

Antes de instalar o Ubuntu em um computador aqui, gostaria de saber se é possível integrar os documentos pessoais das bibliotecas da instalação do windows e do Ubuntu.

Li sobre fazer isso montando a partição do windows automaticamente no boot, e mudando o destino das pastas "especiais" do Ubuntu no arquivo "~/.config/user-dirs.dir" para as pastas das bibliotecas do windows que foram montadas no boot.

Eu faria isso para não criar uma nova partição para compartilhar os arquivos, mantendo uma partição de 15GB pra montar o / do Ubuntu e então eu integraria os arquivos pessoais dos dois sistemas, e não faria uma partição /home.

O que acham disso? Vai dar ruim?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Integrar instalação do Ubuntu e do Windows
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:46 »
Vou ser curto e direto: Esquece isso!

Você vai é procurar chifre em cabeça de cavalo!

Deixa o Linux com todas as suas partições nativas e seja feliz!


Eu sinceramente não entendo essa necessidade de usar partições do Windows como se fosse do Linux! Isso tem acontecido com uma certa frequência aqui no Fórum ultimamente.  Nada te impede de acessar a partição NTFS do Windows pelo Linux para ler ou gravar alguma coisa, mas misturar partição de sistema do Linux dentro do Windows????  

Só um motivo já basta pra você não fazer isso: O Linux não checa e nem corrige a integridade do NTFS! Então vamos dizer que deu um erro na hora do boot deixando a essa partição NTFS "suja"! Parabéns, você acaba de ter o seu sistema sem inicialização e sem as ferramentas para concertar a caca!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 23:49 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RicardoScar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Integrar instalação do Ubuntu e do Windows
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2014, 00:29 »
Entendi, você recomenda alguma outra maneira de eu compartilhar meus arquivos pessoais entre os dois sistemas? Só consigo pensar em criar uma partição fat32 ou deixar os arquivos na nuvem.

Eu imaginei que não haveria problema por eu não estar colocando arquivos de sistema do linux na NTFS, apenas os arquivos pessoais das bibliotecas, como músicas, filmes, fotos, trabalhos, etc... Mas sou só um leigo haha

Obrigado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Integrar instalação do Ubuntu e do Windows
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2014, 01:25 »
Vou te dizer o que eu faço, eu tenho meus sistemas em dual boot com o Windows 8, tanto no Pc quanto no Notebook. No caso do Notebook que só tem 1 HD, tenho o meu sistema Linux com todas as suas partições em sistema de arquivos nativo do Linux. Eu acesso a partição NTFS do Windows para ler ou gravar alguma coisa, como por exemplo, se eu baixo algum arquivo .exe pelo Linux e depois copio ou recorto este arquivo para partição NTFS do Windows 8. O Linux "vê " as partições do Windows mas o contrário não é verdadeiro.

Isto por padrão, pois tem um programa pago para fazer o Windows ver e gravar nas partições do Linux. Eu nunca usei.

Pode criar sua /home com sistema de arquivos do Linux  e depois o que precisar ler ou gravar no Windows você passa pra ele pelo Linux mesmo, se der alguma caca no NTFS do Windows, só dar o boot pelo Windows e concertar o problema.


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Integrar instalação do Ubuntu e do Windows
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2014, 21:30 »
Concordo com o que o galactus disse, tipo é possível? é, mas dá mais trabalho eu utilizo partições NTFS para salvar todos meus arquivos tanto do Windows como do Linux pois compartilho o Micro com minha esposa é minha filha
mas utilizando o XDG é possivel utilizar as pastas padrões do Windows para guardar aquivos  o problema é que você tem que montar esta patição durante o boot, então eu desisti e utilizo 2 partições NTFS de fora do sistema Windows criadas só para guardar arquivos assim tenho acesso a todos meus arquivos em qualquer sistema.
HF Fixo está partição arquivos é utilizada já a alguns anos.

HD Externo inclusive para Backups pelo deja-dup

Note que o HD está perfeitinho pois este dias removi todos espaços perdidos, movi e redimensionei todas partições pelo gparted, na confiança mesmo.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 21:38 por Xterminator »