Autor Tópico: [Resolvido] Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.  (Lida 3105 vezes)

Offline hap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Como sorte não é minha parceira, meu macbook pro 1,2 (bem velho) parou de funcionar o leitor de DVD, mas eu já havia apagado o HD, só que ele também não inicia pela usb.

Comprei uma gaveta e coloquei meu HD nela. Joguei o iso (live cd) do ubuntu studio lá dentro e voltei com o hd pra máquina.
Ela inicia, mas não consigo instalar o sistema pra que ele funcione normalmente e sem eu perder tudo sempre que reiniciar.

Teria como eu iniciar a imagem que está no hd, mas antes de entrar em "testar sem instalar" setar pra iniciar de um pen drive? O iniciador do live cd me dá essa opção? quais seriam os comandos?

Clicando no F6, ele me dá a seguinte linha de comando

Código: [Selecionar]
file=/cdrom/preseed/ubuntustudio.seed boot=casper initrd=casper/initrd.lz quiet splash --

Existe a possibilidade de eu trocar o caminho para que ele busque a inicialização no pendrive??
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2015, 22:02 por hap »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2014, 11:12 »
Este método não serve para a sua máquina?

Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2014, 14:32 »
Este método não serve para a sua máquina?

Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive

O HD está liso, o que fiz foi, usando dd colocar dentro dele a imagem do live cd, que está iniciando.
Vou buscar uma forma de instalar o grub no HD, mas ainda não tenho ideia de como.

Vou pesquisar e depois testo.

Vlw

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:20 »
Não tenho macbook desse (até tenho um, mas é um novo, de agora, um macbook air e está original - e continuará estando - apenas com o OS X Yosemite) e talvez não possa ajudar muito, porém até onde sei o firmware dele não permite boot usando dispositivo externos, apenas internos, o que é uma característica própria do fabricante, da Apple, entretanto, como disse, não tenho certeza disso, sobremodo nesse modelo que você tem aí, então é melhor procurar confirmar isso.

Pelo que você dá a entender, não há mais sistema operacional original no HD e o que foi feito o foi retirando o hd e levando para um outro computador (um Dell), pois bem, penso que isso deva ser feito novamente apenas que para particionar o hd de forma mais adequada que permita a instalação do Linux Ubuntu. Do jeito que imagino que esteja, com uma única partição, não dá para sair do lugar.

O macbook não trabalha no sistema mbr e sim no gpt, então o particionamento deveria levar isso em consideração.
Não sei dizer se há a opção de alterar isso para mbr, que no seu caso aparentemente nem faria diferença, pois parece que não pretende instalar o sistema operacional original dele, mas também não há dificuldade em trabalhar usando o uefi-gpt.

A essência da questão é que você precisa creio que pelo menos de 3 partições (possivelmente uma maior quantidade de partições seria mais adequado, questão de planejar isso) , uma para gravar o bootloader que venha a controlar a inicialização de quantos sistemas operacionais quiser ter na máquina, uma segunda onde colocará o .iso que servirá inicialmente como se fosse um pendrive (apenas que interno, até tem algumas técnicas que poderia experimentar a partir do próprio unetbootin, pois dá para fazer isso direto no hd) e, finalmente, pelo menos mais uma partição onde possa realmente instalar o sistema.

Há uma versão do Ubuntu específica para MacBook, talvez seja o caso de inicialmente usar e, quem sabe, depois instalar o UbuntuStudio numa outra partição, questão de ver.

Como atualmente o grub, que é o bootloader do Linux, dá conta de partições uefi-gpt, então talvez não seja necessário mais nada (antigamente não fazia), porém eventualmente pode ser necessário um outro administrador de boot, então veja isso:

The rEFIt Project

http://refit.sourceforge.net/

The rEFInd Boot Manager

http://www.rodsbooks.com/refind/

O primeiro, o rEFIt era usando para os macbooks, é mais antigo e agora está descontinuado.
Foi sucedido pelo rEFInd, que entretanto, segundo o seu próprio desenvolvedor, não tem mais foco nos macbooks, como era o rEFIt, mas enfim, não tenho muita informação atual sobre isso, então é preciso pegar a pista e pesquisar melhor o estado da arte.

Há uma discussão antiga, mas como o computador no caso também é antigo, então talvez se possa aproveitar algo daquele tópico, ao menos as ideias gerais da questão, se é que ainda são aplicáveis.

Ubuntu no Mac.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82273.0.html

No seu caso particular a diferença é que o hd não possui mais o sistema operacional do macbook e pelo jeito você está com uma partição única (se não for isso, já facilita uma abordagem), então, se essa for a realidade aí, então penso que deva fazer o particionamento adequado e necessário com o disco fora máquina e retorná-lo como já fez antes, a partir do que deve ser possível instalar.

Bem, esse é um ponto essencial e como você está conseguindo subir um live.iso pelo que já tem, então informe qual é o particionamento atual usando o

sudo fdisk -l

e ainda seria interessante olhar também um:

sudo parted -l

(nos dois comandos acima é hifem e letra ele)

a partir do que começar a estruturar o ambiente para a instalação.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2015, 21:58 »
Valeu pela ajuda pessoal.

Acabei resolvendo acidentalmente.

Coloquei o HD num case externo e instalei o linux nele pra funcionar no note da minha esposa e coloquei o grub nele, em vez do hd principal dela.
Depois que fiz isso, pensei bem e resolvi colocar o HD no MAC pra ver se rolaria. Funfou 100%

Agora, tenho problemas na placa de som, mas isso é pra outros tópicos. Vou procurar um pouco antes.

Abraço

Offline hap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Macbook velho não inicia por pen drive e leitor de CD parou.
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:01 »
A propósito,

o link do jkmsjq funcionou, mas a instalação foi bem sofrida, cheia de erros.
No MAC, conflitava muito com a EFI e acabou por não dar certo. O sistema travava direto e eu perdia tudo o que estava fazendo.