Autor Tópico: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema  (Lida 8163 vezes)

Offline lordfox8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Online: 18 de Dezembro de 2014, 18:41 »
Olá pessoal estou tendo problema o sistema está travando e aparece essa tela

https://drive.google.com/file/d/0B6WMXb6Q5qmrQkcxb19YeXJ6ZTg/view?usp=sharing

Alguem saber a solução para isso?

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:28 »
Estou enfrentando problema similar de mensagens do tipo "Kernel panic" e vez ou outra mensagens sobre mal funcionamento em rotinas de CPU. No caso, tenho um pc Pentium 4 HT 3Ghz. Estranhamente, depois de um tempo o problema deixa de ocorrer. Parece que a máquina precisa "esquentar" para o problema cessar.

Travamentos ocorreram no carregamento após do GRUB e algumas vezes, depois de alguns minutos após o login. Quando ocorre o travamento, parece que a CPU fica em 100%. Vasculhei os logs do Linux, mas não encontrei nada substancial (Mesmo vendo mensagens de erro) acho um pouco confusos estes logs. Estes travamentos não ocorrem no Windows 7, sequer o Windows registra em seus logs alguma mensagem de erro/alerta.

Creio ser problema com o Linux mesmo ou então uma resposta ruim frente a alguma instabilidade de Hardware, a qual o Linux não preveja. Este problema vem desde o Kernel 3.13.0.24 (Distro: Ubuntu Mate 14.0.4.1 x64). Agora estou usando um dos últimos Kernels, a versão 3.18.0-031800-generic, mas o problema persiste.

Nota: Deu a mesma tela "Kernel panic" agora à noite, depois de uns 2 minutos de eu ter passado pela tela de login e tudo ter sido carregado. Eu tava com Chrome aberto desta vez...
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 00:21 por delhmc »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2014, 02:18 »
Olá pessoal estou tendo problema o sistema está travando e aparece essa tela

https://drive.google.com/file/d/0B6WMXb6Q5qmrQkcxb19YeXJ6ZTg/view?usp=sharing

Alguem saber a solução para isso?

Amigo, cadê a configuração do seu Hardware? Configuração completa de preferência. Quando o travamento e o kernel panic acontecem? Já testou memória? Só com essa foto aí fica difícil ajudar!
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 02:23 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2014, 02:21 »
Estou enfrentando problema similar de mensagens do tipo "Kernel panic" e vez ou outra mensagens sobre mal funcionamento em rotinas de CPU. No caso, tenho um pc Pentium 4 HT 3Ghz. Estranhamente, depois de um tempo o problema deixa de ocorrer. Parece que a máquina precisa "esquentar" para o problema cessar.

Travamentos ocorreram no carregamento após do GRUB e algumas vezes, depois de alguns minutos após o login. Quando ocorre o travamento, parece que a CPU fica em 100%. Vasculhei os logs do Linux, mas não encontrei nada substancial (Mesmo vendo mensagens de erro) acho um pouco confusos estes logs. Estes travamentos não ocorrem no Windows 7, sequer o Windows registra em seus logs alguma mensagem de erro/alerta.

Creio ser problema com o Linux mesmo ou então uma resposta ruim frente a alguma instabilidade de Hardware, a qual o Linux não preveja. Este problema vem desde o Kernel 3.13.0.24 (Distro: Ubuntu Mate 14.0.4.1 x64). Agora estou usando um dos últimos Kernels, a versão 3.18.0-031800-generic, mas o problema persiste.

Nota: Deu a mesma tela "Kernel panic" agora à noite, depois de uns 2 minutos de eu ter passado pela tela de login e tudo ter sido carregado. Eu tava com Chrome aberto desta vez...

delhmc, favor abrir outro tópico com o seu problema. Pentium 4 para servidor? Veja, vocês estão postando na sessão de servidores.....

O kernel do Ubuntu não foi feito para processadores antigos, melhor usar Debian com kernel 486!


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2014, 02:38 »
Esse erro apresentando na foto "unable to handle kernel NULL pointer dereference at ......" está referenciado como um bug de kernel.

Não creio que haja solução a não ser, talvez, procurar uma versão mais nova para o kernel.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/1294147

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/1289735
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 02:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:19 »
galactus, sinto muito, mas eu não tenho nada a ver com isso, se é sessão sobre "Servidor" ou não. Eu disse que é problema similar, nem notei o caminho deste tópico. Uso o Linux há 4 meses e não domino tudo. Geralmente pesquiso aqui no fórum pra saber se o meu problema já foi comentado, pra evitar de criar tópico redundante e algum moderador vir embaçar comigo (É verdade que muitas vezes a pesquisa é árdua) caso contrário crio um tópico, tô sem tempo agora e este problema ocorre de vez em quando. Hoje já instalei o Kernel mais recente pra ver se o problema para de ocorrer, no Windows não acontece, mas deve ser meu hardware que é velho, placa-mãe zoada, enfim...
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 21:46 por delhmc »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:32 »
Citar
Este problema vem desde o Kernel 3.13.0.24 (Distro: Ubuntu Mate 14.0.4.1 x64). Agora estou usando um dos últimos Kernels, a versão 3.18.0-031800-generic, mas o problema persiste.

Então, /delhmc/,

No seu caso penso que deva fazer exatamente o contrário, não é ir para um kernel mais novo e sim retornar ao kernel antigo onde sabidamente o problema não ocorria.

Não há nenhuma razão lógica ou razoável para colocar um kernel novo num computador velho.

Kernel novo é feito sobretudo para contemplar novas tecnologias e novos hardware, o que não é o seu caso, assim, não faz sentido ir mudando de kernel a cada atualização.

Um kernel novo não vai trazer nenhum benefício a um hardware velho, não vai acrescentar nenhuma funcionalidade, não vai melhorar em nada, só pode trazer problemas, só isso.

Nunca faço atualização de kernel e tampouco de driver de placa de vídeo, não há razão para fazer, deixo sempre aquele que sei que funciona, não há porque ficar procurando problemas novos em hardware velho.

E apenas para registro, na instalação que de fato é a principal (tenho outras partições experimentais e também outros computadores que possa experimentar), mas enfim, na instalação que é realmente a master, uso o Ubuntu 12.04 - LTS rodando o kernel 3.2., travados o kernel e driver de vídeo.

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 15:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2014, 17:00 »
Pois é, mas a distro que eu instalei vem com o Kernel 3.13.0.24 (Ubuntu Mate 14.04.1 x64) se eu não tiver equivocado e desde a instalação "crua", esses travamentos vêm ocorrendo. Sobre atualizações de Kernel há o outro lado da moeda, pois se por ventura descobrem algum bug que ficou persistente por longo tempo, sem ser descoberto, portanto sem ser resolvido, imagino que o conserto deva prevalecer nas versões novas. Desenvolvi sistemas durante quase 15 anos e as versões que eram mais recentes dos softwares levavam consigo melhorias/correções novas e antigas. Então achei que seria razoável que a equipe de desenvolvimento do Kernel levasse isso em consideração, eu imagino que eles se preocupam com isso, procurando manter todos os bugs resolvidos ao longo da história, embutidos nos pacotes.

Se há hardwares novos no mercado, basta incluir pacotes que contemplem a compatibilidade com este novo cenário. Mas sinceramente, não sei como isso funciona a fundo, ou seja, não sei sobre a rotina dos desenvolvedores/mantenedores do Kernel. Fora estes travamentos que acontecem vez em quando (Inclusive descobri recentemente um travamento em modo de suspensão) tá tudo rodando ok. No meu caso, acredito que a minha placa-mãe já não está correspondendo a algumas rotinas.

Por exemplo, estou tendo que usar o vídeo onboard porque a placa-mãe está falhando na comunicação com o slot AGP, demorei pra descobrir isso. Desconfiei depois de testar duas placas de vídeo da Nvidia e o problema persistir (Isso também ocorria no Windows). Enfim, eu preciso mesmo é montar uma outra máquina, mas infelizmente falta $$, kkkkk

Sobre retroceder com o Kernel, irei pegar o último que usei, quando eu usava pela primeira vez o Ubuntu 14.04.1 (Uma instalação de 1 mês atrás + ou -) e que não me recordo de ter estas telas de "Kernel Panic". E há cerca de 1 mês venho usando o Ubuntu Mate 14.04.1, que em tese, deveria respeitar a base do Kernel oficial da Canonical...
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 17:07 por delhmc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2014, 14:58 »
Olá delhmc,

Eu acho que teu problema parte logo da tua escolha de hardware. Que tal investir um pouquinho em equipamento, pra não pagar em disponibilidade?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2014, 21:44 »
Olá, então, não tem relação com escolha de hardware. Esta minha máquina tem praticamente 10 anos e o único sistema que chiou até agora foi apenas o Linux (Inclusive não existe nenhum driver decente de vídeo, oficial ou não, para a velha placa de guerra Nvidia Fx5200). O Windows sempre teve boa performance e compatibilidade com este hardware (Inclusive não apontou nenhuma falha de hardware por enquanto nos logs do Windows, ao contrário destes "Kernel Panic" apresentados pelo Ubuntu). Bom, um detalhe também é que, pelo menos na distro do Ubuntu 14.04, esta questão de "Kernel Panic" não ocorria comigo. Usei por uns 3 meses esta distro oficial do Ubuntu, depois resolvi formatar e instalar a distro Ubuntu Mate 14.04.1, a qual gostei bastante.

O problema maior é que é uma máquina velha, que aparenta falhas desta placa-mãe Gygabyte que uso e que em determinado momento pode estar dificultando o trabalho do Linux em alguma aspecto. Quando montei o pc, ele tinha originalmente uma placa-mãe Asus muito melhor que esta, mas queimou depois de uns 5 anos.

Um ponto negativo apenas que considero, fica por conta da temperatura deste processador, um Pentium 4 Prescott que esquenta um pouco além da conta. Já usufrui muito desta máquina com conversão de áudio/vídeo, editoração gráfica e desenvolvendo sistemas; a bichinha trabalhou bastante, mas tá batendo as botas. No geral, infelizmente, ainda não tenho $$ pra montar outra máquina como eu gostaria...

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 22:06 por delhmc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:27 »
Citar
Esta minha máquina tem praticamente 10 anos
Então, cara: há um motivo pras máquinas saírem de serviço. Não tem nem como dizer que teu problema é de incompatibilidade; os capacitores incham, os encaixes dos slots desgastam, os ventiladores travam, até as memórias têm um limite de ciclos de leitura. Se vc acha que a máquina funciona bem com windows, então, cara, pq vc não o usa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2014, 01:05 »
Cara, qual é o seu problema? O que estou afirmando é que curiosamente esta máquina com Windows 7 não apresenta problema, tela azul, travamentos, eventos com exceções/erros de hardware e etc nos logs, mas de qualquer forma reconheço que a máquina é velha e que possivelmente o Linux se perde em algum momento devido a alguma falha inesperada, da placa-mãe, por exemplo, fim. Será que estou falando grego? Não sei aonde vc quer chegar estendendo esta conversa...
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 01:42 por delhmc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2014, 13:36 »
Eu? Não tenho problema nenhum. Você é que tem dois problemas... um é se apegar a velharia, outro de não saber ouvir quem quer te ajudar.

Minhas últimas palavras pra você: te vira, e para de atrapalhar o tópico do Lordfox8.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lordfox8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: ERRO - No linux 14.04 (i386) que trava o sistema
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2014, 20:26 »
Desculpa pessal demorei para responder heheh bom meu Hardware é:

Processador: Intel® Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4
Memória RAM DDR3 8GB 1333
HD: Sata III 500GB (Sistemas operacionais Ubuntu 14.04  I386 - e VirtualBox com Win Server 64)
HD SATA III 1TB Backup
Placa de REDE interna e placa de rede Externa PCI E
Placa Mãe: Gigabyte GA-H61M-S2PV

Servidor DHCP e Proxy (Proxy ainda desabilitado)
Servidor Win Gerencia Arquivos e Active Director e BackUP + Dropbox

Tenho duvida será que nessa configurações o LInux suporta 40 PCs + 20 Impressoras + 30 Celulares + 3 Sistema de Cameras conectados em rede?