Autor Tópico: Cria a tua própria distro  (Lida 3005 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Cria a tua própria distro
« Online: 13 de Dezembro de 2014, 12:43 »
Olá.

Ando a informar-me como criar a nossa própria distro por alguns motivos. O ubuntu por exemplo não traz instalado alguns softwares que para mim e para algumas pessoas que irei distribuir são importantes. Etc.

Já li este artigo - http://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-builder-cria-a-tua-propria-distribuicao-ubuntumint/ e http://www.techradar.com/news/software/operating-systems/10-scripts-to-create-your-own-linux-distribution-665247

Ele refere uma forma fácil de criar para quem não entende de programação que é o meu caso. Antes tenho algumas dúvidas. Se eu criar a minha própria distro ela atualiza os pacotes pelo ubuntu original? É possível eliminar alguns softwares que ele traz de origem? É possível apagar as imagens padrão do ambiente trabalho e colocar outras? Podemos instalar o silverlight e outras ferramentas (plugins) que só dão no firefox, por exemplo - ou seja personalizar o firefox.

Sabem de um software mais completo para criar uma distro?

Também quero saber se posso adicionar ficheiros de multimedia, audio, etc no ambiente de trabalho. É possível mudar algumas carateristicas do ubuntu como por exemplo adiconar opções como adicionar o botão hibernar. Também é possível criar um logotipo próprio e mudar o nome da distribuição deixando que ele atualize os pacotes como o nosso ubuntu original faz? Já agora aproveito para fazer uma pergunta ainda mais dificil. Depois das pessoas terem instalado a minha distro é possível eu de alguma forma poder acrescentar mais conteúdo e/ou alterar algumas opções do sistema que pense serem importantes? É como uma atualização não anulando as atualizações da canonical.

Obrigado.

Tudo isto para criar uma distro.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2014, 14:14 »
Olá

Use o próprio Ubuntu  com o ubuntu-builder

https://launchpad.net/ubuntu-builder

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2014, 14:22 »
Olá

Use o próprio Ubuntu  com o ubuntu-builder

https://launchpad.net/ubuntu-builder

Sabe dizer que com esse programa podemos adicionar softwares que não estão nos reps? Por exemplo, sempre instalo o TeXlive direto da imagem iso, nunca uso os reps pois não possuem a versão mais nova.

Creto

  • Visitante
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2014, 22:47 »
O Remastersys-gtk ainda >>vive e funciona<< de fato é ele que uso e hoje ando usando demais:

Tenho sempre uma ISO do Mint que de uns dois em dois meses atualizo a ISO fazendo nova cópia a partir do meu sistema para meu trabalho que inclui algumas coisas da RFB e Stoq

O ubuntu builder me parece bem bacana mas além de se tratar de um PPA que pessoalmente não gosto parece que o Remaster vai ter ainda um longo caminho pela frente.

T+

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:25 »
O Remastersys-gtk ainda >>vive e funciona<< de fato é ele que uso e hoje ando usando demais:

Tenho sempre uma ISO do Mint que de uns dois em dois meses atualizo a ISO fazendo nova cópia a partir do meu sistema para meu trabalho que inclui algumas coisas da RFB e Stoq

O ubuntu builder me parece bem bacana mas além de se tratar de um PPA que pessoalmente não gosto parece que o Remaster vai ter ainda um longo caminho pela frente.

T+

Sabe se com aquele que sugere podemos quando atualizar o sistema as pessoas que já tenham instalado recebam as nossas atualizações? Obrigado.

Creto

  • Visitante
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2014, 11:52 »
Não entendi davidpt, você quer dizer:

- Se você gerar uma ISO e com isso gravar em um DVD, isso feito a partir do seu sistema atualizado e com seus programas preferidos instalados, essa remasterização vai conter todas essas atualizações, em exemplo: feitas até a data de 22/12/2014?

Se é isso, sim, pois se você fizer a remasterização hoje e hoje mesmo for instalar em um PC de um amigo seu, dificilmente terá pacotes para ele atualizar a não ser que seja lançada novas atualizações pelos repositórios oficiais.

T+

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Cria a tua própria distro
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2014, 12:41 »
Acredito que o título para ficar mais claro do que se trata deveria ser: Customize o Ubuntu ao seu gosto ou, Personalize do seu jeito o Ubuntu.

Da forma como foi escrito, parece que há sugestão de criar uma distro do zero!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz