Autor Tópico: placa de vídeo onboard e dedicada funcionando simultaneamente  (Lida 3246 vezes)

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
placa de vídeo onboard e dedicada funcionando simultaneamente
« Online: 12 de Dezembro de 2014, 10:28 »
Oi pessoal, estou tentando habilitar as duas placas de vídeo, uma onboard e uma nvidia gtx560, desta forma pretendo deixar a onboard só para exibir no monitor, e a dedicada só pra processar (principalmente para render via gpu no Blender). Tem como?

ps.: atualmente o monitor está ligado na dedicada pois a onboard não aparece (eu não consigo ver, nem com o comando lspci) e na bios a onboard está definida como 'appear always'

máquina:
placa mãe intel dh67bl, proc. i7, 16Gb RAM, nvidia gtx560

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: placa de vídeo onboard e dedicada funcionando simultaneamente
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2014, 10:35 »
habilitei a placa onboard como primária, agora consigo listar as duas via terminal (lspci), mas dá erro quando executo o 'NVIDIA X Server Settings'

"You do not appear to be using the NVIDIA X driver.  Please edit your X configuration file (just run `nvidia-xconfig` as root), and restart the X server."

fiz isso e nada.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 10:43 por cotonete »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: placa de vídeo onboard e dedicada funcionando simultaneamente
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2014, 15:41 »
Esse modelo de motherboard é de um desktop, é isso?
Numa rápida olhada na Intel pareceu-me ser isso: Intel Desktop Board DH67B

Se for realmente um desktop é algo estranho pensar em alternar entre as placas de vídeo, dedicada e onboard.

Isso é usado pela NVidia em notebooks onde se tem um sistema híbrido e mais recentemente no que eles denominaram tecnologia Optimus.

A diferença básica é que nos primeiros sistemas híbridos a alternância é feita sob comando do usuário, algo do tipo liga-desliga, o que nunca funcionou de verdade e na atual tecnologia Optimus isso é para ser feito de forma mais automática, o que também, até onde sei, continua não funcionando do mesmo jeito.

O fundamento dessa alternância é a limitação no fornecimento de energia elétrica, que no caso dos notebooks se dá por bateria, portanto, uma capacidade altamente limitada de fornecer energia.

No fundo, no fundo, tudo isso é um quebra-galho, uma ajeitada horrível pela falta da verdadeira tecnologia necessária, que são baterias realmente eficientes e que suportem de fato uma placa de vídeo dedicada ou placas de vídeo que sejam de fato energeticamente eficientes, pouco gastadoras de energia elétrica.

Há um paper da Nvídia (depois tento achar e passo o link desse paper) onde eles fundamentam a solução encontrada e lá fica mais que claro as razões de mercado para tal, qual seja, a enorme evolução das vendas dos notebooks e obviamente um fabricante como a NVidia não quer ficar fora desse mercado. $$$$$
É dinheiro, é disso e apenas disso que se trata.

Bem, mas indo à questão: se o seu computador é um desktop, portanto algo que não foi feito para se levar debaixo do braço pra lá e pra cá, e que não funciona na bateria mas sim ligado numa tomada, sem nenhum problema de suprimento de energia elétrica, então, qual é a razão de pensar em alternar entre placas de vídeo?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 16:43 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: placa de vídeo onboard e dedicada funcionando simultaneamente
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2014, 22:23 »
Ei druidaobelix ,

Vi um camarada utilizando uma maquina ubuntu com 3 placas de vídeo, duas para renderização 3d (sem usar SLI), só para processamento , e uma como saída para o monitor.

Então pensei: tenho uma pl. nvidia gtx 560 e a placa de vídeo onboard da MB. Será que dá pra deixar a onboard por conta do monitor enquanto a placa dedicada fica para ser utilizada no Blender? Nesse programa vc pode escolher a renderização via CPU ou GPU.

Acho que esse caso não é o caso das híbridas e esse recurso de alternância, já que não tem essa de liga/desliga, as placas estão lá, prontas pra serem usadas a qualquer momento.
Independente da razão gostaria de saber da possibilidade de isto funcionar. Será que funciona?

Caso comentado acima: https://www.youtube.com/watch?v=sJlwmvBQNfo