Autor Tópico: Acesso negado após upload arquivos via SFTP  (Lida 4897 vezes)

Offline Piucco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Online: 28 de Novembro de 2014, 12:40 »
Olá pessoal,

Eu tenho um VPS Ubuntu(LAMP) e faço o gerenciamento de arquivos PHP da pasta 'www' via SFTP.

Eu utilizo o Wordpress no meu servidor, com ele eu faço upload de pastas e arquivos e também consigo deleta-los. Via Wordpress quando eu faço um novo upload de uma pasta ou arquivo e posteriormente tento deletar ou editar o conteúdo de algum arquivo diretamente via SFTP o servidor me retorna acesso negado. Se eu enviar o arquivo ou pasta diretamente via SFTP o servidor permite sem problemas.

Toda vez que faço upload de uma pasta ou arquivo via Wordpress e preciso alterar posteriormente de forma manual a pasta ou arquivos via SFTP, preciso rodar o seguinte comando para o servidor não me retornar acesso negado:

Código: [Selecionar]
sudo chown -R  usuario:www-data /var/www
Porque isso acontece? Configurei de forma incorreta as permissões? Quando eu utilizo o Wordpress pra fazer upload ele gera a pasta e arquivos com permissões diferentes?
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 12:56 por Piucco »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2014, 14:08 »
A pasta /var/www pertence ao root. Vc pode tentar trocar o dono dela, mas mais cedo ou mais tarde ela vai voltar a ser do root. Pq vc não parar de brigar com o sistema ;D e cria uma pasta /var/www/usuario, pertencente a usuario:www-data, e coloca as coisas dele lá?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Piucco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2014, 17:31 »
Na verdade o caminho completo é /var/www/public_html/meudominio.com.br/

Utilizando o comando com o caminho completo como abaixo resolveria o problema?

Código: [Selecionar]
sudo chown -R  usuario:www-data /var/www/public_html/meudominio.com.br

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2014, 18:00 »
A princípio sim.
Em tempo, observe se vc (ou alguém, em seu nome) não está fazendo o upload dos arquivos usando outro nome de usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Piucco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2014, 21:18 »
Olá,

Ainda continua o problema. Quando eu deleto os arquivos diretamente pelo Wordpress e instalo via Wordpress novamente, parece que as permissões não são atribuídas e preciso utilizar o comando como descrevi acima toda vez que faço isso, se eu fizer deletar e fizer upload diretamente fia SFTP não acontece o problema.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2014, 14:41 »
O usuário que roda o wordpress, vc sabe qual é?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Piucco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2014, 15:02 »
Não sei, simplesmente eu fiz o upload do Wordpress e instalei. A pasta 'www' tem como usuário/grupo o 'www-root' que é do Apache e o meu usuário com permissão root que faz parte do grupo 'www-root' pra ter permissão ler e escrever na pasta via SFTP. Não fiz mais nada além disso.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso negado após upload arquivos via SFTP
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2014, 16:12 »
Tente observar qual usuário toma posse das pastas, poste aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D