Autor Tópico: Wi-Fi saber quem está utilizando  (Lida 2974 vezes)

Offline flamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Fora Comunas!
    • Ver perfil
Wi-Fi saber quem está utilizando
« Online: 25 de Novembro de 2014, 23:33 »
Alguem sabe algum app do linux
pra saber se tem algum xereta usando o meu wi-fi?
não quero compartilhar minha conexao com intrusos.

Agradeço se alguem puder me ajudar

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2014, 03:24 »
Não é mais fácil verificar pela interface de gerenciamento do dispositivo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2014, 03:48 »
A forma simples e usual de fazer isso é configurando corretamente o seu roteador.

Estabeleça uma boa senha usando wpa-psk/wpa2-psk, encriptação que é dificílima de ser quebrada.

Geralmente os roteadores possuem no seu software uma função do tipo Wireless MAC Address Filtering (o nome pode variar mas a ideia é a mesma), que significa cadastrar previamente os MAC das máquinas que estão autorizadas a usar o roteador, ou seja, o roteador passa a filtrar os acessos, só permitindo aqueles das máquinas cadastradas, então faça uso dessa função.

Com essas duas simples medidas muito dificilmente a segurança de sua rede será quebrada, sobremodo para uso doméstico, home office ou de pequenas organizações, que não requerem elevado grau de sofisticação.

Tudo é possível burlar, mas aí já é muito, mas muito difícil mesmo, não é coisa para amadores, muito menos para vizinhos.

Certamente a NSA consegue quebrar a segurança, mas antes eles teriam que estar interessados na sua rede por alguma razão especial e não apenas para pegar carona na conexão visando economizar uns trocados. :-)

De qualquer forma, se achar necessário e quiser mesmo ir mais fundo, dê uma olhada no nmap

Acho que dá para instalar assim:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nmap
Mas é claro que não basta instalar, precisa estudar o software e suas funcionalidades.

P.S. Tá mais fácil do que pensei, fui consultar a Central de Programas do Ubuntu e consta que ele já vem instalado, "The Network Mapper" (O Mapeador de Rede) e ainda tem algumas interfaces para o nmap scanner, como NmapSI4.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2014, 12:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2014, 12:27 »
Faltou dizer: os roteadores geralmente possuem também uma função que é para "esconder", isto é, não propagar, não tornar público, o nome da sua rede, geralmente conhecido como SSID, então altere o nome da rede para algo diferente do que vem de fábrica e use também essa função como um auxiliar adicional. O nome da função pode ser algo assim: "Enable SSID Broadcast", sendo o caso de deixar desmarcado.

Não esqueça também de alterar o login e senha iniciais do próprio roteador, pois nada adianta tudo isso e deixar lá assinalado sem senha ou ainda tal qual vem do fabricante.

Senhas seguras, como se sabe e quando possível, envolvem o uso dos caracteres alfabéticos, numéricos e especiais e de preferência de pelo menos 8 ou mais caracteres e um padrão aleatório.

Sobretudo, não use o padrão WEP no roteador, que é muito mais fácil de ser quebrado.

São medidas simples de serem implementadas mas que aumentam drasticamente a segurança.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 18:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marcos_HF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2014, 17:21 »
Boa tarde,

Pode-se usar um app para celular android que mostra todos os usuario conectados em sua rede Wi-Fi, "o app 'ezNetScan' monitora redes sem fio pelo Android". Vale a pena dar uma olhada. Utilizo o app e muito bom e pratico também, mas mesmo assim as configuração no roteador que o colega falou, na minha opinião é fundamento, ninguem acessa minha Wi-Fi sem ser estar previamente cadastrado o endereço MAC de seu dispositivo.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2014, 21:43 »
Com o nmap pode procurar por todos os dispositivos na sua rede.
Caso não se sinta á vontade com a linha de comandos tem o zenmap que é uma interface gráfica para o nmap.

Offline flamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Fora Comunas!
    • Ver perfil
Re: Wi-Fi saber quem está utilizando
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2014, 23:00 »
vlw, agradeço a ajuda