Autor Tópico: Servidor com ubuntu 14.04 lento  (Lida 13585 vezes)

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Online: 22 de Novembro de 2014, 20:20 »
Tenho um servdir HP Ploliant ML 310 EG8  com 8 gigas de ram e 2 discos de 1 tera. Está ligado por adsl. Quando ligo este servidor a net fica lenta e não bro mais nada com  outros pcs dentro da rede na internet fica tudo lento. No router tenho a velocidade de 10 megas em download e upload 750. Já instalei e formatei várias vezes o servidor e acontece sempre o mesmo. As páginas do servidor abrem a do index, mas as outras e as páginas em wordpress demoram muito tempo. Também observei que fora da rede intranet os donloads dos materiais ddas minhas áginas demoram muito tempo alguns kbytes demoram 4h. Que está a acontecer com este ubuntu? Se me conseguirem ajudar agradecia.

Obrigado.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2014, 13:51 »
Olá IsmaelBonifácio,

Veja se consegue baixar os drivers mais atualizados para seu Proliant, no site da HP. Isso inclui ainda algumas atualizações de firmware que podem fazer a diferença.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2014, 08:51 »
Viva!

Obrigado pela resposta. Vou tentar atualizar o firmware do servidor. Por acaso já tinha tentado atualizar, mas a entrada própria para isso tem dado erro. Bem...falamos mais tarde.


Offline pablotdv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2014, 13:36 »
Revisa as suas configurações de rede, é bem provável que você tenha algum conflito de IP entre seu servidor e se modem adsl.
Onde provavelmente o IP do seu servidor seja o mesmo do seu gateway

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2014, 12:57 »

Com tudo desligado só o servidor e router acontece o mesmo. Reparei que se colocar a ligação do servidor automática  dhcp, sem ip fixo a internet é rápida dentro de casa e no próprio servidor, mas as páginas exteriormente por exemplo com ligação 3g não abrem (claro não tem ip fixo). As ligações com o servidor em suas páginas exterior são lentas abir nomeadamente  páginas do wordpress.  Que faço?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2014, 13:47 »
Andei pesquisando no tio Google e você tirou a sorte grande! O modelo HP Ploliant ML 310 EG8 tem um BUG na controladora dele que afeta as distros baseadas em Debian, e portanto o Ubuntu por tabela, que deixa ele muito lento! Este mesmo modelo de servidor já teve outro tópico aqui no Fórum: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=110915.0

Fórum internacional do pessoal reclamando: http://serverfault.com/questions/568313/poor-sql-performance-on-hp-proliant-ml310e-gen8-v2-with-raid10

Pode tentar comprar outra controladora ou testar outra distribuição não baseada em Debian.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:26 »
Que porcaria!? Então não dá o sistema operativo ubuntu?! Realmente... o que me está a acontecer é que tem 2 entradas de rede, a ilo abre pela bios e  assume logo um ip dhcp (já tentei colocar ip fixo)  exemplo: abre 192.168.1.106 ....depois no sistema operativo ubuntu tem 2 ligações tentei meter numa ip fixo e na outra o ip da ilo nada...depois tentei as duas dhcp e metia no router smz o que tinha logado na ligação 1 dá muito lento...por fim tentei meter 2 ip fixos muito lento. 
Deixei uma desligada e outra com ip fixo ligação 1 aparece ligação por omissão e na ligação 2 sem ip fixo aparece o mesmo ip mas por dhcp. Navego mas muito lento ...na abertura externa do servidor abre as páginas muito lento. Que faço? Se meter nos 2 ip fixo diferentes fica ainda mais lenta  a net em casa e fora também. Fiz estas experências com tudo desligado dentro de casa só com o servidor. Pensem numa situação e tentem ajudar-me já tenho ubuntu desde a versão 8 e gosto disto. Não me apetece mudar para outro sistema. Aliás tenho as páginas no servidor todas e com bakups de um anterior servidor ubuntu. Comprei este para este sistema.


Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:43 »
Espera aí pessoal o que fala nos artigos é da controladora para o Raid esse problema também já eu tive. Trabalho com discos separados no servidor. Tenho 2 discos de 2 teras. O meu problema é na ligação de rede. Já fiz várias atualizações do firmware pelo sistema que vem com o servidor da hp e continua a ficar lenta a ligação à net.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:48 »
Citar
a ilo abre pela bios e  assume logo um ip dhcp (já tentei colocar ip fixo)  exemplo: abre 192.168.1.106 ....depois no sistema operativo ubuntu tem 2 ligações tentei meter numa ip fixo e na outra o ip da ilo nada...depois tentei as duas dhcp e metia no router smz o que tinha logado na ligação 1 dá muito lento...por fim tentei meter 2 ip fixos muito lento. 
A iLO é como se fosse um terceiro computador; se esse IP está alocado à iLO, vc não pode usá-lo em nenhuma outra máquina.

Também não é boa idéia colocar as duas placas de rede como dispositivos isolados e na mesma rede. Se vc precisa das duas ligadas, configure-as como dispositivo de ligação ("bonding device"), pra que elas trabalhem com a banda agregada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2014, 18:02 »
Obrigado por responder. Não tenho nenhuma ligação no ip da ilo. Abri no routeur e coloquei o ip que abre a ilo para me salvaguardar que nada mais está ligado com esse ip e estou com tudo desligado só com o servidor ligado ao routeur. O termo utilizado desconheço?! Mas a minha ligação assumiu o ip fixo que instalei manual e diz "(omissão) quando desligo esta ligação1 e  ativo ligação2 assume de novo a ligação com o mesmo ip e diz (omissão). Não preciso das duas portas de rede e não estão ligadas ao routeur,  Só está 1 porta de rede ligada. Mas isto está muito lento?! No servidor não consigo navegar. E as páginas demoram muito abrir,  o index abre rápido mas quando meto em linha de comandos o resto das páginas fico a dar à manibela :) veja: http://profismael.dynip.sapo.pt  abre rápido e o resto por exemplo: http://profismael.dynip.sapo.pt/ebtorreira (já andei nas aplicações de wordpress a desinstalar plugins e coisas do género, mas agora estou a ver que se trata da ligação de rede. Quando ligo o servidor a net dentro de casa fica muito lenta e desligo o servidor e a net fica rápida. Pode ser o conflito no próprio servidor?! É isso que eu estou a pensar nas ligações dele?! Obrigado fico a aguardar...

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2014, 18:08 »
 Estive a ver o termo "bonding device" é para utilizar as duas ligações juntas numa só é isso? Mas se só utilizar uma ligação devia dar só utilizo uma porta de rede. A outra não tem cabo no entanto parece que as duas estão ligadas porque desativando uma delas vejo que é o mesmo ip. Mas não fiz nada nas configurações só meti um ip fixo que por acaso é o 1º que o servidor assume em dhcp no servidor.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:50 »
Cara, tá difícil de entender o que vc escreve.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2014, 17:10 »
A Hp respondeu-me isto:


Ola amigo,

 

É dificil apontar uma causa raiz...o problema é que não há driver de rede para genrenciar o sistema ubuntu....O sistema não é homologado para esse servidor, dessa forma não há driver da HP disponivel para instalação..o que pode ser uma causa.
Sou um funcionário HP.
Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique a estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2014, 17:15 »
Eu acho estranho ?! Pois meto ip fixo numa só ligação . Só tenho um cabo de rede numa entrada ligado ao router (apesar de existir duas entradas de rede no servidor). Quando desativo as ligações e escolha a ligação 2 que não tem cabo ela liga diz por omissão e é o mesmo ip fixo que inseri manualmente na ligação1?

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Servidor com ubuntu 14.04 lento
« Resposta #14 Online: 25 de Dezembro de 2014, 11:09 »
Viva!

Vou instalar a versão 14.4.1 de 32 bites e ver como se comportam as ligações. Mas eu acho que é mesmo um problema de incompatibilidade deste server com o ubuntu.