Autor Tópico: [Resolvido]Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6  (Lida 5910 vezes)

Offline usr567

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[Resolvido]Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Online: 21 de Novembro de 2014, 12:17 »
Estou tentando instalar o Ubuntu 14.10 no meu computador mas não estou conseguindo. Já tentei quase tudo o que estava ao meu alcance , sou iniciante logo não consegui compreender a grande parte delas.Estou usando o Windows 8.1, vi alguns fóruns dizendo que o erro está no Boot mas não consegui, realmente, arrumá-lo. Peço a ajuda de vocês, se possível. Obrigado. Ps: Não compreendo a língua inglesa nem em um nível intermediário(consigo o básico).
« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 20:55 por usr567 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2014, 13:33 »
Voce tem que entrar na bios/efi de sua maquina e.desabilitar o boot por rede (pxe)

Offline usr567

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2014, 14:12 »
Está assim:

  • Boot option #1 Windows Boot Manager
  • Boot option #2 Onboard NIC(ipv4)
  • Boot option #3 Onboard NIC(ipv4)
  • Boot option #4 UEFI: SanDisk

Tenho que desabilitar #2 e o #3 e colocar o #4 como primeiro? Obrigado pela resposta.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2014, 14:38 »
Em linhas gerais, PXE é a sigla de Pre-Boot Execution Environment, que é um componente criado por uma especificação da Intel o qual permite que estações de trabalho façam boot num servidor usando a rede, ao invés de fazer no disco rígido do próprio computador, o que se aplica em alguns situações, inclusive naquelas em que a estação de trabalho nem mesmo tem disco rígido.

Não é o seu caso, pois o seu computador possui um disco rígido e, pelo que você referencia, o boot está setado para ser pelo HD como primeira opção, então, essa questão só ocorre quando algo incorreto acontece em relação ao boot pelo HD, que normalmente é a primeira opção.
Se a primeira opção é satisfeita, não há razão para o boot ir procurar a segunda e terceira, etc. Talvez na tentativa de instalação do Ubuntu a área de registro de boot contida na UEFI tenha sido incorretamente gravada.

Como em princípio o seu boot já está configurado como primeira opção para o HD, então é questão de ver melhor como fazer para instalar o Ubuntu, levando em consideração que seu ambiente é o do Windows 8.

É necessário uma prévio ajuste nessa instalação quando o computador é do tipo UEFI (sucessor do BIOS simples).

Há alguns bons links aqui no fórum de como instalar o Ubuntu nessas circunstâncias, isto é, no ambiente UEFI e junto com o Windows 8, penso que seja isso que precisa ser procurado.

Vou ver se localizo alguns desses links para postar aqui.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2014, 14:46 »
Um dos links da instalação em ambiente UEFI é esse abaixo, mas está em inglês, contudo, tenho certeza que existe também em português, apenas que não estou encontrando no momento, vou ainda procurar melhor.

UEFI

https://help.ubuntu.com/community/UEFI

Aqui há também um link interessante com instruções bem detalhadas:

Dual boot: Ubuntu 14.04 + Windows 8 UEFI (completo)

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-Ubuntu-1404-Windows-8-UEFI-completo

Multiboot Ubuntu, openSUSE, Fedora e Windows - UEFI/GPT

http://jomafras.blogspot.com.br/2014/07/multiboot-ubuntu-opensuse-fedora-e.html


Mas temos também bastante material bom sobre isso aqui mesmo no fórum, vamos tentar encontrar.






« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 15:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2014, 15:18 »
Não deixe de ver esse link também:

O tópico definitivo contra mitos sobre UEFI no GNU/Linux

http://www.hardware.com.br/comunidade/mitos-definitivo/1340637/

Nele, especialmente:

Mito: O GNU/Linux não suporta UEFI, portanto, ao instalar uma distribuição Linux, deve-se entrar no setup e colocar o modo Legacy BIOS

Resposta: O kernel Linux pode se autoinicializar como um arquivo .efi desde a versão 3.3. Além disso, existe o suporte por parte dos gerenciadores de boot, como GRUB2, SYSLINUX, Gummiboot e rEFInd. E várias das principais distros já incorporam os componentes e configurações necessárias para o suporte.


Mito: Mas minha distro não inicializa no UEFI, eu tenho que botar no Legacy BIOS

Resposta: Existem quatro falhas comuns nestes casos:
1. Baixar a versão de 32 bits da distribuição. Geralmente o UEFI só é suportado pela versões de 64 bits.
2. Uso de aplicativos ruins para gravação de ISOs no pendrive, tais como o Unetbootin.
3. Usar uma versão antiga da distro
4. Em alguns casos, é necessário desativar o Fast Boot no setup.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 17:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline usr567

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar instalar o Ubuntu - Start PXE over ipv4/6
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2014, 16:24 »
Obrigado! Consegui instalar. Eu desabilitei todas as opções de boot e só deixei a opção UEFI.  ;D