Autor Tópico: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?  (Lida 9225 vezes)

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Online: 19 de Novembro de 2014, 08:28 »
Oi pessoal,

estou tentando fornecer internet para um computador desktop, para isto tenho um notebook que recebe o sinal sem fio do roteador e um cabo de rede rj45.
Li vários post de foruns e todos que encontrei falam da seguinte situação: o notebook recebe wi-fi e distribui wi-fi; O meu cenário é o seguinte: o notebook recebe wi-fi e distribui pelo cabo rj-45. Tem como? Apesar de não saber como fazer, eu acho que sim.

Alguém pode me ajudar?

Eu uso o ubuntustudio:
Citar
uname
Linux 3.13.0-39-lowlatency #66-Ubuntu SMP PREEMPT Tue Oct

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2014, 09:15 »
Primeiro, consiga comprar um cabo cross.

Sem ele não tem nem como começar.

Se quiser tirar o escorpião do bolso,  compre um roteador por R$50,00, ficará muito mais fácil e da para compartilhar os telefones da casa.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2014, 14:25 »
Melhor que um roteador... compre um par de adaptadores powerline como estes.
http://www.tp-link.com.br/products/details/?categoryid=1657&model=TL-PA211KIT

Com isso vc traz a internet cabeada diretamente até seu computador desktop, passando pela rede elétrica de casa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2014, 16:14 »
Tota, eu já tenho um roteador que recebe o sinal de internet do modem via cabo, porém o modem envia o sinal via wi-fi tbm. Será que o roteador consegue receber o sinal de internet via wi-fi e redistribuir via cabo?!

Offline cotonete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2014, 16:17 »
zekkerj, sua solução é ótima, nem conhecia esse aparelho. Mas a princípio eu to tentando resolver com o que tenho pra não ter custo. Se não tiver jeito com o que tenho sua sugestão é uma ótima alternativa. Valeu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2014, 17:34 »
Tota, eu já tenho um roteador que recebe o sinal de internet do modem via cabo, porém o modem envia o sinal via wi-fi tbm. Será que o roteador consegue receber o sinal de internet via wi-fi e redistribuir via cabo?!

Se tem o modem que distribui wi fi, ele deve ter de uma a 4 portas rj45 na parte de trás também, já que seria um aparelho combinado, modem adsl / roteador para gerar o sinal wifi.

Se explicar melhor o fórum pode entender com mais precisão.

Modem : marca /modelo

Roteador : Marca modelo


Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2014, 18:38 »
Só uma pergunta: e qual a relação da solução desta situação com o Ubuntu? Afinal, pelo visto, a solução passa pela aquisição de algum hardware ou periférico, e não configuração, bug ou algo semelhante no/do Ubuntu!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2014, 03:04 »
/zekkerj/
Citar
Com isso vc traz a internet cabeada diretamente até seu computador desktop, passando pela rede elétrica de casa.

Espetacular a solução sugerida pelo /zekkerj/, não conhecia isso.
Já usou na prática? Funciona com eficiência?
A especificação indica sistema operacional Linux. O Ubuntu reconhece sem problemas o dispositivo?


/jkmsjq/
Citar
Só uma pergunta: e qual a relação da solução desta situação com o Ubuntu?

Na questão originalmente proposta pelo autor, /cotonete/, tem sim relação com o Ubuntu, afinal, o sistema operacional é que estaria fazendo a intermediação entre o recebimento do sinal wireless e saída desse sinal via rj45, portanto, a questão é saber se o Linux, e em especial o Ubuntu, possui essa funcionalidade exatamente enquanto sistema operacional, daí porque a questão proposta é pertinente.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 03:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2014, 07:46 »
Citar
A especificação indica sistema operacional Linux. O Ubuntu reconhece sem problemas o dispositivo?
Dispositivo? O ubuntu vai ser conectado a um cabo ethernet que vem dele. É como se vc tivesse um switch na sua rede. ;)
Tota, eu já tenho um roteador que recebe o sinal de internet do modem via cabo, porém o modem envia o sinal via wi-fi tbm. Será que o roteador consegue receber o sinal de internet via wi-fi e redistribuir via cabo?!

Se tem o modem que distribui wi fi, ele deve ter de uma a 4 portas rj45 na parte de trás também, já que seria um aparelho combinado, modem adsl / roteador para gerar o sinal wifi.

Se explicar melhor o fórum pode entender com mais precisão.

Modem : marca /modelo

Roteador : Marca modelo
Se eu entendi direito o problema, o modem/router/switch está longe demais do desktop, talvez em outro quarto, e ele não quer ou não pode passar um cabo entre eles.

Só uma pergunta: e qual a relação da solução desta situação com o Ubuntu? Afinal, pelo visto, a solução passa pela aquisição de algum hardware ou periférico, e não configuração, bug ou algo semelhante no/do Ubuntu!
Originalmente tinha tudo a ver, pois ele queria usar uma máquina Ubuntu pra pegar um sinal wireless e compartilhar num cabo.
Nós é que estamos tentando convencer o cotonete a não usar o Ubuntu, pra falar a verdade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como receber um sinal wi-fi no notebook e distribuir pelo cabo rj45?
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2014, 12:29 »
Tratando da questão em abstrato, isto é, considerando apenas o problema na forma em que foi proposto, independentemente de ser ou não a melhor solução quando comparado a outras soluções de hardware.

Na caracterização da questão, é possível fazer uma simples analogia com um computador que tivesse duas placas de rede e que vá funcionar como um roteador, que poderia em tese ter a placa eth1 ligada a uma switch, daí distribuindo por cabo para vários computadores, vamos chamá-las aqui hipoteticamente de eth0 e eth1 a essas placas de rede.

A placa eth0 recebe o sinal do modem, faz o processamento, e envia a saída para a placa eth1, a qual envia para a switch e dessa para os demais computadores, apenas que no caso concreto depois de eth1 só existe um único computador, dispensando pois a switch, ou seja, a ligação é direta por cabo entre eth1 e esse computador final. Esquematicamente é isso:

modem ->eth0 - computador Ubuntu roteador -> eth1 -> switch -> computadores da rede

A diferença, ainda no caso concreto, é que ao invés de eth0 como conexão cabeada de entrada, se tem wlan0, como conexão wireless de entrada e depois de eth1 (que concretamente vai se chamar eth0), como só há um único computador, é desnecessária a switch. Esquematicamente dessa forma:

modem ->vlan0 - computador Ubuntu roteador -> eth0 -> computador único da rede

Nessa ótica, a questão, portanto, é saber se o sistema operacional Ubuntu poderia funcionar como um roteador, ainda que para distribuir o sinal recebido via vlan0 para um único computador via eth0.

Certamente que é possível o Ubuntu, ou qualquer Linux, exercer essa função, porém se a função desse "computador roteador" for exclusivamente essa, isto é, não será usado mesmo para mais nada, então talvez fosse preferível usar um sistema operacional mais especializado nessa tarefa, onde na verdade é bastante fácil implementar essa solução.

Assim, se for esse o caso, sugiro que dê uma olhada no:

BrazilFW - Firewall and Router

http://www.brazilfw.com.br

Não sei como anda o estado da arte no BFW, pois faz muitos anos que não uso, mas era um verdadeiro "pão com manteiga" fazer nele uma coisa dessa, aliás, todo o sistema operacional funcionava em um simples diskette, como firewall e roteador. Fiz certa feita, muito tempo atrás, usando um diskette num mais que antigo Pentium 2, trabalhando sem monitor, ligado 24 x7 de forma impecável.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 13:43 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.