Autor Tópico: Segurança Linux  (Lida 3038 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Segurança Linux
« Online: 18 de Novembro de 2014, 11:54 »
Pessoal, como sou novo no linux, uso a alguns meses, eu leio muita a respeito de que o sistema é muito seguro, não pega vírus , etc...
Gostaria de saber o que faz o sistema linux ser assim tão seguro se comparado ao windows, ele realmente não pega virus, preciso ou não de um anti virus?

Desde ja agradeço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Segurança Linux
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:16 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Segurança Linux
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:06 »
Olá pentestbox,

O que faz um sistema ser seguro é a atitude de quem o utiliza. Assim, se você usar o Linux de forma insegura, ele será inseguro. Se você usar o Windows de forma segura, ele será seguro.

O que acontece é que a filosofia de desenvolvimento do Linux, historicamente, faz com que a maioria da comunidade o use de forma mais segura do que a comunidade windows costuma usar seus windows.

Sobre vírus, existem sim vírus pra Linux, porém eles são muito menos efetivos que os de Windows. E como também são muito mais raros, é perfeitamente possível trabalhar no Linux sem um anti-vírus. A menos que você trabalhe com os dois sistemas em dual-boot em sua máquina, e queira usar o AV do Linux para verificar o Windows.

Isso já foi discutido aqui dezenas de vezes, e a situação continua a mesma (e provavelmente continuará para sempre). Para ter mais informações, use a pesquisa do fórum.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re: Segurança Linux
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2014, 15:53 »
Blz, vlw pela ajuda .

Offline Du_viagem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Segurança Linux
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2014, 16:43 »
Boa tarde,

Sou novo no mundo Ubuntu/Linux e segurança é uma das coisas que me fizeram interessado no Linux, além de achar interessante a ideia do software aberto e ter gostado do ubuntu.

Bom, é meu primeiro contato aqui no fórum e espero não estar postando no lugar errado, mas enfim, o assunto é segurança, então vamos lá!

Pelo que eu li, quase sempre se fala que antivírus no Linux é útil para se analisar arquivos que possam vir à infectar o windows e/ou pendrives, etc, em especial para quem usa dualboot que é meu caso, tenho o windows 8.1 em dual com o Ubuntu 14.04...eu já instalei uma vez o Clamav/ClamTK em um note com ubuntu/windows, fiz um scan e a idiotice de mandar limpar tudo, acostumado com os av de windows....o Clam reconheceu as bibliotecas do windows como vírus e varreu tudo, resultado foi que eu tive que reinstalar o windows e o ubuntu por consequência!rss....bom, sou um tanto leigo no assunto, dá nisso!

Primeira dúvida:

No momento tenho dualboot no note e no PC e queria instalar um AV, para ajudar a manter o windows em dia, mas também para evitar qualquer dano no próprio Ubuntu, não sei se há AV que funcione para o sistema Ubuntu, mas pelo que li, de certa forma nem é necessário, pois sempre é solicitado a autorização do usuário para qualquer informação, mas vi num site que tem até avast pra linux, vale a pena instalar?

Segunda dúvida e principal:

Instalei no meu PC alguns programas, entre eles alguns de ppas fora da Central de Programas do ubuntu (ao menos não instalei por lá!) e como sempre se fala da segurança do ubuntu, resolvi usar o mesmo para acessar meu banco. Deu certo e tudo mais, porém me bateu uma dúvida...eu corro risco de ter o PC ou Note infectado por instalar de ppas fora da central de programas??Como faço pra saber se os ppas são seguros?Já copiei o link deles e joquei no google, porém fiquei confuso com as informações, até porque não domino o inglês e muitas delas estão nessa língua, daí fiquei na dúvida e gostaria de saber se são confiáveis, se mantenho eles ou se removo...outra dúvida é que alguns estão marcados e outros não, mesmo sendo do mesmo ppa, os que estão como código fonte estão desmarcados, porque isso acontece?

Não baixei nada exagerado, foram os seguintes PPA's:

http://ppa.launchpad.net/danielrichter2007/grub-customizer/ubuntu trusty main (marcado) -só baixei, ainda não mexi, pois vou ler melhor o tutorial do vivalinux
http://ppa.launchpad.net/danielrichter2007/grub-customizer/ubuntu trusty main (Código fonte) (marcado)

http://ppa.launchpad.net/mc3man/trusty-media/ubuntu trusty main (marcado) - Se não me engano é do Audacity, seria confiável ou não?
http://ppa.launchpad.net/mc3man/trusty-media/ubuntu trusty main (Código Fonte) (Desmarcado)

http://ppa.launchpad.net/gregory-hainaut/pcsx2.official.ppa/ubuntu trusty main (marcado) - Esse me fez brilhar os olhos, pois é emulador de PS2!...nem sei se meu Dual Core 6600 2.4GHz vai rodar, mas...
http://ppa.launchpad.net/gregory-hainaut/pcsx2.official.ppa/ubuntu trusty mais (Código Fonte) (Desmarcado)

http://ppa.launchpad.net/umang/indicator-stickynotes/ubuntu trusty main (marcado) - Curti muito pois sou fã dos Sticky Notes das Janelas e adorei ver que tem pro Pinguim!
http://ppa.launchpad.net/umang/indicator-stickynotes/ubuntu trusty mais (Código Fonte) (Desmarcado)

http://ppa.launchpad.net/tualatrix/ppa/ubuntu trusty main (marcado) - Do Ubuntu Tweak, que ainda irei aprender a usar também...
http://ppa.launchpad.net/tualatrix/ppa/ubuntu trusty main (Código Fonte) (Desmarcado)

http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu trusty main (marcado) - Java da oracle, que acho ser necessário, pois se não não tenho acesso à bancos, mas li que é o que mais pode sofrer com ataques, é verdade?
http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu trusty main (Código Fonte) (Desmarcado)

http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu trusty main (marcado) - Uso placa de vídeo of da Nvidia GT430, é referente à isso pelo que pesquisei e foi bem mais fácil instalar que a GMA do meu note!
http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu trusty main (Código Fonte) (marcado)

Se postei no lugar errado, me desculpem, mas é isso, eu queria saber se posso manter os PPA's ativos (se marco os que estão desmarcados também ou não!), pois uso para acesso à banco e queria um PC confiável.

Obrigado desde já pela ajuda, estou pesquisando e tentando aprender sobre o sistema ainda, então desculpem se a pergunta foi boba (longa foi, preciso aprender a digitar menos, desculpem!).