Autor Tópico: Upgrade de hardware  (Lida 13042 vezes)

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Upgrade de hardware
« Online: 16 de Novembro de 2014, 19:19 »
Olá,

Possuo o Ubuntu 14.04 em dual boot, tanto em meu desktop quanto no notebook.

Ocorreu-me de dar uma melhorada no meu desktop. Sei que esse tipo de assunto foge um pouco ao escopo das coisas voltadas para o Ubuntu, porém alguém poderia me dar uma dica de como proceder, pois meu técnico favorito está me enrolando e gostaria de comprar uma placa mãe, um processador e memória RAM. Fuçando aqui e ali descobri que os pentes de memória nos quais estou de olho chegam a 2400MHz; são DDR3. Na placa informa-se aceitar até 3200MHz (OC [não sei o que é OC]), mas o processador - Intel Core i7 informa aceitar até 1600MHz na memória.

Bem, se não me embaralhei com as informações, poderia ter uma memória de 2400, que funcionaria sem incompatibilidade com o citado processador?

Grato por qualquer dica, pois não pretendo esperar o email do técnico favorito, já pensando em comprar o que preciso para acionar o técnico reserva. Não ponho a mão em hardware, mas quero comprar certo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2014, 03:54 »
Citar
(OC [não sei o que é OC])

OC = OverClock

Colocar o sistema acima da especificação padrão, dar uma turbinada forçando o clock.
Fica mais rápido, mas terá a vida útil reduzida ou até mesmo pode queimar.

Quanto aos demais detalhes de hardware, se você pretende trocar a placa mãe, o processador e a memória Ram, estará praticamente e de fato comprando um computador novo, pois o que há além disso é apenas a(s) unidade(s) de disco, dvdrom, teclado, mouse e gabinete, além, é claro, do monitor.

A essência do sistema estará sendo substituída, então a preocupação maior é encontrar hardware plenamente compatível com Linux, mas como você já disse que o processador pretendido é um I7, portanto, Intel, então a motherboard também será Intel compatível, o que já ajuda muito.

Um bom técnico pode ser um bom conselheiro e fazer valer a pena o investimento, especialmente se você deixar muito claro para ele que pretende que o equipamento a ser adquirido rode plenamente no ambiente Linux. Insista nisso, torne claro esse requisito.

Posto que o processador será Intel, um I7, que é top de linha, qual placa mãe é melhor e quais especificações de memória ram?
A resposta é simples: depende de quanto você quer gastar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2014, 09:02 »
Compre hardware todo Intel e não terá problema.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2014, 12:50 »
 ;D Entrando na conversa.

Placa gráfica, a melhor escolha para rodar Linux é  Nvidia?

Se a placa-mãe tiver também placa gráfica, o Ubuntu lida bem com as duas, isto é, com a embutida e com a espetada? Aquela coisa de selecionar uma ou outra, dependendo do uso.

Se montar uma máquina nova, instalando 1º o rwindows e depois o Linux, como fica a questão do "secure boot"?

E sendo um SSD, como fica a questão do "grub". SSD tem MBR? As instalações dos operacionais são idênticas como se fosse num HD? :-\
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2014, 14:38 »
[...]
Placa gráfica, a melhor escolha para rodar Linux é  Nvidia?[...]

Por enquanto, sim.

[...]Se a placa-mãe tiver também placa gráfica, o Ubuntu lida bem com as duas, isto é, com a embutida e com a espetada? Aquela coisa de selecionar uma ou outra, dependendo do uso.[...]

Atualmente os chips gráficos vem embutido no processador.

No caso de um desktop, basta desabilitar a placa on board na BIOS ou EFI da placa mãe e utilizar a off board. Aqui em casa, no meu computador, eu faço assim.

[...]
Se montar uma máquina nova, instalando 1º o rwindows e depois o Linux, como fica a questão do "secure boot"?

E sendo um SSD, como fica a questão do "grub". SSD tem MBR? As instalações dos operacionais são idênticas como se fosse num HD? :-\

Dá uma pesquisada aqui no fórum. Tem muito material sobre isto aqui.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2014, 18:02 »
Em tempo:

E se seu técnico favorito não conhece Linux, troque de técnico. :-)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2014, 18:14 »
Em tempo:

E se seu técnico favorito não conhece Linux, troque de técnico. :-)


Sou mais radical: estude, leia, pesquise e aprenda tudo que puder sobre o GNU/Linux e seja você mesmo o seu "técnico"...  ;D ;D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2014, 19:41 »
Citar
Sou mais radical: estude, leia, pesquise e aprenda tudo que puder sobre o GNU/Linux e seja você mesmo o seu "técnico"...  ;D ;D

É que o técnico aqui em causa era o técnico em hardware, pois o autor referenciou dizendo "Não ponho a mão em hardware, mas quero comprar certo."

O fato é que nem todo mundo tem conhecimento, tempo, disposição e até mesmo vontade de se envolver em porcas e parafusos, circuitos elétricos e coisas afins, além do que comprar componentes pode demandar tempo e conhecimento especializado do mercado, coisas nem sempre imediatamente disponíveis.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2014, 19:59 »
Citar
Sou mais radical: estude, leia, pesquise e aprenda tudo que puder sobre o GNU/Linux e seja você mesmo o seu "técnico"...  ;D ;D

É que o técnico aqui em causa era o técnico em hardware, pois o autor referenciou dizendo "Não ponho a mão em hardware, mas quero comprar certo."

O fato é que nem todo mundo tem conhecimento, tempo, disposição e até mesmo vontade de se envolver em porcas e parafusos, circuitos elétricos e coisas afins, além do que comprar componentes pode demandar tempo e conhecimento especializado do mercado, coisas nem sempre imediatamente disponíveis.


Infelizmente, por estes tipos de postura, que existem "técnicos" picaretas.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2014, 07:29 »
Obrigado jkmsjq.

Na verdade minha intenção é montar a máquina só com um SSD, talvez de 500 giga.

No caso vou proceder exatamente como se fosse um HD, na hora do particionamento. Com os cuidados que andei lendo, tanto para o Linux, quanto para o rwindows, em dual boot.

Não sei se entendi bem, mas já a partir do 14.10 fica mais fácil, pela questão da EFI. É isso?

Compreendi a posição do colega que escreveu sobre montagem. Eu, p.ex., não tenho condições de montar a máquina. Ou compro pronta e instalo os SO's, ou compro os componentes separadamente e pago para montar, o que não é tão simples.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2014, 15:19 »
Olá a todos.

Grato pelas respostas. O técnico finalmente saiu de seu cansaço e aprovou o que eu havia solicitado. Só que precisei comprar nova fonte e novo HD, ou, como disse um dos colegas, estarei de pc novo assim que chegarem as partes compradas. Preferi placa on board (ele havia indicado off board, com a compra de uma placa Nividea, mas não quero para games). O que comprei me é suficiente e espero que o Ubuntu se esbalde nessa configuração nova. Pretendo ficar nela um tempão, pois $$ demais me assustam.

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2014, 13:05 »
Companheiros,

Seguindo os links fornecidos por meu técnico (como dissera antes, não mexo em hardware), turbinei meu dektop - na verdade só ficaram o drive de dvd, o hd antigo - como slave - e o gabinete. O que mudou: quatro pentes de memória Corsair Vengeance de 8GB cada, com 2400Mhz (pedi para não colocar em O.C., conforme dica daqui do site, então ficaram cada um com 1333Mhz); fonte Corsair 750W; HD interno Seagate Sata 2TB 7200RPM Barracuda; placa mãe Asus Z97m-plus BR Lga 1150 Intel; e processador Intel Core i7 4770K, quarta geração.

Instalei o Windows no HD slave, porque preciso dele dado meu cargo: professor da rede estadual de SP, que tem um que com a iniciativa privada e toda atividade profissional é feita via softwates Microsoft.

Para o que me interessa, meus arquivos e todas as outras coisas que gosto, instalo e uso o Ubuntu no HD principal, o de 2TB. Sei que o pc ficou parrudo demais para quem, como eu, não se interessa por jogos; é que quero tê-lo por muitos anos.

A minha dúvida é: Instalo normalmente o Ubuntu no HD principal, diretamente (em dual boot com o Windows, portanto colocando o grub no HD slave), sem necessidade de drivers especiais, tudo provido pelo Ubuntu? Ou tenho de baixar alguns drivers fornecidos no CD da placa mãe, o qual tem uma seção para Linux? Não uso placa de vídeo off board, está tudo que preciso direto na placa mãe.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2014, 14:54 »
Uma bela placa-mãe! A UEFI-BIOS dela já é o que se esperava desse novo paradigma, é como se fosse um pequeno sistema operacional de entrada e independente do sistema operacional propriamente dito. Note que é possível acessar o uso do mouse já na tela do UEFI-BIOS.

Esse hd novo de 2TB é melhor particionar, deixando separado área de sistema (o Linux Ubuntu) da área de arquivos pessoais, o que acaba dando uma liberdade muito maior para eventuais reinstalações.

Como é muito espaço, dá também para ter pelo menos umas 2 partições adicionais onde você possa eventualmente "experimentar" novas distribuições e outros experimentos sem alterar o seu sistema operacional principal.

Como se trata de UEFI-BIOS, crie uma pequena partição exclusiva para os bootloaders, como se fosse instalar um Win 8.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:31 »
Sim, druidaobelix, já fucei na tela UEFI-BIOS e realmente nela usa-se o mouse. Mas quanto à inicialização, prefiro o modo como aprendi: instalado o Windows, para instalar o Ubuntu peço o grub na partição (no caso, no HD) do Windows, para que, quando inicializar, apareça aquela tela marrom solicitando escolha de sistema; é mais simples pra mim. E quanto aos drivers? O Ubuntu disponibiliza tudo pra mim, ou preciso dos que vêm no cd da placa mãe?

E quanto à partição para arquivos pessoais (home) e área do sistema Ubuntu, quanto espaço deixo para esta última? E quanto espaço deixo para o swap?

Desculpe o monte de perguntas, é que quero deixar tudo certinho, pra não mexer mais, pelo menos até o Ubuntu 18.04. E este Windows é o último que uso. Quando me aposentar, fico só com o Ubuntu.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Upgrade de hardware
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:50 »
Se o hardware funcionar no Ubuntu, já está com o driver correto instalado.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz