Autor Tópico: Uma lista de coisas que não acho muito boas no Ubuntu 14.04 LTS  (Lida 10443 vezes)

Offline nilsonrdg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Uma lista de coisas que não acho muito boas no Ubuntu 14.04 LTS
« Online: 15 de Novembro de 2014, 18:43 »
No geral acho o ubuntu muito bom, mudei definitivamente depois que deixei de usar o AutoCAD e planilhas mais complexas, mas gostaria de compartilhar alguns pontos que não achei tão bons.

Computador:
- Ubuntu 14.04 LTS
- Intel® Pentium(R) Dual CPU E2140 @ 1.60GHz × 2
- Intel® 945G x86/MMX/SSE2
- Disco: 112,8 GB
- Memória: 2,0 GiB
- Tipo de sistema: 32-bit

Venho fazendo um lista de algumas coisas que dão errado ou não gosto muito quando uso o Ubuntu, algumas talvez sejam até melhores para um tópico de dúvidas, mas como são muitas (na verdade até poucas para quase um ano de uso), deixo aqui para quem quiser comentar, esclarecer dúvidas ou dar algumas dicas.

O Mozilla e o Rhythmbox devem ser encerrados devido a erro muito mais vezes do que acontece com os similares "no outro sistema", embora quase nunca travem o sistema operacional como às vezes acontece com o windows.

Na lixeira não tem como especificar um limite máximo. Já recebi mensagem de disco cheio quando tentava converter vídeo. Estava certo que tinha muito espaço, pois achava que o sistema apagaria os arquivos mais antigos da lixeira (parece que ele não faz isto);

O sistema operacional cria a pasta .trash na unidade móvel (pendrive, HD externo etc.) quando um arquivo é apagado, o que considero uma péssima ideia (os arquivos ficam ocupando espaço no pendrive e também ficam disponíveis para visualização sem que um usuário incauto perceba).

A busca de arquivos usando caracteres coringas, por palavra de um arquivo, data ou tamanho não é tão intuitiva quanto à busca do windows.

Ao mover um atalho de onde ele foi criado o destino muda, além disso não há uma opção para criar atalho no menu suspenso que aparece ao clicarmos com o botão esquerdo do mouse.

O escurecimento da tela quando não está respondendo não me parece um bom artifício, acho melhor o artifício de mostrar uma ampulheta ou outro ícone indicando que o computador está processando, a tela escura dá uma sensação não muito boa.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2014, 11:24 por nilsonrdg »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Uma lista de coisas que não acho muito boas no Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2014, 22:55 »
Citar
O sistema operacional cria a pasta .trash na unidade móvel (pendrive, HD externo etc.) quando um arquivo é apagado, o que considero uma péssima ideia (os arquivos ficam ocupando espaço no pendrive e também ficam disponíveis para visualização sem que um usuário incauto perceba).

O escurecimento da tela quando não está respondendo não me parece um bom artifício, acho melhor o artifício de mostrar uma ampulheta ou outro ícone indicando que o computador está processando, a tela escura dá uma sensação não muito boa.

Concordo com esses dois itens. E acrescento alguns "contras" do ubuntu unity (também são alguns motivos que me fizeram mudar pro maravilhoso mundo do KDE :D ):

- Aquele HUD quando se aperta a tecla Alt mais atrapalha do que ajuda
- Digo a mesma coisa para aqueles popups do Firefox perguntando se quero instalar "web apps"
- O "web app" do Youtube não toca os vídeos
- A pesquisa do dash é muito fraca, não acha palavras *dentro* de documentos por ex.
- Não há mais opção de colocar os três botões da janela do lado direito
- Não há como colocar o dash em baixo
- Compiz bugado e travando toda hora
- Ads da Amazon (ainda bem que dá pra desativar esse lixo)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"