O projeto morreu antes de nascer, isso não vai virar nada, essa foi a resposta do mercado e de forma mais que inteligente a Canonical retrocedeu.
Entrar no segmento de celulares não é algo simples e corriqueiro, muito ao contrário. O teste foi pedir ao mercado US$ 30 milhões para o desenvolvimento primário do projeto, quantia essa o que no mercado internacional e especialmente no norte-americano de capital de risco é dinheiro de cafezinho. Conseguiram US$ 12 milhões, a resposta do mercado foi clara, não dá para ir em frente, é fria, comercialmente não vai virar nada e é capaz de afundar a Canonical e junto o fabricante do celular.
Desculpe a franqueza e os termos rudes, mas isso é uma ideia estúpida.
A dinâmica desse mercado é outra.
Uma Microsoft, como todo o seu imenso poderio financeiro, não consegue fazer frente ao Android, por qual razão uma minúscula Canonical conseguiria?
Sim, como tudo na área de inovação, se você tiver o "kinder Ovo", isto é, a inovação absoluta, é possível um 'boom' no mercado, mas fazer mais do mesmo não costuma levar a esse 'boom' no mercado de ações.