Autor Tópico: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...  (Lida 5812 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Online: 13 de Novembro de 2014, 21:53 »
     Boa noite senhores. Bem, devido meu notebook ser já bem antigo, estou avaliando a possibilidade de adquirir um micro novo (desktop), porém, estou muito receoso devido ao fato de ele rodar (ou não) o Ubuntu de forma legal, pois bem, o que vocês me diriam de um dos que "estou de olho" que é esse  Computador LG All in One 22V240 1459 ?


Valeu....


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2014, 06:51 »
Grave o ubuntu num pendrive, leve até a loja e teste o Ubuntu nele.

Assim você tira suas próprias conclusões.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2014, 22:03 »
Grave o ubuntu num pendrive, leve até a loja e teste o Ubuntu nele.

Assim você tira suas próprias conclusões.

Tota, obrigado. Já era exatamente isso que eu iria perguntar... !! Mas meio que já perguntando: Fazendo essa gravação e testando lá em algum micro da loja, se o sistema abre normalmente, ícones tudo 100%, tudo abrindo direitinho, reconhecimento de internet, som, teclado... Então é isso? posso adquirir esse micro?!


Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2014, 23:35 »
Citar
[...]tudo abrindo direitinho, reconhecimento de internet, som, teclado...[...]

Vejo que esse computador tambem no item conectividade possui wi-fi bgn/ac, bluetooth e webcam, apesar da dificuldade que serah fazer isso na pratica dentro de uma loja, o fato eh que esses itens tambem precisam ser testados.

O suporte do fabricante LG ao Linux eh zero, nenhum, nao eh algo que eles se preocupem, portanto, toda atencao eh pouca, porque depois nao tem para onde correr se alguma dispositivo nao for identificado.

 Na especificacao de conectividade estah assim:

Wireless -> Intel Dual Band Wireless-AC 3160 (AC 1x1, Dual Band, BT Combo)
LAN -> Gigabit (10/100/1000MBit/s)
Bluetooth -> Bluetooth 4.0 LE

O que dah a entender que os chipsets sejam Intel e Gigabit, normalmente reconhecidos, porem mesmo assim eh bom se certificar.

No geral os itens sao Intel (Interface Gráfica Intel HD Graphics; Chipset Intel Bay Trail M), o que eh bom, mas nao custa conferir exaustivamente o quanto puder.

P.S.: desculpe a ortografia e acentuacao defeituosa, vez que no momento em testes, nada configurado por aqui.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 23:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2014, 00:12 »
Em complemento, se for mesmo possível testar antes de comprar, se não for mesmo comprar no escuro, então é necessário se preparar para ir a uma loja portando um live-pendrive adequado, com tudo já preparado de antemão.

Faça um live-pendrive do Ubuntu usando o modo persistente e baixe alguns pacotes que sejam adequados a testar o hardware, por exemplo, pacotes relativos a webcam, de tal forma que lá na loja você consiga de fato fazer os testes necessários e verificar se realmente tudo funciona no Linux.

Se tiver um celular que permita conexão à internet e a um computador, deixe o live-pendrive preparado para isso, não é algo que possa ser feito imediatamente na loja e sim algo que já tem que levar pronto para 'espetar' na usb da máquina e fazer os testes, vez que não vai dar para ficar baixando isso ou aquilo dentro da loja, então tem que ir pronto de casa.

Não esqueça de colocar também o hardinfo no seu ubuntu live-pendrive.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 00:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2014, 15:34 »
Pô, mais uma vez muito obrigado pelas muitas observações, dicas etc. Valeu mesmo.... !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2014, 17:08 »
Segundo o código do consumidor (maiores informações no link: http://www.direitodoconsumidor.net.br/prazo-para-devolucao-de-produtos/), você tem um prazo de 90 dias (no caso de bens duráveis) para devolver o produto e solicitar outro equivalente, caso este apresente defeito ou seja inadequado ao uso (o que, acredito, seja exatamente o caso de obter um PC cujo hardware não seja reconhecido pelo SO que você deseja instalar), no caso dele ter sido obtido diretamente no estabelecimento.

No caso de compras pela internet, a proteção é ainda mais ampla, dando ao consumidor um prazo de 7 dias para cancelar o negócio, contados a partir do recebimento do produto, serviço ou até mesmo assinatura de contrato e pedir o seu dinheiro de volta, independente do motivo.

Obviamente, para evitar dores de cabeça futuras, o mais indicado continua sendo levar um pendrive com a imagem ISO e testar o Ubuntu diretamente no equipamento, como disse o nosso companheiro Tota.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2014, 17:29 »
Citar
ou seja inadequado ao uso (o que, acredito, seja exatamente o caso de obter um PC cujo hardware não seja reconhecido pelo SO que você deseja instalar)


Dificilmente, muito dificilmente será possível obter essa proteção legal vez que o fabricante expressamente ressalva que o sistema operacional é Windows e, em regra, já o envia instalado.
Não consigo vislumbrar essa tese de poder arguir que o produto é insatisfatório ao uso por não poder instalar outro sistema operacional, exatamente pelo fato da ressalva ser expresssa, isto é, foi feito para Windows.

Fazendo uma analogia, ainda que grosseira: o fabricante de um automóvel anuncia o seu veículo como sendo o motor movido à gasolina. O consumidor compra e depois quer reclamar que o veículo não é flex, isto é, que não admite álcool como combustível?
Isso só seria possível se o anúncio do fabricante não fosse suficientemente claro ao consumidor, induzindo-o à erro, o que não parece ser o caso.


« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 17:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Novo micro vs. reconhecimento de hardware...
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2014, 18:13 »
Citar
ou seja inadequado ao uso (o que, acredito, seja exatamente o caso de obter um PC cujo hardware não seja reconhecido pelo SO que você deseja instalar)


Dificilmente, muito dificilmente será possível obter essa proteção legal vez que o fabricante expressamente ressalva que o sistema operacional é Windows e, em regra, já o envia instalado.
Não consigo vislumbrar essa tese de poder arguir que o produto é insatisfatório ao uso por não poder instalar outro sistema operacional, exatamente pelo fato da ressalva ser expresssa, isto é, foi feito para Windows.

Fazendo uma analogia, ainda que grosseira: o fabricante de um automóvel anuncia o seu veículo como sendo o motor movido à gasolina. O consumidor compra e depois quer reclamar que o veículo não é flex, isto é, que não admite álcool como combustível?
Isso só seria possível se o anúncio do fabricante não fosse suficientemente claro ao consumidor, induzindo-o à erro, o que não parece ser o caso.


Bem , neste caso podemos alegar venda casada, haja vista a obrigatoriedade de utilizarmos um determinado sistema operacional para o PC em questão.

Maiores informações, no link abaixo:
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/consumidor-nao-e-obrigado-a-comprar-sistema-operacional-junto-do-pc/33122

Existem vários exemplos que demonstram a aplicação desse caso, como esse aqui, no qual o cliente obteve uma compensação financeira, já que não desejava utilizar os softwares proprietários pré-instalados em seu PC:
http://www.reclameaqui.com.br/9074604/magazine-luiza-loja-virtual-site-e-televendas/venda-casada-e-ilegal-comprei-notebook-e-quero-estorno-do-s/

Além do mais, caso o PC tenha sido comprado pela internet, continua valendo a regra de devolução legal no prazo de 7 dias, independente do motivo.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, 18:22 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog