Autor Tópico: Configuração de rede com problemas  (Lida 3539 vezes)

Offline arymaynart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Configuração de rede com problemas
« Online: 11 de Novembro de 2014, 12:12 »
Boa tarde pessoal.
Me deparei com um problema e queria a ajuda de vocês para resolver.
Logo no início quando instalei o ubuntu 14.04 pela primeira vez a minha rede Windows funcionava de boa logo depois da instalação.
Comprei um HD novo e instalei novamente o so no PC do zero. Acabei nem testando depois a Rede. Após trocentas atualizações precisei da rede para fazer um trabalho de manutenção.
Quando tentei acesso o grupo de trabalho estava pedindo uma senha. Na tentativa de corrigir fiz várias alterações em /etc/samba/smb.conf sem sucesso. Tentando reparar o problema tentei várias vezes remover o samba e instalando denovo. Mesmo problema. Até que numa tentativa desesperada executei sudo apt-get remove --purge samba smbclient samba-libs. Depois disso o comando removeu VLC, amarok entre outras coisas que não sei mais.
Pra corrigir usei o comando sudo apt-get install samba smbclient samba-libs e depois instalei os outros programas amarok vlc e outros.
Depois eu mexi em alguma coisa network que eu achei numa pagina da internet. no tudo tinha pra mudar o arquivo /etc/network/interfaces e minha wireless sumiu. Voltei ao normal e ficou de boa.
Porém agora quando clico em Locais - Rede, tenho o erro abaixo:

http://imageshack.com/a/img538/4930/6vlDWn.png

Não foi possível abrir a localização "network://".
Não há suporte à localização especificada.

Alguém sabe me dizer como consertar esse erro?
Me digam do que vocês precisa.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, 16:50 por arymaynart »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração de rede com problemas
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2014, 13:17 »
Complicado consertar o problema, depois que você mexeu tanto em tantas coisas...
Primeira coisa, você referencia a interface wireless no arquivo /etc/network/interfaces? Caso faça, sua interface se tornou "não gerenciável" para o Network Manager. Significa que vc tomou pra si o gerenciamento da wireless, e o NM não pode mais te ajudar.
A boa notícia é que isso é fácil de consertar, basta limpar o arquivo /etc/network/interfaces e reiniciar a máquina.

Quanto à mensagem de erro que vc relata, nunca a vi antes. Mas provavelmente ocorreu pq vc removeu os pacotes. Uma alternativa seria verificar se o meta-pacote "ubuntu-desktop" está instalado, e caso contrário, torcer que a reinstalação dele traga as coisas de volta pro lugar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline arymaynart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Configuração de rede com problemas
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2014, 16:49 »
Funcionou meu jovem.
Instalei o pacote e funfou beleza.
Muito obrigado.
Rodei aptitude show ubuntu-desktop pra ver se estava ou nao instalado e de fato não estava.
Depois rodei apt-get install ubuntu-desktop e ficou de boa.
Moderador, fecha a conta e passa a régua.

Resolvido.