Autor Tópico: [Resolvido Parcialmente] OpenGL GLX não funciona corretamente  (Lida 2812 vezes)

Offline PsLawX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[Resolvido Parcialmente] OpenGL GLX não funciona corretamente
« Online: 09 de Novembro de 2014, 19:26 »
Olá pessoal, tive a oportunidade de voltar para Ubuntu essa semana, eu tenho uma outra acc aqui que não consegui recuperar, mas enfim, já era...

Eu estou com um pequeno grande problema

http://i.imgur.com/LxLRghM.jpg

Rodei a internet e o fórum e tudo que fiz até agora não funcionou, nem o link que está direcionando o erro explica muita coisa...
eu estou com o sistema limpo pois resetei para que nada pudesse atrapalhar a ajuda de alguma boa alma

A placa de vídeo que estou usando é um XFX Radeon HD 7950, Ubuntu 14.10 X64

Detalhes do comando glxinfo | grep render

Citar
direct rendering: Yes
    GLX_MESA_multithread_makecurrent, GLX_MESA_query_renderer,
    GLX_MESA_multithread_makecurrent, GLX_MESA_query_renderer,
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on AMD TAHITI
    GL_MESA_texture_signed_rgba, GL_NV_conditional_render, GL_NV_depth_clamp,
    GL_NV_blend_square, GL_NV_conditional_render, GL_NV_depth_clamp,
    GL_OES_fbo_render_mipmap, GL_OES_get_program_binary, GL_OES_mapbuffer,

Agradeço desde já a ajuda de todos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O driver padrão que o Ubuntu instalou para minha placa foi X.Org X server Open Source, esse driver por algum mtivo não consegue fazer leitura da biblioteca OpenGL 32Bits em sistema 64Bits (pelo menos não na minha placa de vídeo)

Logo abaixo vi as outras opções que são drivers proprietários, acredito que lançados pela própria AMD, estes não funcionaram comigo pela primeira vez pois eu instalei o WINE, este tem algum pacote que impossibilita o uso desses Drivers, fazendo assim o sistema retornar ao Opensource que não funciona, o pior é que eu não prestei atenção nisso.

Conclusão: Placas de vídeo da NVidia funcionam melhor no Linux, não tive problemas de uso na época que eu tinha uma (na versão 10.10)

Conclusão 2: Caso tenha este problema siga estes passos

1 -Desinstale o Wine e qualquer aplicativo adicional a ele
2 -aplique o driver AMD fglrx
3 -Reinicie o PC

Isso resolveu meu problema com OpenGL :)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2014, 13:28 por PsLawX »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Resolvido Parcialmente] OpenGL GLX não funciona corretamente
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2014, 18:41 »
É bom deixar registrado aqui, em texto, as referências da questão (pois a simples imagem como postado facilmente se perdem):

OpenGL GLX context is not using direct rendering which may cause performance problems.

https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=9938-EYZB-7457

Muito bom que tenha resolvido, estava pensando exatamente que pudesse ser uma dificuldade entre o sistema de 64 bit e a biblioteca requerida de 32 bit, pois eles lá deixam claro que é necessária a biblioteca de 32 bit, aliás, literalmente sugerem a instalação do pacote mesa-utils:i386, vale dizer, os jogos são originalmente em 32 bit, não foram ainda portados para arquitetura 64 bit.

O fato é que sua placa de vídeo apresenta renderização direta, o que é até meio óbvio pela qualidade intrínseca da placa ATI Radeon, portanto a capacidade existe é está operacional, apenas que especificamente no contexto Steam é que não estava ocorrendo a renderização direta.

Estava aqui preparando uma resposta ao seu post mais não tive tempo de concluir, quando vi o seu post dando por solucionada a questão.

Não consegui atinar onde exatamente e por qual razão o Wine teria alguma coisa a ver com isso, mas enfim, se resolveu, vamos lá, deixando registrado o caminho percorrido.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline PsLawX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Resolvido Parcialmente] OpenGL GLX não funciona corretamente
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2014, 19:32 »
Então amigo, resolvi, porém estou muito chateado com o lance do Wine, eu também não entendi bem, mas pelo aviso na hora de instalar a biblioteca dele não deveria ser compatível com o Driver proprietário, somente com o driver OpenSource, e o bendito driver opensource não fazia leitura da biblioteca OpenGL i386 (ou 32bits).

eu esqueci de dizer que instalei o pacote mesa-utils:i386, e quando fica no driver OpenSource ainda sim não funciona.  :'(

O mais interessante é que nem no Wine o OpenGL funcionava, em nada pra dizer a verdade, testei um dos meus jogos da STEAM, PixelJunk Monsters Deluxe e ele dava erro no OpenGL, testei um jogo de Xadrez na biblioteca da Canonical, quando ativava o modo 3D que exigia OpenGL algumas vezes a janela ficava transparente, outras a janela ficava preta.

Enfim, espero ter alguma saída logo para poder utilizar o Wine e experimentar os games e programas do Windows lá.

Muito obrigado mesmo amigo pela resposta  :D