Autor Tópico: Migração de OS  (Lida 3678 vezes)

Offline alxgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • CBT Podcast
Migração de OS
« Online: 23 de Outubro de 2014, 15:55 »
Alexandre Gomes
Consultor em Implantação de Sistemas
Trabalho já a alguns anos em empresas que usam servidores Linux, então tenho uma pequena familiaridade, decidi parar de usar o Win e partir de vez para o Ubuntu:
Minha primeira duvida é?
Qual Ubuntu usar? 14.04 o o 14.10?
Tenho um Sony Vaio 2Gb de RAM HD de 80.
Alexandre Gomes
Simplicidade e atividade.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Migração de OS
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:01 »
14.04 pois:
1) É a versão de maior suporte.
2) a 14.10 sairá hoje e geralmente apresenta alguns defeitos logo que sai.
3) Não há nenhuma grande diferença entre as versões.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Migração de OS
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:01 »
Olá Alexandre

Use a versão 14.04 32 bits. Se seu processador e/ou placa de vídeo forem um pouco antigos, sugiro o lubuntu 14.04 32 bits.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline alxgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • CBT Podcast
Re: Migração de OS
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:07 »
Entao.. vou fazer isto.
É que antes de migrar andei lendo e vi alguém reclamando da 14.04, mas concordo que uma versão recém saída do forno pode apresentar problemas, uma vez rodando costumam atualizar em quanto tempo? ou uma vez estável deixam...
Alexandre Gomes
Simplicidade e atividade.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Migração de OS
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:11 »
Sistemas linux em geral dão muito poder ao usuário, então o grau de estabilidade do sistema depende muito de como o usuário o utiliza. Quem for cauteloso pode usar por anos sem grandes problemas, já os mais "fuçadores"...
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Migração de OS
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:13 »
uma vez rodando costumam atualizar em quanto tempo? ou uma vez estável deixam...

A atualização de versão é de 6 em 6 meses (Abril e Outubro) mas é sempre esperar um mês após o lançamento.
Eu geralmente atualizo assim que sai uma nova versão (ou até nos betas) mas como a versão 14.10 não trará nada de muito importante devo ficar com a atual (14.04) por um bom tempo.

Esta versão 14.04 terá suporte até Abril/2019, então tranquilo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline alxgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • CBT Podcast
Re: Migração de OS
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:18 »
Ja conheco algumas distros mas todas como servidor um terminal. CentOS, Slackware, Suse, OpenSuse, minha decisão pelo Ubuntu inclusive se deu pois há anos montei uma maquina com o mesmo, um Compaq com 64Mb de Ram que esta funcionando até hoje. O usam para acesso ssh a outro linux e usam o "Desktop" do mesmo para acessar internet. Esta maquina nunca me deu um problema... Então vou testar o 14.04 32
Fiz um teste via Pendrive que me impressionou, só uma duvida, a linguagem pelo pendrive estava em inglês, ficara assim ou na instalação isto se resolve?
Alexandre Gomes
Simplicidade e atividade.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Migração de OS
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2014, 16:21 »
Você seleciona o idioma durante a instalação, se não me engano é o primeiro passo, depois de instalado basta atualizar o sistema e tudo ficará em português.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Migração de OS
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2014, 22:36 »
A versão 14.04 está bem estável (até me lembra do saudoso tempo do Lucid...). Na hora da instalação tu pode escolher o idioma do sistema tranquilo. Se quiser, tu pode escolher se quer instalar os codecs de mídia junto também. É tudo bem fácil, sem complicações.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline alxgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • CBT Podcast
Re: Migração de OS
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2014, 22:44 »
A versão 14.04 está bem estável (até me lembra do saudoso tempo do Lucid...). Na hora da instalação tu pode escolher o idioma do sistema tranquilo. Se quiser, tu pode escolher se quer instalar os codecs de mídia junto também. É tudo bem fácil, sem complicações.  :)

Valeu.. é este comportamento que esta me animando mais a partir para o Ubuntu.. obrigado a todos..
Alexandre Gomes
Simplicidade e atividade.