Autor Tópico: Dúvidas acerca de hardware e drives Lenovo G400s  (Lida 3177 vezes)

Offline luacsribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Dúvidas acerca de hardware e drives Lenovo G400s
« Online: 20 de Outubro de 2014, 01:18 »
Boa noite,
Eu possuo algumas dúvidas acerca da instalação de linux na minha máquina. Ela é um lenovo g400s com Onekey recovery e Dolby Advanced Audio V2. Porém, o que mais me preocupa são essas duas últimas funções e eu gostaria se consigo encontrar isso no linux? Se consigo reinstalar o software do Dolby - ou se ele reconhece e instala a função - e manter esse atalho do OneKey Recovery.
Muito obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Dúvidas acerca de hardware e drives Lenovo G400s
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2014, 13:10 »
Olá /luacsribeiro/,

Não tenho e não conheço o Lenovo G400S, então é apenas um palpite, uma simples contribuição baseada em raciocínio e informações de terceiros, talvez alguém aqui no fórum que tenha o específico equipamento possa opinar melhor, baseado em experiência real.

Onekey Recovery é um software de recuperação que vem instalado no equipamento.

Vi na internet um comentário nesse sentido que pareceu bastante razoável:

"Há uma partição oculta que fica com os arquivos necessários para a recuperação, que restaura o sistema para o padrão de fábrica. Caso você formate e apague esta partição, o One Key Recovery simplesmente deixará de funcionar. Aqui no meu note por exemplo o botão tá só de enfeite, não tenho necessidade dele e ainda que tivesse, tenho cópia da imagem original do sistema gravada em DVD (o que pode ser feito pelo próprio One key recovery antes de formatar, caso queira). É simples, se você usar o One Key Recovery, seu sistema voltará a ser como de fábrica, em todos os sentidos, as partições, os arquivos, tudo como era quando você tirou o note da caixa... Espero ter respondido suas duvidas, qq coisa poste aí

(resumindo é uma forma rapida e facil de recuperar seu windows caso venha apresentar problemas futuramente)
"

Então o ponto é esse, o tal "Onekey Recovery" é um software proprietário, possivelmente desenvolvido pela própria Lenovo para atender as necessidades dela, fabricante de equipamento, evidentemente que esse software não existirá dessa forma no Linux.

O que você pode fazer, como a pessoa do comentário mencionado sugeriu, é fazer uma cópia em cdrom dessa partição oculta (se é que a Lenovo já não manda um disco disso) e guardar o cdrom para o caso de, por algum motivo, querer retornar ao estado original de fábrica.

Essas partições ocultas de restauração não costumam ser muito grandes e cabem em um dvd gravável, questão de ver. Como fazer essa cópia (imagem, não é cópia simples de arquivos) é algo a ser estudado, mas em princípio o pacote 'dd' do Linux é capaz de fazê-lo.

A cópia da partição oculta de restauração parece ser uma boa ideia e creio que deva ser feito sempre, mas além disso talvez também seja possível você simplesmente não destruir essa partição no hd quando for instalar outro sistema operacional (S.O).

Esse computador quase que certamente já é UEFI/GPT (sucessor do BIOS) e está com o Win 8, então serão necessários alguns procedimentos específicos para instalar outro S.O. Há material aqui no fórum informando acerca dessa espécie de instalação.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 10:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Dúvidas acerca de hardware e drives Lenovo G400s
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2014, 13:43 »
A outra questão levantada é quanto ao "Dolby Advanced Audio v2", que também não sei bem o que é, mas vejo lá no site da própria Dolby uma definição que já começa a esclarecer a questão:

"Dolby Advanced Audio v2" converts your music and other two-channel (stereo) entertainment into 5.1-channel surround sound, and your 5.1-channel entertainment like movies into 7.1-channel sound."

Ou seja, pela que dá para entender é um software que "simula" (=imita) o efeito de 5.1 canais real, verdadeiro, pois que na real continua sendo apenas um som de dois canais, estéro simples mesmo, simplesmente porque não há as caixas físicas para dividir de verdade o som. É a tentativa da função surrround implementada por software. Pessoalmente acho que nada se compara a um 5.1. verdadeiro existente num home theater, mas vá lá, o marketing está aí exatamente para isso, promover os seus produtos.

O ponto em questão é: o dispositivo de som existente nesse equipamento funciona no Ubuntu? Se funcionar, com qual qualidade comparativa?

Todos os dispositivos de um equipamento precisam dos drivers respectivos para funcionar, grande parte das vezes drivers esses não fornecidos pelos fabricantes (os verdadeiros responsáveis) para Linux, entretanto, muito frequentemente existindo os drivers brilhantemente e num enorme esforço desenvolvidos pela comunidade open source.

Parece que o modo mais simples de verificar o que funciona e o que não funciona é, primeiro, tentar utilizar um live-pendrive, ou live-cdrom e fazer essa observação direta.

Use um pendrive um pouco maior, reservando uma área e acione o modo persistente, de tal forma de você possa baixar e testar programas.

Tudo irá funcionar apenas em memória ram, nenhuma modificação será feita no seu sistema, fique um tempo razoável testando e aprendendo com isso e, principalmente, vendo o que funciona e se enrosca alguma coisa por falta de drivers.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.