Autor Tópico: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?  (Lida 4534 vezes)

Offline Lucky Hakash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Online: 19 de Outubro de 2014, 22:21 »
Eae galera, espero que alguem possa me ajudar.

Então como muita gente daqui, eu sempre usei windows, mas ai por alguns motivos tive a vontade de experimentar alguma distro de linux, brinquei uma vez com o tails e tal... mas o problema foi quando instalei o mint

Instalei o Linux mint, se não estou enganado no mesmo HD que eu tinha o windows, entao eu podia usar os dois... porem eu coloquei na cabeça que iria abandonar o windows e tambem não queria usar o mint...
O que eu fiz? baixei o ubuntu 14.04 (hoje) e na instalação do OS, coloquei na opção de substituir, até onde eu esperava ele iria formatar o HD, retirar os dois OS (mint e windows) e instalar o ubuntu

Deu quase tudo certo, windows sumiu e todos seus arquivos tambem, porem na tela de boot do ubuntu tava lá em cima dos textos "boot ubuntu" algo assim e la em baixo tinha opção de dar boot no linux mint (tinha mais algo escrito no lado da opção de dar boot no linux mint o que me fez pensar que vinha algo do linux mint junto com ubuntu, tipo uma coisa extra)

Entao beleza, ignorei todas as opçoes la em baixo e dei boot no ubuntu, to usando ele legal ta funcionando e tudo mais... mas mexer em umas coisas aqui e reparei algo

Eu precisava criar uma pasta chamada "PLUGIN" no diretorio /opt/google/chrome/
e não conseguia, entao dei propriedades em algum arquivo que estava la dentro e reparei que ele tinha o endereço estranho que é esse:
/media/lucky/d4811c5c-1694-45a0-8a84-7f68f887b388/opt/google/chrome

e entao continuei mexendo e tive certeza que o mint nao foi excluido ou nao por completo porque fui ver na minha pasta download e havia um download que havia feito no OS linux mint

OBS: por inteligencia pura, o nome de usuario q eu utilizava no mint é o mesmo nome de usuario que uso no ubuntu (lucky) e talvez seja isso

PERGUNTA: como faço para remover o mint ??? (se é que ele realmente ta na minha maquina, talvez esteja no meu outro HD apesar de eu nao consiga ver pastas do OS lá)
Eu só quero que nenhum endereço tenha esse codigo enorme que eu mostrei (/media/lucky/d4811c5c-1694-45a0-8a84-7f68f887b388)



Tomara que me ajudem, ainda quero aprender muito sobre esse maravilhoso mundo do linux e suas distribuições haha.
Obrigado
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 01:21 por platao »

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Ajuda sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2014, 22:41 »
Olá Lucky, bem vindo ao fórum.

Provavelmente você esqueceu de marcar para formatação a partição que estava instalado o linuxmint, penso que a maneira mais fácil de resolver isso seria reinstalar o ubuntu, já que você está com o HD "fresco" sem nada praticamente de relevante para perder. Mas antes disso sugiro que aguarde a resposta de mais algum membro do fórum, talvez alguém saiba uma maneira melhor de resolver o seu problema.

Enquanto isso, se desejar, sempre recomendo esse vídeo para os que tem dúvidas da instalação do ubuntu: https://www.youtube.com/watch?v=ShH2U4D5tjM
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Lucky Hakash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2014, 23:10 »
triste que eu já arrumei uns drives, arrumei o flash player no chromium q é uma derma ter q fazer manualmente e ja baixei dois jogos na steam haha

pelo visto eu devo ter formatado so a partição do windows e deixado a partição do mint... lá vai o tio rafael fazer backup dos arquivos e formatar novamente kk

vlw pelo video, me ajudou a raciocinar kk

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ajuda sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2014, 23:12 »
No seu caso específico já que não há a preocupação de manter nada previamente existente, é muito mais fácil 'zerar' totalmente o disco e começar realmente tudo novo.

Como você não infomou se sua máquina possui UEFI/GPT (e aí pode estar o problema) , que é o sucessor do BIOS, utilize 'fdisk' para determinar isso e, caso positivo, utilize 'parted'.



Para o fdisk:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l

Se 'fdisk' não for aplicável aparecerá uma mensagem do tipo:

"GPT (Tabela de Partição GUID) detectada em '/dev/sda'! O utilitário fdisk não tem suporte para GPT. Utilize o GNU Parted."

Nesse caso use parted

Código: [Selecionar]
sudo parted

O terminal ficará num prompt do parted (piscando, aguardando um comando)

digite:

Código: [Selecionar]
print all

Você obterá na tela a saída do comando (cole aqui no tópico, para conhecimento dos eventuais leitores)

Para sair do prompt do 'parted' digite:

Código: [Selecionar]
quit


Também pode utilizar o Gparted para ter uma informação visual do sistema de discos.

Inicie o sistema a partir de um live-pendrive ou cdrom (se for UEFI precisa ser 64-bit), acione o gparted, exclua todas as partições existentes e então crie as novas partições da forma como está projetando o seu sistema.

Melhor você confirmar se é ou não UEFI e então, nesse caso, há um procedimento mais específico a ser seguido.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2014, 23:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lucky Hakash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2014, 23:58 »
não entendi muito bem o que você disse mas acho que é isso que me pediu

lucky@Lucky:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320071851520 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 38913 cilindros, total de 625140335 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000e58a4

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sda1   *        2048   608399359   304198656   83  Linux
/dev/sda2       608401406   625139711     8369153    5  Estendida
/dev/sda5       608401408   625139711     8369152   82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/sdb: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 60801 cilindros, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x90a190a1

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sdb1   *          63   710016205   355008071+   7  HPFS/NTFS/exFAT
A partição 1 não inicia em um limite de setor físico.
/dev/sdb2       710017022   976771071   133377025    5  Estendida
A partição 2 não inicia em um limite de setor físico.
/dev/sdb5       710017024   960032767   125007872   83  Linux
/dev/sdb6       960034816   976771071     8368128   82  Linux swap / Solaris
lucky@Lucky:~$ print all
Warning: unknown mime-type for "all" -- using "application/octet-stream"
Error: no such file "all"
lucky@Lucky:~$ print all
Warning: unknown mime-type for "all" -- using "application/octet-stream"
Error: no such file "all"
lucky@Lucky:~$ print
lucky@Lucky:~$

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2014, 01:34 »
Ao usar o 'parted' você esqueceu a primeira parte, o início, do comando, que é o "sudo parted" e digitou logo "print all", por isso que deu aquela mensagem de erro.

A sequência correta é:

sudo parted

print all

quit


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2014, 01:53 »
Pelo que é possível ver pelo 'fdisk' executado tudo indica que o seu computador ainda é BIOS convencional e não UEFI (mas mesmo assim execute o 'parted' como dito antes) e na relação de partições é ver alguns detalhes:

1) o sistema possui dois discos, sda com 320 GB e sdb com 500 GB;

2) existem duas partições swap, uma em cada um deles, o que em princípio é absolutamente desnecessário (a menos que você pretenda instalar alguma coisa ali e depois remover o disco fisicamente para outro local, outro computador);

3) não tem sentido o particionamento que está feito em sda - uma partição única primária e uma única partição estendida. Num disco (tipo DOS) você pode ter até 4 partições primárias ou 3 primárias e 1 partição estendida. Se tudo pode ser feito dentro de partições primárias, não há razão para usar partições estendidas;

4) o mesmo raciocínio se aplica a sdb. Note que há Linux em sda1 e em sdb5, o Mint deve estar em uma delas;

5) se realmente não há nada que obrigatoriamente deva ser mantido, parece ser o caso de 'zerar' esses dois disco e fazer algo melhor.

Use o GParted para uma informação visual dos discos, lembrando que nele, no canto superior direito, você pode alternar entre os discos sda e sdb.

A partição que aparecer com o desenho de uma chave do lado esquerdo (quer dizer, trancada) é o sistema que está ativo no momento, é o sistema que foi carregado no boot.

De toda forma, não é possível pelo GParted alterar uma partição que está em uso, uma partição precisa estar desmontada para que seja redimensionada ou excluída e isso significa que você deve iniciar o sistema a partir de um live-pendrive e então fazer as modificações que entenda necessárias.

Muito importante: Entenda que ao zerar o disco, fazer novo particionamento, você irá perder todos os arquivos pessoais que eventualmente existam nesses discos, portanto, só faça isso se realmente não há nada lá que precise ser preservado.

« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 02:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2014, 02:24 »
Citar
Eu só quero que nenhum endereço tenha esse codigo enorme que eu mostrei (/media/lucky/d4811c5c-1694-45a0-8a84-7f68f887b388)

Uma última observação: esse "código enorme" que você menciona (que é o UUID - universally unique identifierde) sempre ocorrera na pasta /media quando você monta um disco dentro do Ubuntu.

A razão de ser do UUID é exatamente propiciar uma identificação única, uma referência única, a um dispositivo, de tal forma que evite confusão ao ser manipulado por softwares.

Quando se usa apenas as referências tradicionais de letras (sda, sdb, sdc, etc.), movimentações nos discos podem trazer confusão e, por consequência, falhas na execução dos programas, exatamente o que o conceito de UUID evita, pois a probabilidade de um mesmo disco possuir a mesma referência é tão mínima, quase nula, algo da ordem de 2 elevado à potência 128 (notação: 2^128), o que é um número impensável, inimaginável de tão grande, lembrando que o universo observável possui algo como 5x10^22 estrelas, portanto é muitíssimo maior que o números de estrelas observáveis no universo.

Sistemas modernos (e programas modernos) utilizam o UUID exatamente por ser uma boa prática, uma boa técnica.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lucky Hakash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2014, 12:36 »
entendi, o proprio sistema operacional na hora da instalaçao fez aquele codigo maluco aleatoriamente pra não dar conflito com o mint que tava instalado (mais ou menos isso né? rs)

Mas como o primeiro amigo me disse, formatei a pouco tempo, a maquina tava bem "zerada" ainda, entao formatei e arrumei as partições

http://i61.tinypic.com/2wme7pl.png

Como podem ver tenho dois HDS, um de 320GB e outro de 500GB

o linux mint tava no de 500gb, entao eu apaguei a partição inteira, e eu pensei que se deixasse o espaço livre ele ia se juntar com a outra partição NFTS que uso pra guardar meus downloads e musicas, mas dai aquele espaço ficou vazio... Tem como eu juntar o espaço vazio que deve ser de uns 100gb com os de 360gb que eu ja tenho Sem perder meus arquivos??


Outra coisa: Na primeira vez que fui abrir o Ubuntu formatado, dessa vez deu problema do grub, que pelo que entendi isso é o que faz dar boot o sistema operacional ne?

ai eu segui esse tutorial: www.akkiri.com/dicas/grubrescue.php

Fazendo tudo o que eu fiz nesse pequeno tutorial não terei mais problemas nesse grub??



E desde já muito obrigado pela atenção que estão me dando, gostei dessa comunidade, pretendo ser ativo por aqui futuramente (:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 17:03 por platao »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2014, 15:28 »
Não consigo ver os detalhes da imagem que você postou, por alguma razão ela não está abrindo em http://pt.tinypic.com/view.php?pic=2wme7pl&s=8 retornando "Servidor não encontrado".

Mas vamos pelos dados do fdisk que dá na mesma.

A sua partição ntfs é a sdb1 (355 GB), a qual é contígua (vizinha, junto) de sdb2 (133 GB). Pelo que você diz os seus arquivos pessoais estão em sdb1.

Você pode excluir (não é formatar, é excluir, são coisas diferentes) sdb2, portanto ali vai ficar um espaço não utilizado e, depois, redimensionar sdb1, aumentando para que ocupe aquele espaço.

Mas isso não é uma boa ideia se você não tiver backup dos seus arquivos pessoais, principalmente daqueles arquivos únicos, irrecuperáveis (por exemplo, uma foto de uma ocasião única, que jamais irá se repetir). Alterar partições sem prévio backup nunca é uma boa ideia.

Não é recomendável e não é aconselhável fazer isso sem um backup externo (por exemplo, num disco usb externo, "nas nuves", isto é, nos serviços online gratuito de armazenamento, enfim, guardados em algum lugar fora do sistema.

Se quiser mesmo arriscar, e por sua exclusiva conta e risco, antes de redimensionar pelo menos transfira seus arquivos pessoais para sda' (304 GB), que é onde tem mais espaço. Faça o que pretende fazer em sdb e depois retorne os arquivos de sda1 para sdb1.

Outro assunto, agora o Grub

O grub é o bootloader, isto é, o responsável por fazer a escolha e o carregamento dos sistemas quando existir mais de um sistema operacional instalado.

Se você instala um Windows após o Linux, o Win vai gravar em cima da área de boot do disco e você ficará sem acesso ao Linux, daí a necessidade de recuperar o grub, assunto tratado naquele tutorial que você informou.

Há muitos e muitos tópicos por aqui tratando disso:


Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

e um excelente e extensivo tratamento do assunto:

Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 19:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lucky Hakash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: sobre Ubuntu, mint e win 7, formatação pela metade?
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2014, 17:57 »
Hmmm então vou redimensionar, eu não tenho nada de importante a perder, só músicas e dois jogos, só não deleto essa partição porque baixar 60gbs demora um bom tempo

A principio minhas dúvidas sobre esse tema acabaram, os problemas também

Obrigado druida, aprendi bastante, já estou me familiarizando melhor com o ubuntu, até mais