Autor Tópico: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?  (Lida 16008 vezes)

Creto

  • Visitante
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2014, 01:15 »
...
Pessoal, botem isto na cabeça de vocês: O teminal não é indispensável...
Não estou discordando, mas há um pequeno equivoco quando se diz que o terminal não é indispensável, pois tudo o que os frontends fazem sempre está lá ele o terminal por trás de tudo, como dizem por ai:

a grosso modo, fazendo tudo

Mas também não sou contra os penduricalhos, apenas os acho dispensáveis.

T+

Safetec

  • Visitante
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:18 »
Vejo que há um esforço enorme em recrutar gente como eu, que só teve vontade de migrar do Windows, agora, que o Linux está BEM mais gráfico.
Acredito que pós anos 2000 (no século XXI) chega a ser louca a ideia de trabalhar em modo texto. Como abrir mão de 16 milhões de cores e sons e...
Nun faz nem lógica. Voltar ao DOS? O Windows não quero é instável, muito lento... Vim pra ficar, estou adorando o Ubuntu 14.04 LTS. É leve, rápido, intuitivo, bonito, pratico....E, Gráfico!

Trabalho com administração de mais de 50 servidores. Se usar modo gráfico pra administrar isso eu to morto. Prefiro mil vezes usar somente modo texto tem tráfego infinitamente menor do que trafegar um ambiente gráfico.


Quem não gosta de ambiente texto é porque nunca teve que trabalhar com servidores.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2014, 21:47 »
Vixi, já tinha deixado minha opinião bem clara faz tempo sobre isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62080.0.html
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2014, 00:37 »
À propósito, vi algo num fórum equivalente a este, apenas que Fedora gringo, mas que pela generalidade do Linux igualmente aqui se aplica e que bem revela a alma da discussão aqui posta em questão.

O usuário de lá perguntava como fazer o login como root num interface gráfica (literalmente: Login as root from GUI on Fedora 20)

Como era esperado, ocorreram várias objeções e explicações das inconveniências e do porquê isso não deve ser feito e algumas considerações sobre o uso do Terminal e lá pelas tantas o usuário autor da pergunta disse algo assim: "[...]Abaixar o patamar poderia tornar a plataforma Linux mais popular. Agora é principalmente usado por nerds!".

Isso posto, não tardou a resposta:

"Não estamos interessados em popularidade. Nós somos nerds"

(We're not interested in "popularity." We're Nerds)


Certamente não somos todos 'nerds', mas há muito da alma nerd em nossa cultura tecnológica, o que torna impensável viver apenas de um reles ambiente gráfico e realmente muita gente do mundo Linux de fato não está interessada em popularidade.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2014, 14:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2014, 14:37 »
À propósito, vi algo num fórum eqivalente a este, apenas que Fedora gringo, mas que pela generalidade do Linux igualmente aqui se aplica e que bem revela a alma da discussão aqui posta em questão.

O usuário de lá perguntava como fazer o login como root num interface gráfica (literalmente: Login as root from GUI on Fedora 20)

Como era esperado, ocorreram várias objeções e explicações das inconveniências e do porquê isso não deve ser feito e algumas considerações sobre o uso do Terminal e lá pelas tantas o usuário autor da pergunta disse algo assim: "[...]Abaixar o patamar poderia tornar a plataforma Linux mais popular. Agora é principalmente usado por nerds!".

Isso posto, não tardou a resposta:

"Não estamos interessados em popularidade. Nós somos nerds"

(We're not interested in "popularity." We're Nerds)


Certamente não somos todos 'nerds', mas há muito da alma nerd em nossa cultura tecnológica, o que torna impensável viver apenas de um reles ambiente gráfico e realmente muita gente do mundo Linux de fato não está interessada em popularidade.


No mínimo o usuário que respondeu a questão não sabia da resposta ou simplesmente fez de conta que não sabia pois
isto é bem documentado, é simples habilitar o login como root no fedora ou em qualquer distro que utiliza o gdm, que é o padrão no Fedora
independente da versão do mesmo basta fazer uma pequena alteração nos arquivos de configuração, porém isto não é, e nunca será necessário. Só um usuário
retardado gostaria de utilizar o sistema 100% como root no modo gráfico, se existe o sudo e o su justamente para evitar esta situação, na própria documentação
do Fedora consta esta informação.
http://fedoraproject.org/wiki/Enabling_Root_User_For_GNOME_Display_Manager
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 14:40 por Xterminator »

Creto

  • Visitante
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2014, 18:33 »
É isso ai, o modo gráfico é para se fazer coisas do dia a dia e. o terminal (Console/Konsole) complementa toda essa maravilha gráfica com seu poder que fato fazem a diferença, então como diria um senhor Marcelo:

"Longa vida ao terminal"

T+

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2014, 16:01 »
Espero bem que não, o terminal tem uma utilidade extrema... GUI's geralmente são muito menos eficazes que o terminal.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2014, 18:13 »
Tem uma distro na qual nunca precisei usar o terminal/konsole >> mageia-kde
Sempre usei 100% grafico e nunca tive problemas

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2014, 17:45 »
Bem vindo! Também uso Ubuntu não faz um ano. Preparece porque vai haver vezes que se vai frustar, não desista! Hoje posso-lhe dizer que não mudaria para o windows de jeito maneira, e olhe que adorava o w7.

Você vai ter problemas com várias situações:

- Na instalação de softwares;
- De compatibilidade com softwares que estava habituado a usar;
- De criar imagem do disco (aqui é clonagem - http://pplware.sapo.pt/linux/top-5-ferramentas-para-clonar-discos);
- (...)

Muitos mesmo. Depois quando dar o clique que isto é um mundo muito diferente do windows ai sim você vai começar a se apaixonar de verdade.

Em relação aos jogos, bem você sabe que a microsoft detem os direitos para que a maior parte dos jogos modernos só funcionem com windows. Portanto, ou você tem uma consola, ou aprende a usar o wine (etc) ou então tem de fazer dual boot no pc.

Pessoalmente não me faz falta jogos. Já deixei-me disso :p

A nível de softwares tente os alternativos open source. Não faça pirataria. Você encontra tudo até para editar video (lightworks).

Só existe um software para quem é web design que é único, o Fireworks da Adobe. Se você quiser pode instala-lo com o wine. Só funciona a versão 8.

Divirta-se!

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #24 Online: 19 de Janeiro de 2015, 22:54 »
Meh...

Como já dito, é possível usar Linux hoje em dia sem usar o terminal, a menos que seja necessário fazer uma tarefa administrativa.

Porém, o terminal nunca vai morrer, por alguns motivos:

 - Ele é extremamente eficiente para certas funções. Um terminal quase sempre está aberto aqui, simplesmente porque é muito mais fácil fazer certas coisas por ele do que ir procurar a ferramenta gráfica.

 - Ele é muito melhor para tarefas administrativas do que o modo gráfico. Até mesmo no Windows, para certas tarefas avançadas, é necessário usar o Prompt de Comando (eu tenho que usar Windows no escritório, e minha qualidade de vida melhorou 1000% depois de eu instalar a Powershell).

- vim é o melhor editor de texto do mundo, e ele roda dentro de um terminal (gvim não pode ser considerado, só o vim é bom)

Mas, a não ser que você precise dessas coisas, você nunca vai precisar usar um terminal.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Resposta #25 Online: 21 de Janeiro de 2015, 14:56 »
Não creio que ocorra um cenário desse tipo. A linha de comandos é muito útil para diferentes situações. Até o sistema Android têm linha de comandos, basta instalar um programa de Terminal e acedemos ao núcleo do sistema operativo. O que não tinha era um Servidor X, mas esse problema foi resolvido por um russo que portou o X11 para o sistema gráfico do Android usando um port do SDL. Um ano depois já tínhamos uma aplicação para correr uma distro Linux dentro do Android sem quebrar o sistema de permissões do Android.  :)