Autor Tópico: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.  (Lida 15737 vezes)

Offline Formato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2014, 00:28 »
Xi, nem aí apareceu --- essa interface tá bem difícil de desvendar. Talvez o "lspci" mostre? O interessante é que não apareceu no "lshw -C network", também.

 Resultado comando: "lspci"
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 IDE Controller (rev 01)
00:03.0 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA Controller / IDE mode (rev 03)
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2014, 21:29 »
OK, entrego os pontos. Como pode a interface wireless não estar no lspci, nem no lsusb? E ainda ser uma "RTL8187"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2014, 22:08 »
Desabilitada na bios
Teclas/chave/switch desligado

É claro que você sabe que isso possa ocorrer.. 😀

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2014, 00:39 »
Não, ela tava funcionando (mal) na outra página. Como ela pode estar funcionando, ainda que mal, e não aparecer na lista de dispositivos? E não é nem uma N-Force, pra ser totalmente por software, é uma RTL-8187...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Formato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2014, 12:04 »
Não, ela tava funcionando (mal) na outra página. Como ela pode estar funcionando, ainda que mal, e não aparecer na lista de dispositivos? E não é nem uma N-Force, pra ser totalmente por software, é uma RTL-8187...
Desabilitada na bios
Teclas/chave/switch desligado

É claro que você sabe que isso possa ocorrer.. 😀
       
     Acredito que a antena está funcionado normalmente, tanto que em outro roteador o wifi conectou e acessou perfeitamente. Em um dos comandos que digitei estava desligada no switch. Mas em outro estava ligada tanto que no resultado aparece os dados da minha rede wifi mas não conecta:
- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rtl8187
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        00:16:44:CB:55:1E

  Capabilities:

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points
    "Rede Formato:    Infra, C4:27:95:BF:F7:91, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WPA WPA2"

 O wifi não está configurando com o meu roteador/moldem modelo Thomson DWG874B, pois a internet só está funcionando ligado no moldem/roteador direto no cabo. E como anteriormente citei o wifi funcionou perfeitamente em outro roteador.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2014, 19:27 »
O que chama a atenção é o fato de você dizer que com um outro roteador (na casa do seu amigo) tudo funcionou à contento, sem problemas, quero crer que com a configuração padrão e automática do Ubuntu, o que também leva a inferir, em tese, inexistir algum problema com driver.

Isso leva a pensar que a questão não esteja exatamente no sistema operacional e sim em algum detalhe de configuração do próprio roteador Thomson DWG874B.

É interessante rever mais detalhadamente o manual dele (o que eu ainda não fiz), porém em rápida verificação dois pontos a observar:

O primeiro deles:

O manual dele diz:

"Painel lateral para WPS
Botão WPS: WiFi Protected Setup

Este botão pode ser usado para:
Realizar uma conexão sem fio segura com outro dispositivo (por exemplo, um computador) utilizando o protocolo WPS. Um acionamento longo do botão permite habilitar a associação do modem com um computador ou outro equipamento sem fio que suporte esse protocolo. Depois que a conexão é estabelecida um acionamento curto do botão liga ou desliga o tráfego da rede sem fio."

Vendo isso aí, parece existir uma chave na lateral do equipamento que se acionado (acionamento curto, como lá diz), faz bloquear a comunicação do wifi.

O segundo ponto:

O roteador possui um firewall ao que parece ativado por padrão.

Abra o roteador via browser (talvez seja 192.168.0.1 pelo que aparenta no seu ifconfig, se não abrir, ver manual) e vá até a guia firewall.
Chegando lá, procure por algo sobre "trusted computers" (máquinas confiáveis), onde terá 6 campos em sequência com dois dígitos cada. Coloque seu MAC Adress nele, que deve ser 00:03:0d:9a:8f:40 pelo que deu para ver pelo ifconfig e em seguida clique em adicionar e salvar.

Feito isso, é ver se conecta.

Obviamente a chave liga/desliga (Fn +F?,  chave lateral, etc) do wireless do seu notebook precisa estar ligada.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 19:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Formato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2014, 16:34 »
O que chama a atenção é o fato de você dizer que com um outro roteador (na casa do seu amigo) tudo funcionou à contento, sem problemas, quero crer que com a configuração padrão e automática do Ubuntu, o que também leva a inferir, em tese, inexistir algum problema com driver.

Isso leva a pensar que a questão não esteja exatamente no sistema operacional e sim em algum detalhe de configuração do próprio roteador Thomson DWG874B.

É interessante rever mais detalhadamente o manual dele (o que eu ainda não fiz), porém em rápida verificação dois pontos a observar:

O primeiro deles:

O manual dele diz:

"Painel lateral para WPS
Botão WPS: WiFi Protected Setup

Este botão pode ser usado para:
Realizar uma conexão sem fio segura com outro dispositivo (por exemplo, um computador) utilizando o protocolo WPS. Um acionamento longo do botão permite habilitar a associação do modem com um computador ou outro equipamento sem fio que suporte esse protocolo. Depois que a conexão é estabelecida um acionamento curto do botão liga ou desliga o tráfego da rede sem fio."

Vendo isso aí, parece existir uma chave na lateral do equipamento que se acionado (acionamento curto, como lá diz), faz bloquear a comunicação do wifi.

O segundo ponto:

O roteador possui um firewall ao que parece ativado por padrão.

Abra o roteador via browser (talvez seja 192.168.0.1 pelo que aparenta no seu ifconfig, se não abrir, ver manual) e vá até a guia firewall.
Chegando lá, procure por algo sobre "trusted computers" (máquinas confiáveis), onde terá 6 campos em sequência com dois dígitos cada. Coloque seu MAC Adress nele, que deve ser 00:03:0d:9a:8f:40 pelo que deu para ver pelo ifconfig e em seguida clique em adicionar e salvar.

Feito isso, é ver se conecta.

Obviamente a chave liga/desliga (Fn +F?,  chave lateral, etc) do wireless do seu notebook precisa estar ligada.


  Tentei aqui conforme sua orientação infelizmente não configura com este roteador.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2014, 00:58 »
Já tentou comprar um outro adaptador pra sua máquina? o TP-Link TL-WN722N é muito bom, uso ele em minha máquina e funcionou de primeira.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:51 »
Numa rápida olhada na internet vi uma imensidade de reclamações acerca desse roteador Thomson DWG874B, que parece que é fornecido pela NET a alguns dos seus assinantes. Há mesmo quem expressamente defenda entrar em contato com a operadora e pedir a substituição do equipamento por um Cisco (parece que eles possuem essa marca também), enfim, o ponto relevante é que o volume de reclamações acerca dessa marca/modelo é imenso, então é algo a se prestar atenção.

Creio que ainda compensa olhar detalhadamente o manual desse roteador e ver se há mais algo que possa ainda ser feito nele.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Formato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tenho Ubuntu 13.04 conecta somente em rede oculta e não acessa internet.
« Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2014, 20:20 »
 É exatamente da Net.  Estou pensando seriamente em solicitar a troca...Tenho aqui na caixa um TP Link TL- WN 821N no manual diz que é configurável para Windows nem tentei instalar...
  Está conectando pelo cabo e isto já é bastante importante pois antes não acessava de jeito nenhum. Por isto já sou bastante grato pela ajudade vcs:
      zekkerj
      Cleiton Nunes
      druidaobelix
      Tota
      valeu pela força, valeu mesmo!