Autor Tópico: Avell G1740 - X travando  (Lida 6659 vezes)

Offline tcanaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Avell G1740 - X travando
« Online: 11 de Outubro de 2014, 14:29 »
Boas!
Estou aos poucos mudando de vez para o Linux. Já consegui me desfazer totalmente do windows no meu PC de casa (fora vmware pra acessar o bostander).
E agora, estou querendo colocar o Ubuntu no meu notebook.

Pelo CD Live funciona bem... dei uma navegada pela NET, fucei por uns 30 min. Tudo funcionando muito bem.
Resolvi instalar numa partição em um outro HD. Tudo muito bacana pelos primeiros 10 minutos... de repente, trava. Mouse para de funcionar, teclado para de funcionar no modo grafico. Não da erro nenhum, só trava.
Consigo mudar para uma seção sem ser X (ctrl+alt+f2) e dar o comando "sudo service lightdm restart" (google).
Tudo volta a funcionar... passam 5~10 minutos aproximadamente, e trava de novo.

Eu não sou usuário avançado e não sei nem como descobrir que erro esta acontecendo, já que não aparece nenhuma mensagem.

Para quem não conhece o modelo do notebook, é um i7, ele tem uma placa de video da intel para economizar bateria, e um placa de video da nvidia 780m para rodar os jogos.

Agradeço a atenção e a ajuda de vocês.
TC.


Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Avell G1740 - X travando
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2014, 15:06 »
Bom, eu também não entendo muito, mas geralmente esse tipo de problema é devido a falta dos drivers de vídeo, nesse caso provavelmente da 780m, procura nos drivers adicionais do ubuntu se tem algum driver para ser instalado ou procure no site da nvidia o downloads para o seu modelo.

http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline tcanaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Avell G1740 - X travando
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2014, 16:28 »
Bem, nas opções de drivers adicionais, o live cd usa o driver do xorg. depois que instala, ele usa o driver da nvidia. talvez seja isso.
eu voltei pro driver do xorg, e parece que funcionou.

bem, mas eu quero jogar.. então, segui esses passos aqui:
http://www.binarytides.com/install-nvidia-drivers-ubuntu-14-04/

mas ele nao aceita mudar de driver.. mesmo que eu selecione um outro da lista que nao seja o xorg, ele da um erro, e volta pro xorg.

Offline tcanaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Avell G1740 - X travando
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2014, 07:07 »
Instalei o sistema de o zero de novo. E agora parece que esta funcionando :/
Sem fazer nada ...

Offline tcanaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Avell G1740 - X travando
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2014, 11:21 »
É.. não adiantou reinstalar o sistema. Mas eu descobri que o erro pode nao ter a ver com o driver de video.
Quando eu uso um Mouse, o sistema não trava. Fiquei usando por horas sem problemas. Foi só desplugar o mouse e usar o touchpad, que demorou 5 minutos pro sistema travar :/
E eu testei isso varias vezes... Iniciando com o mouse e desplugando, iniciando sem o mouse, plugando, depois desplugando... É só usar o touchpad por uns 5 minutos, que o ubuntu trava.