Autor Tópico: Verificar hardware pelo Live-DVD do Ubuntu num notebook ...  (Lida 1221 vezes)

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Verificar hardware pelo Live-DVD do Ubuntu num notebook ...
« Online: 25 de Setembro de 2014, 09:54 »
Amigos do forum! Eu encontrei na internet o, o comando "cat /proc/cpuinfo", que mostra o hardware do equipamento, porém, eu quero verificar o notebook de uma cliente pelo Live-DVD Ubuntu 14.04 32 bits, aliás, como a pessoa não sabe se é 64 ou 32 bits, decidi usar a versão 32 bits, mas o note dela é novo, comprara há apenas um mês. Só que o comando acima, não é muito didático, queria algo mais específico, pois não conheço muitos comandos modo texto, só o suficiente para me virar como usuário, mas quero começar a usar o Ubuntu para dar assistência técnica a hardware e ganhar alguns trocados com isso ... pois a situação está complicada financeiramente para mim e, trabalhando, como o que já sei, ganha-se algum para complementar a renda que fica toda no banco, infelizmente. Desde já, sou-lhes grato por qualquer resposta.


Everaldo

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Verificar hardware pelo Live-DVD do Ubuntu num notebook ...
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:27 »
Tente o comando

lshw

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Hardware-Lister-%28lshw%29-Relatorio-simples-de-seu-hardware

Citar
mas quero começar a usar o Ubuntu para dar assistência técnica a hardware e ganhar alguns trocados com isso ...

Aqui, se você não souber profundamente Hardware, montagem de computadores, seus principais erros e defeitos e saber diagnosticar as diferenças entre um problema de hardware e um problema de software você pode estar em maus lençóis.

Um exemplo típico: Uma placa de rede para de funcionar. É defeito de hardware ou de software? Ambos podem fazer uma placa de rede parar de funcionar.

neste caso, qual o procedimento para saber se o problema é num ou noutro?

De um simples cabo de rede com defeito (hardware), até a corrupção dos pacotes que gerenciam o protocolo TCP/IP (software) muita coisa pode passar. e se for cabo, nem defeito na placa de rede é.

Não quero te desencorajar, mas só saber Linux não será suficiente para dar assistência técnica.

Se quer dar suporte técnico (instalar programas, configurar a maquina, corrigir problemas em softwares) o assunto é bem outro.

Neste caso, ter certificação Windows e depois ter certificação Linux é bem interessante, já que o mercado é 98% Windows, onde as chances de ganhar dinheiro são maiores.

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Verificar hardware pelo Live-DVD do Ubuntu num notebook ...
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2014, 11:42 »
Tente o comando

lshw

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Hardware-Lister-%28lshw%29-Relatorio-simples-de-seu-hardware

Citar
mas quero começar a usar o Ubuntu para dar assistência técnica a hardware e ganhar alguns trocados com isso ...

Aqui, se você não souber profundamente Hardware, montagem de computadores, seus principais erros e defeitos e saber diagnosticar as diferenças entre um problema de hardware e um problema de software você pode estar em maus lençóis.

Um exemplo típico: Uma placa de rede para de funcionar. É defeito de hardware ou de software? Ambos podem fazer uma placa de rede parar de funcionar.

neste caso, qual o procedimento para saber se o problema é num ou noutro?

De um simples cabo de rede com defeito (hardware), até a corrupção dos pacotes que gerenciam o protocolo TCP/IP (software) muita coisa pode passar. e se for cabo, nem defeito na placa de rede é.

Não quero te desencorajar, mas só saber Linux não será suficiente para dar assistência técnica.

Se quer dar suporte técnico (instalar programas, configurar a maquina, corrigir problemas em softwares) o assunto é bem outro.

Neste caso, ter certificação Windows e depois ter certificação Linux é bem interessante, já que o mercado é 98% Windows, onde as chances de ganhar dinheiro são maiores.


Amigo, eu trabalhei consertando computadores por vários anos, fiz recentemente um curso de nível técnico para me aperfeiçoar, por isso fiz a pergunta. A ideia, não é bem hardware, e sim formatar e instalar o Windows com os programas básicos para funcionamento, apenas isso! Me baseando apenas nesse foco, preciso saber se uma máquina é 32 ou 64 bits, a placa de vídeo dela, até mesmo para conseguir os drivers pela Internet. Tem o Everest, no Windows, mas no Ubuntu eu queria alguma coisa especial, em vez do comando que já falei, ok!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Verificar hardware pelo Live-DVD do Ubuntu num notebook ...
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2014, 12:04 »
Ok,

então não é assistência técnica, mas suporte técnico.

No Linux o lshw te dá estas informações.

Experimente para ver.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install lshw