Autor Tópico: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha  (Lida 20223 vezes)

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2014, 18:30 »
Enquanto isso... providencie algumas outras informações também. Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

nm-tool

nmcli nm

nmcli con list


Estes são os resultados:

NetworkManager Tool

State: connected (global)

- Device: wlan0  [Conexão Wi-Fi 1] --------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            ath9k
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:24:2B:89:5B:54

  Capabilities:
    Speed:           54 Mb/s

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points (* = current AP)
    u168204:         Infra, 00:17:9A:66:44:DB, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WPA
    Eventos:         Infra, 00:1A:1E:EA:5A:00, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 69 WPA2
    Eventos:         Infra, 00:1A:1E:EA:5D:81, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 47 WPA2
    Eventos:         Infra, 00:1A:1E:EA:5B:C0, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 29 WPA2
    wifiuel:         Infra, 00:1A:1E:EA:5D:80, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 49 WPA2 Enterprise
    wifiuel:         Infra, 00:1A:1E:E6:7E:60, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 40 WPA2 Enterprise
    wifiuel:         Infra, 00:1A:1E:E6:73:41, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 25 WPA2 Enterprise
    Eventos:         Infra, 00:1A:1E:E6:7E:61, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 50 WPA2
    Eventos:         Infra, 00:1A:1E:E6:73:40, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 24 WPA2
    wifiuel2:        Infra, 10:FE:ED:4B:D5:06, Freq 2437 MHz, Rate 48 Mb/s, Strength 20 WEP
    wifiuel2:        Infra, 00:17:9A:5A:67:3F, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 20 WPA Enterprise
    wifiuel:         Infra, 00:1A:1E:EA:5B:C1, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 39 WPA2 Enterprise
    *wifiuel:        Infra, 00:1A:1E:EA:5A:01, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 63 WPA2 Enterprise

  IPv4 Settings:
    Address:         10.65.1.35
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         10.65.1.1

    DNS:             189.90.65.11
    DNS:             189.90.65.7


- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            tg3
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:1D:72:EF:60:6B

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes

  Wired Properties
    Carrier:         off


usuario-uel@usuariouel-Aspire-5535:~$ nmcli nm
EXECUTANDO      ESTADO          HARDWARE WIFI   WIFI       HARDWARE WWAN   WWAN     
executando      conectado       habilitado      habilitado habilitado      desabilitado

usuario-uel@usuariouel-Aspire-5535:~$ nmcli con list
NOME                      UUID                                   TIPO              HORÁRIO-REAL                     
Conexão cabeada 1         d5507295-9aab-49fa-8fa2-4854ca8656f9   802-3-ethernet    Seg 29 Set 2014 15:22:38 BRT     
Conexão Wi-Fi 1           c73a53f3-f412-49c5-8141-d85122acee34   802-11-wireless   Seg 29 Set 2014 18:22:32 BRT     
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2014, 19:29 »
Vamos recapitular então.

Vc criou um novo usuário. Daí abriu o Gerenciador de Redes e já encontrou a conexão lá, correto? Ou teve que cadastrá-la?

Isso mesmo! Acho que começou a me entender... :)


Legal, agora você pode começar a me entender também... isso se chama conexão de sistema. Contrasta com as conexões de usuário, que cada usuário tem as suas.

Você tem duas alternativas: uma, pegar o usuário administrador da máquina, e com ele, autorizar os outros usuários a usarem essa conexão.

Outra alternativa é ignorar essa conexão e cada usuário criar as suas próprias.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2014, 19:32 »
Citar
*wifiuel:        Infra, 00:1A:1E:EA:5A:01, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 63 WPA2 Enterprise

Ah, outra coisa que observo: sua conexão não é WPA Personal, e sim WPA Enterprise. E sim, realmente, nesse tipo de conexão, você precisa fornecer um usuário/senha válidos, que são determinados pela administração de sua rede, ou seja, não tem absolutamente nada a ver com os usuários do seu computador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2014, 09:36 »
Citar
*wifiuel:        Infra, 00:1A:1E:EA:5A:01, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 63 WPA2 Enterprise

Ah, outra coisa que observo: sua conexão não é WPA Personal, e sim WPA Enterprise. E sim, realmente, nesse tipo de conexão, você precisa fornecer um usuário/senha válidos, que são determinados pela administração de sua rede, ou seja, não tem absolutamente nada a ver com os usuários do seu computador.

Pois é, eu tenho só um usuário no computador e gostaria que todos entrassem com este usuário no computador e depois para entrar na rede/wifi/internet, eles logassem com seus respectivos usuário/senha na autenticação, sem ter que ficar entrando na configuração da rede. Dá pra fazer isso?
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2014, 12:19 »
Dá, mas vc precisa configurar isso no seu usuário administrador...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #20 Online: 30 de Setembro de 2014, 13:35 »
Dá, mas vc precisa configurar isso no seu usuário administrador...

Meu usuário é administrador, como faço?
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #21 Online: 30 de Setembro de 2014, 14:40 »
Vá na conexão, procure pela opção que autoriza outros usuários a usarem-na. Não tem como eu te explicar mais que isso, pois não uso Ubuntu --- uso Kubuntu, baseado em KDE. As opções são as mesmas, mas os caminhos são diferentes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #22 Online: 30 de Setembro de 2014, 15:53 »
Vá na conexão, procure pela opção que autoriza outros usuários a usarem-na. Não tem como eu te explicar mais que isso, pois não uso Ubuntu --- uso Kubuntu, baseado em KDE. As opções são as mesmas, mas os caminhos são diferentes.

Acho que encontrei essas configurações.
Quando clico sobre o símbolo das conexões, abre-se um menu cuja ultima opção eh "Editar conexões", então edito a minha conexao wi-fi e aparece um quadro com as abas: "Geral"    "Wi-Fi"     e   "Segurança Wi-Fi".

Na aba "Geral" existe a opção "Conectar automaticamente a esta rede quando ele estiver disponível" que está clicada e a outra opção "Todos os usuários podem se conectar a esta rede", também clicada.

Na aba "Segurança Wi-Fi", além da segurança Wpa empresas e o restante das opções, tem para preencher o nome do usuário, senha e a opção de "Pedir esta senha todas as vezes" que está clicada.

E logo abaixo estão os botões "Cancelar" e "Salvar".
Bem, o botão "Salvar" só permite clicá-lo se eu preencher um nome de usuário.

E então sempre que encontro a rede Wi-Fi para autenticar ele me pede a senha daquele usuário que deixei preenchido e não me permite mudar o usuário na tela de autenticação, só na Edição das Conexões. Não sei se deu pra entender... Como faço pra colocar as imagens das telas aqui? Talvez fique mais fácil pra entender.
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #23 Online: 30 de Setembro de 2014, 16:40 »
Pois então: acho que não é possível mudar o usuário cadastrado.

Melhor seria que você não liberasse aos usuários usarem essa conexão, e deixar cada um criar a sua, passando suas próprias credenciais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #24 Online: 30 de Setembro de 2014, 16:40 »
Lembrando que esse usuário/senha passados na conexão, no caso, não são do seu Ubuntu, e sim os definidos pela administração da rede...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #25 Online: 30 de Setembro de 2014, 17:16 »
Pois então: acho que não é possível mudar o usuário cadastrado.

Melhor seria que você não liberasse aos usuários usarem essa conexão, e deixar cada um criar a sua, passando suas próprias credenciais.

Entendi, mas acredito que se não tem deveria ter uma maneira de alterar isto! No ruindow$ configuro a Wi-Fi e depois cada um loga com o seu próprio usuário e senha, facinho!

De qualquer forma, muito obrigado por sua ajuda e disposição! Se vier a saber de mais alguma coisa eu volto a escrever e se você também souber de algo... Até mais.
 
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2014, 03:05 »
Mas como mudar, se o sistema foi projetado pra ser assim?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline duel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2014, 13:27 »
Mas como mudar, se o sistema foi projetado pra ser assim?

Então.... poderíamos pensar em alterar esse sistema, já que o programa fonte é livre. Só precisaria descobrir mais detalhes, ou alguém disposto a essa façanha. Que acha?
Set-2014 = Ubuntu 14.04 no Acer Aspire-5535

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Autenticacao wi-fi que permita digitar também o nome do usuário além da senha
« Resposta #28 Online: 01 de Outubro de 2014, 15:30 »
Tô fora. Até pq o sistema me atende como está...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D