Autor Tópico: Arquivos sumiram após restauração [Resolvido]  (Lida 4360 vezes)

Offline Quiabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Arquivos sumiram após restauração [Resolvido]
« Online: 16 de Setembro de 2014, 17:37 »
Olá!

Estou tendo um problema e não consigo resolver.

Tenho Ubuntu e Win instalados na mesma máquina e ainda uma parte do HD formatada em ntfs para salvar arquivos e poder acessar tanto pelo Ubuntu como pelo Win.
Redigi 3 documentos no LibreOffice e salvei na área de trabalho do Ubuntu, e posteriormente transferi esses docs para o HD de arquivos.
Em outro momento, estava acessando o Win e achei que estava lento, além de estar dando problemas com UBS e entrada de fone de ouvido. Por isso, resolvi restaurar o Win para resolver esses problemas.
Após a restauração do Win, eu fui usar o Ubuntu novamente, e dei falta dos 3 docs que tinha feito. Comecei a caçar em todos os lugares, tanto do Ubuntu quanto do Win.
Já procurei nas lixeiras, nas caixas de pesquisa do Win, Ubuntu e do HD de arquivos, nos arquivos recentes do LibreOffice e nada desses 3 docs. Parece que eu nunca fiz eles.
Por acaso existe a possibilidade da restauração que fiz no Win ter afetado os arquivos do HD de arquivos ou mesmo do Ubuntu?
E existe alguma forma de recuperar esses docs que eu perdi?

Não tenho certeza se é aqui que devo postar esse tipo de dúvida, mas esse foi o espaço que mais me pareceu coerente para o conteúdo.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 23:37 por Quiabo »

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Arquivos sumiram após restauração
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2014, 11:17 »
Creio que a restauração que você fez apagou os arquivos, tente desfazer a restauração.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Arquivos sumiram após restauração
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2014, 11:47 »
Olá,

Baixe e instale no Ubuntu o pacote testdisk.

Por ele, encontre seus arquivos e passe-os para uma mídia externa.

Um tutorial do testdisk você encontra no site da cgsecurity, a desenvolvedora do programa.

Offline Quiabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Arquivos sumiram após restauração
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2014, 15:45 »
Creio que a restauração que você fez apagou os arquivos, tente desfazer a restauração.
Já desfiz a restauração, mas os arquivos não voltaram a aparecer. Mas agora tenho um problema maior.

Olá,

Baixe e instale no Ubuntu o pacote testdisk.

Por ele, encontre seus arquivos e passe-os para uma mídia externa.

Um tutorial do testdisk você encontra no site da cgsecurity, a desenvolvedora do programa.

Cara, tentei usar esse programa mas acabei piorando minha situação. Ao tentar recuperar o partição "HD de arquivos", eu acho que acabei deletando todas as demais partições, ou seja, estou sem sistema operacional no computador. Agora as partições onde estavam os sistemas operacionais aparecem como não alocadas. Inclusive o Samsung Recovery, que era onde eu conseguia voltar a partição do windows como de fábrica.
Cheguei a instalar o Gparted num pen drive para tentar recuperar a burrada que fiz com o próprio Testdisk, mas confesso que estou com receio de tentar alguma coisa e ai sim apagar de vez os dados do HD todo.
Vou tentar novamente, se tiverem mais alguma dica estarei de olho.


Offline Quiabo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Arquivos sumiram após restauração
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2014, 22:07 »
Ufa, consegui reverter tudo.

Inclusive consegui recuperar os arquivos perdidos que foi o motivo de tudo isso.
Só que não consigo acessar o arquivo. É um documento .odt, mas quando tento abrí-lo surge uma janela indicando que o acesso foi negado.
A pasta onde os arquivos e os próprios arquivos estão com permissão só de root.
Acho que essa pergunta desvirtua um pouco do título do tópico, mas se alguém puder me esclarecer, serei grato.

Obrigado pela ajuda Tota!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Arquivos sumiram após restauração [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2014, 00:17 »
Use em terminal

sudo chmod 777 <nome_do_arquivo.odt>

Para isto é preciso estar na pasta onde o arquivo se encontra.

Alterando as permissões para 777 você terá direito de leitura e escrita a todos os usuários do sistema.