Autor Tópico: Acessar impressora compartilhada por Kubuntu com Windows  (Lida 2989 vezes)

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Acessar impressora compartilhada por Kubuntu com Windows
« Online: 16 de Setembro de 2014, 08:17 »
Olá galera do fórum.

Recentemente em meu trabalho precisei compartilhar uma impressora Brother - que está ligada a um pc com Kubuntu 14.04 - com outros notebooks na rede local. Bom, fui lá nas configurações da impressora e marquei o compartilhamento. Tive o cuidado de colocar todos computadores no mesmo grupo de trabalho e tals. Certifiquei-me da instalação do samba, smbclient, smb4k e tals. Bom,  fui no windows e tentei instalar a impressora compartilhada, porém, de cara o windows não conseguiu localizar a impressora. Tentei especificar manualmente o endereço da mesma, com \\ ip da maquina:631, porém, sem sucesso.

Ao abrir o win7 e ir em "redes" o pc com kubuntu aparece lá, porém, não consigo acessá-lo nem muito menos fazer a instalação da impressora compartilhada. Bom, no Kubuntu, quando abro o smb4k aparece o grupo e dentro dele o pc(com kubuntu) com a impressora compartilhada e demais notebooks que fazem parte do grupo, porém,  não consigo acessar do kubuntu pastas compartilhadas pelos notebooks.

Bom, como não sou expert em redes, gostaria da ajuda de algum  brother para me ajudar a acessar a impressora ou arquivos compartilhados pelo Kubuntu, de um notebook com win7.

Desde já, obrigado a todos que se dispuserem a me dar uma força.

É isso.
=-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acessar impressora compartilhada por Kubuntu com Windows
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2014, 10:30 »
O acesso do Windows 7 ao Samba é um problema antigo. Normalmente é necessário fazer uma alteração no registro do Windows pra conseguir acesso.

Dia desses eu estava estudando algumas opções novas do smb.conf, e acho que vi alguma coisa, no entanto, que pode fazer diferença. São duas diretivas, "smb encrypt" e "server signing". Ambas têm a ver com o uso de criptografia na conexão, e a segunda não é ativa por default. Eu estava pra testar isso... acho que não vai quebrar nada se vc mexer um pouco nela. Tente aí, na seção global:

server signing = auto
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ad4N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Acessar impressora compartilhada por Kubuntu com Windows
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2014, 10:43 »
Se for só pra usar a impressora, tem um outro método não muito convencional  :-X

O "Google Cloud Print" do Chrome te dá acesso a impressora de qualquer lugar, desde que você tenha acesso a internet.

Pode inclusive, mandar imprimir de android  ;)

Desculpem se não poderia citar o software de terceiros  :D

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Acessar impressora compartilhada por Kubuntu com Windows
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2014, 10:59 »
Agradeço aos nobres amigos pelas dicas e devo admitir que o uso principal seria a impressora mesmo. Amigo zekkerj vou ver se a dica do amigo Ad4N dará certo. Caso consiga, ja terei o maior problema resolvido.

Como estou saindo do trabalho agora, deixarei para amanhã de manhã aplicar a dica.

Muito obrigado.