Autor Tópico: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!  (Lida 9603 vezes)

Offline flary

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Online: 14 de Setembro de 2014, 22:28 »
opa pessoal gostaria de saber como zerar meu HD por completo usando o ubuntu, já tentei de tudo(até parece que o tio Bill G. programou ele). Eu tentei varios tutoriais do tipo dcfldd if=/dev/zero of=/dev/sdb, dd if=/dev/zero of=/dev/sd só que tipo esse dd fez seu trabalho mas não fez, ele mostrou concluido mas ainda continua meu ubuntu instalado(eu fiz pelo pendrive mas já tinha na maquina). Procuro uma solução definitiva.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2014, 23:22 »
Código: [Selecionar]
sudo shred -n 5 -z /dev/sdXX
Onde sdXX é a unidade a ser formatada
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2014, 23:23 »
Use gparted no dvd ou pendrive e formate todo hd

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2014, 23:33 »
Você quer subscrever todo o HD? Bem, a não ser que o FBI esteja na sua cola  ;D não vejo bons motivos para fazer isso, de qualquer maneira...  conheço uma mini distro que faz isso, é um .iso que você grava em um cd e roda como liveCD. Ele subscreve seu hd com dados aleatórios tornando impossível recuperar os dados que estiverem nele gravados, não sei se isso inutiliza o HD.

Você pode baixa-lo aqui: http://sourceforge.net/projects/dban/files/latest/download?source=typ_redirect

PS: Nunca usei nem sei exatamente como funciona , não me responsabilizo por nada, faça por sua conta e risco.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 00:01 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline flary

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2014, 00:24 »
Código: [Selecionar]
sudo shred -n 5 -z /dev/sdXX
Onde sdXX é a unidade a ser formatada


vai fazer esse -n 5 -z? tipo eu qero eliminar tudo tipo na hora de escolher o boot tem usb,elementaryOS,windows,ubuntu só q eu n tenho eles instalados(eu tinha) mas eles deixaram esses restos q qero tirar
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 01:16 por flary »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:04 »
Alguém sabe me dizer o que faz exatamente o HDD Low Level Format?

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:37 »
Alguém sabe me dizer o que faz exatamente o HDD Low Level Format?


    Quando você exclui um arquivo no seu computador ele não é eliminado do disco, na verdade você apenas está dizendo ao sistema operacional que o espaço físico ocupado por aquele arquivo no disco agora está disponível para novas gravações, ou seja, o arquivo permanece lá até que aquele espaço seja utilizado para outra coisa (subscrevido), é por isso que existem ferramentas que conseguem recuperar arquivos de um disco mesmo depois de uma exclusão ou formatação.
    No caso HDD low Level tools, e outros programas semelhantes, o que eles fazem é encher todo o disco com dados aleatórios ou apenas zeros (totalmente vazio), o que faz com que tudo que esteja nele gravado seja subscrevido, desta forma os dados que estiverem ali se tornam irrecuperráveis. Isso é útil quando alguém quer se desfazer de um disco e quer ter certeza absoluta de que os dados não serão acessados por ninguém.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:39 »
Certo, disso eu sabia e uso ele casualmente. Mas li dizer que ele pode danificar o disco, fiquei meio em dúvida. :S

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:44 »
Certo, disso eu sabia e uso ele casualmente. Mas li dizer que ele pode danificar o disco, fiquei meio em dúvida. :S

Danifica, se você usar muitas vezes.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Passar zero fill pelo ubuntu ajuda!
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:46 »
Certo, disso eu sabia e uso ele casualmente. Mas li dizer que ele pode danificar o disco, fiquei meio em dúvida. :S
Danificar é dificil, porém esse procedimento pode diminuir a vida util do HD, pois o disco tem um numero maximo de escritas que podem ser feitas, uma formatação desse tipo obriga o disco a realizar uma escrita adicional (ou varias caso você utilize o shred) assim ele vai "morrer" antes do que seria "esperado".