Autor Tópico: Existe uma maneira mais facil de usar fstab? [resolvido]  (Lida 4511 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Existe uma maneira mais facil de usar fstab? [resolvido]
« Online: 12 de Setembro de 2014, 16:10 »
1) Digite o comando abaixo para saber o UUID da unidade que deseja montar, esteja logado como root:
blkid


2) Edite seu arquivo fstab:

vim /etc/fstab


3) Acrescente o comando abaixo na ultima linha do arquivo, não se esqueça de trocar o UUID pelo número correspondente do HD que você escolheu para montar:
1
UUID=21da1f35-906e-45cc-bb4d-09b6779dff13 /media/BKP-LINUX/ ext4 defaults,user,auto,rw 0 0



Essa é a maneira que encontrei.. existe uma maneira mais fácil do que se matar digitando o UUID do HD ??
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 17:37 por _ubuntu_ »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:12 »
Pode usar a referência dele em "/dev", mas se esqueceu do copiar/colar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:49 »
fstab não é um arquivo que deva ser mexido por quem não tenha conhecimento.

Acho que o que vc quer, na verdade, é um gerenciador de armazenamento, não?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:12 »
fstab não é um arquivo que deva ser mexido por quem não tenha conhecimento.

Acho que o que vc quer, na verdade, é um gerenciador de armazenamento, não?

Não, eu quero mesmo é adicionar um HD la usando seu UUID, para que ele monte ao iniciar... tipo
atualmente tenho 1 HD apenas, e adicionei mais um... só que preciso montar toda vez que inicia, sendo assim acredito que o certo é colocar ele dentro do FSTAB para se automontar...


sei que da pra mim fazer um shell e adicionar o comando mont /dev/sdb1 /mnt/dados por exemplo, e colocar ao iniciar, mas isso não passa de uma gambiarra, e eu quero fazer da maneira certa !!


obrigado pela ajuda.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:13 »
Pode usar a referência dele em "/dev", mas se esqueceu do copiar/colar?


Como se usa copiar e colar dentro do vim? mas copiar de um arquivo para dentro de outro arquivo?

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:17 »
Fiz da seguinte maneira,

blkid >> /etc/fstab

depois #vim /etc/fstab

e apaguei o que não precisava...assim ficou facil...


[resolvido]


thanks

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:26 »
fstab não é um arquivo que deva ser mexido por quem não tenha conhecimento.

Acho que o que vc quer, na verdade, é um gerenciador de armazenamento, não?

Não, eu quero mesmo é adicionar um HD la usando seu UUID, para que ele monte ao iniciar... tipo
atualmente tenho 1 HD apenas, e adicionei mais um... só que preciso montar toda vez que inicia, sendo assim acredito que o certo é colocar ele dentro do FSTAB para se automontar...


sei que da pra mim fazer um shell e adicionar o comando mont /dev/sdb1 /mnt/dados por exemplo, e colocar ao iniciar, mas isso não passa de uma gambiarra, e eu quero fazer da maneira certa !!


obrigado pela ajuda.

Então... não tem uma maneira "certa" e "fácil". Vc só deve mexer nesse arquivo se tiver certeza do que está fazendo.

Por outro lado, um gerenciador de armazenamento --- o programa existe, só me escapa o nome agora --- pode fazer isso pra você, com mais segurança, se vc ainda precisar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Existe uma maneira mais facil de usar fstab?
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:36 »

[/quote]

Então... não tem uma maneira "certa" e "fácil". Vc só deve mexer nesse arquivo se tiver certeza do que está fazendo.

Por outro lado, um gerenciador de armazenamento --- o programa existe, só me escapa o nome agora --- pode fazer isso pra você, com mais segurança, se vc ainda precisar.

[/quote]

Não precisa não, obrigado, ficou fácil pra mim a maneira que "inventei", e antes de eu fazer qualquer modificação em arquivo que pode ocasionar em problema no boot do linux, eu faço um snapshot antes... obrigado por tudo.


[encerrado]