Autor Tópico: Ubuntu usando MAAS duvida!  (Lida 16319 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Ubuntu usando MAAS duvida!
« Online: 10 de Setembro de 2014, 13:58 »
Alguem saberia me informar o que significa esse MAAS? para que serve essa opção?

andei pesquisando mas não encontrei nenhuma resposta que realmente sanasse essa duvida!

xD


So... i'm here...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2014, 14:11 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2014, 14:28 »
http://bit.ly/1lTRxMN

;D

Por incrivel que pareça eu ja havia feito isso [ironia] rsrs

mas mesmo fazendo isso me retorna varios sites gringos explicando, e mesmo assim não entendi completamente, pois as explicações estão muito simples.
Vou deixar aqui o que eu intendi sobre MAAS.

MAAS é um serviço que funciona como uma maquina virtual "like a virt-manager + kvm + qemu" que utilizo na empresa onde trabalho, mas de certa forma não é virtual, é tipo um acesso via web como "http://servidormass" e de la vc pode gerencia varios servidores, como se fosse virtual e tivesse um servidor para cada tipo de trabalho, como 'servidor proxy, web, arquivo, dns, BD entre outros'...

É isso ?? e se for isso quais as reais vantagens??? o desempenho se comparando é pior, igual ou melhor que uma real virtualização?


PS: Tambem vi que o tal do MAAS ajuda a configurar o hardware ?!?!?! estranho isso... ajuda como ?

ficou meio vago isso pra mim. Estou precisando entender melhor disso, pois vou fazer uma reestruturação aqui na empresa, e talvez eu possa usar esse MAAS.


Obrigado pela ajuda até o momento ;)

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2014, 14:45 »
Eu usei a fabulosa dica do ZekerrJ saheuaehauaehu, e encontrei isso: https://www.youtube.com/watch?v=uOfyeCzC-z8
Eu não entendi patavinas rs, não lido com servidores, talvez você entenda para que serve isso.
Talvez seria algo para rodar alguma aplicação que necessidade de um servidor, porém sem um servidor externo e sim na própria máquina, uma espécie de "simulador de servidor"?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2014, 14:51 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2014, 14:55 »
Eu usei a fabulosa dica do ZekerrJ saheuaehauaehu, e encontrei isso: https://www.youtube.com/watch?v=uOfyeCzC-z8
Eu não entendi patavinas rs, não lido com servidores, talvez você entenda para que serve isso.
Talvez seria algo para rodar alguma aplicação que necessidade de um servidor, porém sem um servidor externo e sim na própria máquina, uma espécie de "simulador de servidor"?



Esse video eu ja havia visto, "tendo em vista que sou fluente em inglês" mas o mesmo video não explica muitas coisas, da apenas um previo relato do que serve o MAAS.


Obrigado mesmo assim por tentar.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:23 »
O MAAS (Metal as a service) """"""""""""""simula"""""""""""""" (tirei algumas aspas por brevidade) algumas caracteristicas interessantes da cloud, mas em vez de usar maquinas virtuais ele usa servidores físicos, então qdo vc manda ele provisionar um servidor para um cluster de PostgreSQL em vez de ele criar uma VM para isso, ele faz todas as configurações num servidor fisico. Acho interessante quando você tem um parque "grande" de servidores e não quer virtualiza-los, mas ainda acho que na maioria dos casos virtualizar tudo compensa mais.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:37 »
O MAAS (Metal as a service) """"""""""""""simula"""""""""""""" (tirei algumas aspas por brevidade) algumas caracteristicas interessantes da cloud, mas em vez de usar maquinas virtuais ele usa servidores físicos, então qdo vc manda ele provisionar um servidor para um cluster de PostgreSQL em vez de ele criar uma VM para isso, ele faz todas as configurações num servidor fisico. Acho interessante quando você tem um parque "grande" de servidores e não quer virtualiza-los, mas ainda acho que na maioria dos casos virtualizar tudo compensa mais.

Então esse MAAS nada mais é que um instalado de serviços ? tipo.. vc precisa de um servidor DHCP, então pega uma maquina fisica adiciona na rede e o servidor MAAS, instala o servidor DHCP dentro daquele servidor fisico? é isso??

se essa for a "grande vantagem", não vejo vantagem alguma!!!

Hoje aqui na empresa em que trabalho e sou o system administrator, eu tenho 2 servidores IBM cada um com 16GB de ram, e 2 processadores xeon de 16 nucleos e 24 trheads, trabalho com eles em cluster com 8 maquinas virtuais rodando dentro deles e tenho um ótimo desempenho.. e estou buscando informações sobre esse MAAS para melhor compreendimento e ver se é possivel e se vale a pena implementar aqui.


Obrigado pela resposta, ajudou muito...


Obs: ainda fico no aguardo de mais explicações a respeito de MAAS.


thank you so much.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:48 »
Da maneira que eu entendo o MAAS compensa se você precisa provisionar rapidamente um servidor para uma grande carga de trabalho, que uma VM não daria conta, por exemplo um banco de dados muito grande com muitas transações simultâneas, e assim que essa carga diminuir você pode "desprovisionar" o servidor deixando ele livre para outro uso. No seu caso eu acho que não compensaria fazer a troca por que você ia sair de 8 maquinas para 2.
O MAAS só seria interessante numa estrutura como a oferecida pela Orange Box (http://www.tranquilpcshop.co.uk/ubuntu-orange-box/) ou seja, varios pequenos servidores baratos e relativamente potentes. Para pelo menos 95% dos casos considero uma virtualização "tradicional" melhor do que usar esse MAAS.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2014, 17:00 »
Da maneira que eu entendo o MAAS compensa se você precisa provisionar rapidamente um servidor para uma grande carga de trabalho, que uma VM não daria conta, por exemplo um banco de dados muito grande com muitas transações simultâneas, e assim que essa carga diminuir você pode "desprovisionar" o servidor deixando ele livre para outro uso. No seu caso eu acho que não compensaria fazer a troca por que você ia sair de 8 maquinas para 2.
O MAAS só seria interessante numa estrutura como a oferecida pela Orange Box (http://www.tranquilpcshop.co.uk/ubuntu-orange-box/) ou seja, varios pequenos servidores baratos e relativamente potentes. Para pelo menos 95% dos casos considero uma virtualização "tradicional" melhor do que usar esse MAAS.

Saquei, esse MAAS então serve apenas para rodar provisoriamente 1 maquina, tipo nele eu instaldo 3 "servers" e ele roda apenas 1 por vez? isso??

se for isso com certeza o desempenho dele é otimo se comparado a uma VM...mas é como vc disse, não serve para mim, pois preciso estar com todas as 8 VM online simultaneamente.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2014, 17:12 »
Eu dei o exemplo de provisionar/desprovisionar para mostrar a flexibilidade que você pode ter usando ele, ele tenta te dar a mesma flexibilidade que uma cloud (IaaS) te daria, mas usando maquinas fisicas, você pode usar uma maquina provisoriamente ou não, depende do que você precisa. O desempenho com certeza será melhor, já que você tem um server inteiro só para fazer uma tarefa.

Você ia instalar o ubuntu com o maas nos 3 servidores, e usa-las conforme for necessário, para o cenário que você apresentou não te atende de jeito nenhum. Alias, você usa o que para rodar essas maquinas virtuais?

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2014, 17:36 »
Atualmente o servidor principal da empresa fica na empresa onde eu trabalho, pois sou o responsável pela TI aqui.
Temos 4 Servidores fisicos:
1 em paranavai em uma filial
1 em sinop em outra filial
2 aqui em umuarama na matriz.


aqui são 2 servidores trabalhando em cluster, cada servidor tem 16GB de RAM 2 CPU 16 cores e 2 HDs de 300GB em RAID1. (onde apenas rodam a VM juntamente com o SO redhat)
Tenho um storage de 8TB onde fica armazenado os VHDs que são os HDs virtuais dos meus 8 servidores virtuais.

para rodar tudo isso, utilizo o software qemu + kvm + virt-manager.

nesse servidor rodo como host um RedHat, e como VM 1 Debian, 2 Windows server 2008, 1 Ubuntu server, 1 CentOS, 1 redhat, 1 Windows 7 e 1 LTSP


ja nos outros 2 servidores que ficam nas filiais, utilizo o Debian apenas para fazer a VPN e para rodar um sistema simples que roda interno.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2014, 19:38 »
Atualmente o servidor principal da empresa fica na empresa onde eu trabalho, pois sou o responsável pela TI aqui.
Temos 4 Servidores fisicos:
1 em paranavai em uma filial
1 em sinop em outra filial
2 aqui em umuarama na matriz.


aqui são 2 servidores trabalhando em cluster, cada servidor tem 16GB de RAM 2 CPU 16 cores e 2 HDs de 300GB em RAID1. (onde apenas rodam a VM juntamente com o SO redhat)
Tenho um storage de 8TB onde fica armazenado os VHDs que são os HDs virtuais dos meus 8 servidores virtuais.

para rodar tudo isso, utilizo o software qemu + kvm + virt-manager.

nesse servidor rodo como host um RedHat, e como VM 1 Debian, 2 Windows server 2008, 1 Ubuntu server, 1 CentOS, 1 redhat, 1 Windows 7 e 1 LTSP


ja nos outros 2 servidores que ficam nas filiais, utilizo o Debian apenas para fazer a VPN e para rodar um sistema simples que roda interno.

Interessante o seu ambiente cara, mto software livre :)
Pessoalmente eu preciso aprender um pouco sobre qemu e kvm.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2014, 20:29 »
Interessante o seu ambiente cara, mto software livre :)
Pessoalmente eu preciso aprender um pouco sobre qemu e kvm.

Realmente, gosto muito de usar freeSoft, e recomendo fortemente vc aprender qumu + kvm, é uma ótima ferramenta de virtualização, de fácil uso e alto desempenho, em minha opinião a melhor que tem.


Obs: claro que existe algumas outras como VMware entre outras, mas cada 1 tem suas vantagens e desvantagens, e colocando na balança o kvm é superior para meu uso.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2014, 21:39 »
Interessante o seu ambiente cara, mto software livre :)
Pessoalmente eu preciso aprender um pouco sobre qemu e kvm.

Realmente, gosto muito de usar freeSoft, e recomendo fortemente vc aprender qumu + kvm, é uma ótima ferramenta de virtualização, de fácil uso e alto desempenho, em minha opinião a melhor que tem.


Obs: claro que existe algumas outras como VMware entre outras, mas cada 1 tem suas vantagens e desvantagens, e colocando na balança o kvm é superior para meu uso.
Eu tenho certificação em Oracle VM e por causa da prova acabei estudando o Xen (já que o Oracle VM é baseado nele) tenho vontade de estudar outras soluções especialmente KVM e VMWare, mas infelizmente estou sem tempo no momento.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Ubuntu usando MAAS duvida!
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2014, 21:47 »
Interessante o seu ambiente cara, mto software livre :)
Pessoalmente eu preciso aprender um pouco sobre qemu e kvm.

Realmente, gosto muito de usar freeSoft, e recomendo fortemente vc aprender qumu + kvm, é uma ótima ferramenta de virtualização, de fácil uso e alto desempenho, em minha opinião a melhor que tem.


Obs: claro que existe algumas outras como VMware entre outras, mas cada 1 tem suas vantagens e desvantagens, e colocando na balança o kvm é superior para meu uso.
Eu tenho certificação em Oracle VM e por causa da prova acabei estudando o Xen (já que o Oracle VM é baseado nele) tenho vontade de estudar outras soluções especialmente KVM e VMWare, mas infelizmente estou sem tempo no momento.


Estou estudando para tirar certificação LPIC-3, vamos ver se tudo der certo =]


Edit: add eu no skype, quem sabe um dia não podemos nos ajudar em algo.

liveID: diogovieiraleite


trabalha com que ?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2014, 21:50 por _ubuntu_ »