Autor Tópico: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)  (Lida 4989 vezes)

Offline paganela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ola pessoal. Sou novo por aqui. Estou precisando configurar, para minha empresa, tres maquinas: um servidor squid com autenticação e regras de acesso, um servidor DNS e arquivos e um servidor DHCP.
Sendo que tenho na rede cerca de 20 maquinas, com configurações diferentes: win 7, win 8, win 8.1 e Ubuntu.
As maquinas tem que falar enre si (troca de arquivos).
Tenho tambem 3 roteadores WiFi que deverão passar pelo squid.
Alem disso tenho um DVR com cameras de segurança que gostaria de acessar remotamente.
Sei que é muita coisa e coisas diferentes.
O fato é que não sei o que instalar em cada maquina e em qual ordem começo a configuração (se primeiro o squid, depois DNS e depois DHCP e depois arquivos).
Onde devo instalar ssh, BIND, Apache.
O que mais preciso instalar e onde.
E como interligo tudo isso.
Se alguem puder ir me ajudando, tipo começo com o que e depois ir seguindo passo a passo agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2014, 15:47 »
Eu não vejo motivo pra vc ter três máquinas fazendo esses serviços. Dá perfeitamente pra mesma máquina fazê-los todos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline paganela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2014, 15:57 »
É porque minhas maquinas são antigas, com pouca RAM.
Mas, realmente, nada impede de que eu configure todos os serviços em uma só.
Apenas o servidor de arquivos eu gostaria de deixar numa maquina separada.
E sobrando uma maquina, posso usa-la para BackUp.
Mas por onde começo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2014, 17:06 »
Pelo começo.

Quanto essa(s) máquina(s) tem de RAM?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:50 »
Recomendaria assim então
1º instale o ubuntu server LTS edition na primeira maquina (hostname = fileserver)
2º instale o ubuntu server LTS edition na segundamaquina (hostname = dns)
3º instale o ubuntu server LTS edition na terceira maquina (hostname = backup)
4º configure endreços IP's fixo nas 3 maquinas em /etc/network/interfaces
5ºna primeira maquina faça apt-get update && apt-get upgrade -y && apt-get install samba -y
6º configure o servidor DNS na segunda maquina "recomendaria juntamente com servidor DHCP"
7º na terceira maquina repita o passo 5 e configure o samba para compartilhar
8º na primeira maquina faça um "mapeamento"/ monte o caminho da pasta que fica dentro do maquina bakcup
9º faça um shell para efetuar backup periodicamente de tudo dentro da maquina fileserver para dentro da maquina backup
10º Recomendaria fortemente que na maquina onde vai ser o servidor de dados que utilizasse um HD novo se possivel.. e se sobrar um ca$h usar HD novo na maquina de backup tambem.. ;)

Bem acho que é isso basicamente...claro que foi meio que só uns tópicos, o resto é com vc...
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 17:53 por _ubuntu_ »

Offline paganela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:06 »
Opa pessoal...
Obrigado pelas respostas...
As maquinas tem 2 GB RAM...
Maximo que suportam...
Os HDs das tres maquinas são novos, todos de 1 também...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:43 »
Amigo, seria mais fácil se você nos reportasse a configuração completa das três máquinas, quantas placas de rede tem cada máquina? São onboard?  E como está a configuração da sua rede no momento.

Os HDs são todos de 1 o quê? São todos SATA? Quanto mais dados você fornecer fica  mais fácil para sugerir o que fazer.

Que máquinas antigas são essas que não suportam mais que 2GB de RAM?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2014, 16:02 »
Amigo, seria mais fácil se você nos reportasse a configuração completa das três máquinas, quantas placas de rede tem cada máquina? São onboard?  E como está a configuração da sua rede no momento.

Os HDs são todos de 1 o quê? São todos SATA? Quanto mais dados você fornecer fica  mais fácil para sugerir o que fazer.

Que máquinas antigas são essas que não suportam mais que 2GB de RAM?

Eu tenho uma assim, MB ASUS P5GPL-XSE com RAM DDR e Pentium 4. ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar servidor de internet, dhcp e dns no ubuntu (em 3 maquinas diferentes)
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2014, 16:13 »
Opa pessoal...
Obrigado pelas respostas...
As maquinas tem 2 GB RAM...
Maximo que suportam...
Os HDs das tres maquinas são novos, todos de 1 também...


Vai ficar espremido, principalmente para o squid. Mas dá pra trabalhar enquanto você não consegue coisa melhor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D