Autor Tópico: Virus no linux?  (Lida 5293 vezes)

Offline tilapio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Virus no linux?
« Online: 06 de Setembro de 2014, 10:34 »
bom galera, eu comecei recentemente a mexer no linux e me deparei com a seguinte situação:

https://www.youtube.com/watch?v=sBe2Ys2sELE&list=UUaKR9QpQ9wu1r1-S_67XTnw

(me desculpem moderadores se não pode enviar links, mas não achei nada nas regras)


o que acontece é o seguinte...eu tentei rodar o virtual box, com uma hd que está com vírus, e toda vez que tento acessar ela dá alguma reação louca, agora eu pergunto a vocês...isso é vírus?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Virus no linux?
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2014, 13:25 »
Tá com cara de ser problema de vídeo (provavelmente o compiz bugando tudo, como sempre).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline tilapio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2014, 09:32 »
ah mas isso soh acontece qdo eu tento acessar a hd que está com vírus...de resto ele trabalha normalmente, até abrindo windows 7 no virtual box.

Offline overlock_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2014, 12:38 »
Humm,quando acontecer reinicie o ambiente gráfico(logof) e veja se continua,ta com cara de bug e não vírus,não há registro de vírus no linux.

Mesmo se for vírus não consegue acesso ao sistema,ele só se manifesta no vm.
| Linux User # 480186 | Debian Wheezy | Kernel 3.2.4 rt & pf2 |

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Virus no linux?
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:30 »
bom galera, eu comecei recentemente a mexer no linux e me deparei com a seguinte situação:

https://www.youtube.com/watch?v=sBe2Ys2sELE&list=UUaKR9QpQ9wu1r1-S_67XTnw

(me desculpem moderadores se não pode enviar links, mas não achei nada nas regras)


o que acontece é o seguinte...eu tentei rodar o virtual box, com uma hd que está com vírus, e toda vez que tento acessar ela dá alguma reação louca, agora eu pergunto a vocês...isso é vírus?

Primeiro você afirma que o HD está com vírus e depois pergunta se a reação inesperada é ou não vírus. Afinal, você tem certeza que o HD está contaminado ou apenas suspeita disso.

Já passou um bom antivírus nele?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Virus no linux?
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2014, 16:40 »
Existem vírus para linux sim, mas a chance de que um vírus de windows interferir no funcionamento do Linux é Zero, vezes zero.

Desencana e procura outro motivo pro teu problema, pq isso não é vírus.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2014, 17:17 »
Pra mim isso não tem lógica nenhuma. Afinal isso é virutalbox ou é uma sessão de live CD? Seja qual for o caso não tem sentido dar problema em apenas um HD. Até porque se o ubuntu não tá instalado no HD, mesmo que fosse problema nele isso não afetaria o ubuntu.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 13:49 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline tilapio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2014, 11:53 »
vo detalhar o q ta acontecendo.
eu peguei virus no windows na minha hd de backup, essa hd de backup esta dividia em 2 particoes, na primeira particao eu ja apaguei ela refiz a particao e instalei o linux, na segunda particao estao dados, q eu estava tentando recuperar, q estao com virus! esse virus tornou as pastas inacessiveis dizendo que os arquivos estao corrompidos ou ilegiveis, mas nao todas as pastas, tem algumas q consigo acesso mas qdo tento abrir o arquivo ele da algum tipo de erro (isso tentando abrir pelo windows)
quando tento abrir pelo linux ele da esses tipos de problemas mostrados no video do youtube, ou simplesmente comeca a travar o sistema todo do linux, travando todas as aplicacoes q tento abrir. dps disso soh reiniciando pra ele parar de travar tudo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2014, 12:34 »
Olá

Amigo, o que você apresenta no.youtube nada tem a ver com virus mas com placa de vídeo.

Vírus de Windows não "passam" para o Linux,  e não é da forma mostrada que eles se manifestam no pinguim.

Você provavelmente está tendo algum problema de hardware tendo vírus ou não na partição Windows.

1) inicie pelo Windows, passe um scandisk completo neste hd por duas vezes (chkdsk -R)

2) poste qual sua placa de vídeo e se usa drivers adicionais para ela.

3) entre na sua partição de backup pelo linux e poste o resultado de ls -la para o forum poder ver como estão estes arquivos.

4) Crie um novo usuário no Linux e informe se neste o problema se repete.

Copie o arquivo que você acredita apresentar problema para a sua pasta pessoal do Linux e informe se o.arquivo é copiado e se ele roda direto da pasta e não de dentro do hd de backup.

Offline tilapio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2014, 12:27 »
Olá

Amigo, o que você apresenta no.youtube nada tem a ver com virus mas com placa de vídeo.

Vírus de Windows não "passam" para o Linux,  e não é da forma mostrada que eles se manifestam no pinguim.

Você provavelmente está tendo algum problema de hardware tendo vírus ou não na partição Windows.

1) inicie pelo Windows, passe um scandisk completo neste hd por duas vezes (chkdsk -R)

2) poste qual sua placa de vídeo e se usa drivers adicionais para ela.

3) entre na sua partição de backup pelo linux e poste o resultado de ls -la para o forum poder ver como estão estes arquivos.

4) Crie um novo usuário no Linux e informe se neste o problema se repete.

Copie o arquivo que você acredita apresentar problema para a sua pasta pessoal do Linux e informe se o.arquivo é copiado e se ele roda direto da pasta e não de dentro do hd de backup.

amigo placa de video não eh pois ja rodei alguns videos da minha outra hd de backup q esta sem virus, soh comeca a azedar o linux qdo tento acessar qqr pasta da hd com virus!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2014, 13:00 »
Então eu desconheço o problema, infelizmente.

Nunca vi um problema como este que afirma ter aí em sua máquina.

Como não fez os testes que sugeri,  eu realmente não tenho como ajudar.

Esperemos alguém do fórum com mais conhecimento  para nos esclarecer melhor.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:07 »
Vírus não é. O que você mostrou costuma acontecer ao unity quando ele tem problemas pra utilizar aceleração 3D da placa de video, então duas coisas mais prováveis: sua placa é "fraca" e no virtualbox está marcado pra usar aceleração 3D, ou a sua renderização 3D é feita pela cpu (placa antiga ou não suportada) e quando o virtualbox consome muito recursos o unity é prejudicado.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Virus no linux?
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:25 »
Se é Máquina Virtual experimente testar o Xubuntu 14.04 para ver se acontece o mesmo problema.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz