Autor Tópico: Como Estruturar uma rede doméstica?  (Lida 7756 vezes)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Como Estruturar uma rede doméstica?
« Online: 04 de Setembro de 2014, 15:34 »

Tenho:
------

1 Core2 Duo (Ubuntu Server)

1 AMD FX4300 AM3+ (Multi Boot)

1 Netbook (Multi Boot)

1 Notebook (Multi Boot)

1 PS3 (só pra partilhar fotos/músicas/videos)

2 celulares (Android)


Quero:
-----
Uma rede bem feitinha, para controlar os acessos e níveis de acesso dos usuários centralizar arquivos de fotos, músicas, vídeos e outros dados, compartilhando uma impressora em rede


Pergunto:
--------

Devo comprar 01 placa de rede a mais para colocar no Servidor (para separar a entrada da Internet da rede interna)?

Devo comprar um HD externo para usar de Storage?

Devo comprar um HD interno para o Servidor?


Desde já, agradeço.


Fernando Tietê.
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:33 »
Citar
Quero:
-----
Uma rede bem feitinha, para controlar os acessos e níveis de acesso dos usuários centralizar arquivos de fotos, músicas, vídeos e outros dados, compartilhando uma impressora em rede

Para que quer controlar níveis de acesso em celulares e PlayStation?

centralizar arquivos de fotos, músicas, vídeos e outros dados não é tarefa de um servidor, e sim de um media center.

Você quer criar um servidor ou um media center?

Explique em detalhes o que deseja fazer, seja em rede, seja compartilhamento de mídia.

Assim o fórum pode ajudar melhor.

Para impressora, o melhor mesmo é usar um printer server ou um roteador com printer sharing e eventualmente um Nas ( Network adapter Storage)

Pelo que você descreveu, apenas um bom roteador bem configurado resolve seu problema. Não é necessário um computador para isto hoje em dia.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:23 »
De fato, não quero controlar níveis de acesso para os celulares ou o PS3...

Afinal:
a) para os celulares, basta o acesso wi-fi;
b) para o PS3, eu só quero franquear o acesso aos vídeos, fotos e músicas do meu "servidor" (que ainda não é um servidor, rsrs), mas eu não estou conseguindo, não sei por que. Talvez seja problema de configuração no PS3, do domínio...

obs.: eu não sou muito leigo quando se fala de linux, mas ainda estou aprendendo o espírito da coisa, em termos de rede...

A minha ideia é fazer, sim, mais um media center, mas eu senti que precisava de um Servidor (à moda antiga), depois que a minha esposa e a minha mãe têm instalado aquelas tralhas tipo hao123, baidu etc. (moramos, minha família e meus pais, no mesmo terreno, em casas separadas).  Eu queria limpar os PCs delas e criar usuários controlados e administrar os níveis de acesso delas, para impedir que tenham "poder" de instalar esses lixos.

A ideia se aproxima mais do media center, na medida em que eu quero centralizar vídeos, músicas, fotos e documentos (word, principalmente) num lugar só, para liberar espaço nas outras máquinas. Aliás, eu queria até poder usar o Servidor para instalar os meus jogos e rodá-los a partir de unidades mapeadas localmente, se isso for possível.

Quanto à impressora, preciso dela disponível para imprimir a partir de cada máquina e, das minhas dores de cabeça essa seria a menor...

Eu, na verdade, sei que o roteador serve para compartilhar documentos e internet, mas (alguns podem chamar de frescura) eu realmente gostaria de montar uma rede com servidor e "estações" protegidas, por questões de proteção, organização e auto-aprendizado (ainda que "sem fins lucrativos").

O fato é que eu estou pesquisando e já ouvi falar na seguinte estrutura:

                 celulares     Netbooks/Notebook
                        \\        //
                       Roteador wi-fi = Estações 1, 2, ... (por fio)
                             //
                            // (eth1)
                           //
  INTERNET  =>  SERVIDOR = storage (HD externo)
              (eth0)

Só não estou sabendo implementar.


De fato, por enquanto é só para fins didáticos, mas logo logo eu vou ter que implementar algo do gênero no escritório de advocacia da minha mãe (aí eu vou até ter que mexer, de verdade, com servidor MySQL, SQUID etc.
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2014, 19:19 »
Já que você tem um core2duo ai, por que não usa uma solução como o OpenMedia Vault (http://www.openmediavault.org/) ele é relativamente facil de configurar (se controla tudo via browser) e acho que você vai conseguir implementar esse "servidor de arquivos" sem muito trabalho alem de ser muito facil instalar um servidor DNLA tipo o Plex Media Server para vc assistir aos filmes pelo PS3. Quanto a rodar jogos pela rede eu não recomendaria, apesar de ser teoricamente possível acho que você poderia ter problemas de desempenho. Quanto a impressora vc pode liga-la nessa maquina do open media e realizar as configurações necessárias, você acha um monte de tutorial para isso pela internet, afinal o open media linux :)

No mapa que você colocou eu ligaria o roteador direto na internet, evitando que sua "storage" estivesse tão de cara para a internet (alem de isso te poupar o trabalho de configurar o firewall no servidor e outras coisas).

Tudo que eu falei vc pode implementar no ubuntu server sem problema nenhum, talvez só te de um pouco mais de trabalho, pois vc vai ter que editar os arquivos na mão.

Se precisar de mais ajuda ou idéias é só escrever.

Boa sorte

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2014, 13:01 »

1) Já que você tem um core2duo ai, por que não usa uma solução como o OpenMedia Vault...

2) ...além de ser muito fácil instalar um servidor DNLA tipo o Plex Media Server para vc assistir aos filmes pelo PS3...

3) ...quanto a rodar jogos pela rede eu não recomendaria, apesar de ser teoricamente possível acho que você poderia ter problemas de desempenho...

4) ...quanto a impressora vc pode liga-la nessa maquina do open media e realizar as configurações necessárias...

5) ...no mapa que você colocou eu ligaria o roteador direto na internet, evitando que sua "storage" estivesse tão de cara para a internet (além de isso te poupar o trabalho de configurar o firewall no servidor e outras coisas)

6) ...tudo que eu falei vc pode implementar no ubuntu server sem problema nenhum, talvez só te de um pouco mais de trabalho, pois vc vai ter que editar os arquivos na mão.


Rockwave (e quem mais ler este tópico... rsrs),

1) vou correr atrás do OpenMedia Vault. Valeu pela dica. Se eu tiver muita dúvida crio um tópico específico (no lugar específico) sobre ele.

2) esse Plex Media Server (servidor do tipo DNLA) também vou pesquisar... (não tenho problemas com pesquisas, assim... hehe)

3) você não foi o primeiro a me dizer a mesma coisa, ou seja, que é possível, mas não recomendável. Acho que se a minha rede fosse de 1Giga, talvez não tivesse esse porém, correto?

4) deixa eu ver se eu entendi: a impressora eu ligo direto no Servidor (no Core2duo) e tenho que compartilhá-la com a rede normalmente, mas na "unha" (linha de comando), por ser no Ubuntu Server, correto?

5) qual seria um mapa melhor que o meu, então?
Eu tenho a internet, em casa, franqueada pela NET... o Modem é um all-in-one THOMSON

Você não recomenda eu usar 02 (duas) placas de rede no SERVIDOR (Core2duo):

Ao invés disso:

   celulares     Netbooks/Notebook
                        \\        //
                       Roteador wi-fi = Estações 1, 2, ... (por fio)
                             //
                            // (eth1)
                           //
  INTERNET  =>  SERVIDOR = storage (HD externo) (RETIRAR DAQUI)
              (eth0)


Você recomenda isso? Vejamos:

                                celulares
                                   |
                                   | (via wi-fi)
                                   |
                     Netbook   |     
                             \    |      Notebook
                (via wi-fi) \   |     /
                               \  |    / (via wi-fi)
                                \ |   /
   Internet =======> Roteador => Estação
                (por fio)       //                  \\
                                 // (por fio)        \\ (por fio)
                                //                      \\
Impressora <=> SERVIDOR                     Storage (HD externo)



6) não terei muito problema com o ubuntu-server e suas linhas de comando e scripts, pois tenho alguma experiência no Slackware...  ;)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 13:12 por Fernando Ty »
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2014, 13:17 »

1) Já que você tem um core2duo ai, por que não usa uma solução como o OpenMedia Vault...

2) ...além de ser muito fácil instalar um servidor DNLA tipo o Plex Media Server para vc assistir aos filmes pelo PS3...

3) ...quanto a rodar jogos pela rede eu não recomendaria, apesar de ser teoricamente possível acho que você poderia ter problemas de desempenho...

4) ...quanto a impressora vc pode liga-la nessa maquina do open media e realizar as configurações necessárias...

5) ...no mapa que você colocou eu ligaria o roteador direto na internet, evitando que sua "storage" estivesse tão de cara para a internet (além de isso te poupar o trabalho de configurar o firewall no servidor e outras coisas)

6) ...tudo que eu falei vc pode implementar no ubuntu server sem problema nenhum, talvez só te de um pouco mais de trabalho, pois vc vai ter que editar os arquivos na mão.


Rockwave (e quem mais ler este tópico... rsrs),

1) vou correr atrás do OpenMedia Vault. Valeu pela dica. Se eu tiver muita dúvida crio um tópico específico (no lugar específico) sobre ele.

2) esse Plex Media Server (servidor do tipo DNLA) também vou pesquisar... (não tenho problemas com pesquisas, assim... hehe)

3) você não foi o primeiro a me dizer a mesma coisa, ou seja, que é possível, mas não recomendável. Acho que se a minha rede fosse de 1Giga, talvez não tivesse esse porém, correto?

4) deixa eu ver se eu entendi: a impressora eu ligo direto no Servidor (no Core2duo) e tenho que compartilhá-la com a rede normalmente, mas na "unha" (linha de comando), por ser no Ubuntu Server, correto?

5) qual seria um mapa melhor que o meu, então?
Eu tenho a internet, em casa, franqueada pela NET... o Modem é um all-in-one THOMSON

Você não recomenda eu usar 02 (duas) placas de rede no SERVIDOR (Core2duo):

Ao invés disso:

   celulares     Netbooks/Notebook
                        \\        //
                       Roteador wi-fi = Estações 1, 2, ... (por fio)
                             //
                            // (eth1)
                           //
  INTERNET  =>  SERVIDOR = storage (HD externo) (RETIRAR DAQUI)
              (eth0)


Você recomenda isso? Vejamos:


        celulares: Netbook        Notebook
                             \           /
                (via wi-fi) \         /
                               \       / (via wi-fi)
                                \     /
             Internet ==> Roteador => Estação (por fio)
                                  //                  \\
                                 //                    \\
                                //                      \\
Impressora <=> SERVIDOR                     Storage (HD externo)



6) não terei muito problema com o ubuntu-server e suas linhas de comando e scripts, pois tenho alguma experiência no Slackware...  ;)
javascript:void(0);

Vamos lá:
1-) O OpenMedia Vault é uma distribuição, o que eu propus seria vc trocar o Ubuntu pelo OpenMedia. Recomendei ele pq seria mais simples você montar o seu storage/servidor multimidia nele, para instalar ele tem um plugin que instala o plex, por exemplo.

3-) Você teria que levar em consideração que a rede vai ter uma latencia maior do que rodando o jogo a partir de um hd local, e vc ia deixar a rede congestionada, uma rede de 1Gb provavelmente resolveria o problema de largura de banda mas não vejo mto impacto na latencia.

4-) Exatamente, mas vc configuraria no openmedia e não no ubuntu, ja que vc não terá o ubuntu instalado :) -- de toda forma o OpenMedia é baseado no Debian então a configuração quase não muda em relação ao Ubuntu Server.

5-) No mapa que vc colocou:
celulares     Netbooks/Notebook
                        \\        //
                       Roteador wi-fi = Estações 1, 2, ... (por fio)
                             //
                            // (eth1)
                           //
  INTERNET  =>  SERVIDOR = storage (HD externo) (RETIRAR DAQUI)
              (eth0)

Você esta expondo a sua storage diretamente para a internet, imagina um cenário em que alguém utilize uma vulnerabilidade no linux e invada a sua maquina, ela terá acesso a todos os seus arquivos. O mapa que eu faria (e é o que eu to planejando para fazer na minha casa), seria algo do tipo:

celulares: Netbook        Notebook
                             \           /
                (via wi-fi) \         /
                               \       / (via wi-fi)
                                \     /
             Internet ==> Roteador => Estação (por fio)
                                  //                 
                                 //                   
                                //                     
Impressora <=> SERVIDOR ----- Storage (HD externo)

((Quase igual ao seu desenho, só mudando a posição do HD externo  ;) )

Você pode pensar em colocar algumas barreiras restringindo quem acessa o seu storage (por exemplo, fazendo uma regra de firewall q não permita que nenhum trafego externo a sua rede chegue na sua storage).

6-) Se vc ja mexeu com Slack configurar td isso vai ser moleza ;)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2014, 14:30 »

...

Rockwave (e quem mais ler este tópico... rsrs),


1) O OpenMedia Vault é uma distribuição...  

2) O Plex é suave de instalar nessa distro, correto? rs ...então,  acho que isso aí, até agora, é de boa

3) instalação de jogo em unidade mapeada está fora de questão, então. E com bons argumentos/critérios.

4) Experimentarei o OpenMedia Vault, então. Verei alguns artigos sobre ele. Mas, sendo Debian-like, acho que não terei problemas...

5)  O mapa que eu testarei, então, será como o sugerido por você:

                 celulares/Netbook/Notebook
                             \           /
                (via wi-fi) \         /
                               \       / (via wi-fi)
                                \     /
             Internet ==> Roteador => Estação (por fio)
                                  //                
                                 //                    
                                //                      
Impressora <=> SERVIDOR ----- Storage (HD externo)

Nesse panorama eu já estou acostumado a trabalhar... hehe... eu achei que tinha um jeito mais seguro de organizar a rede, sei lá... achei que distribuindo tudo a partir do roteador, eu não conseguiria a hierarquia

               SERVIDOR
   Storage _ _|    |  |_ _ Impressora
              _ _ _  _|_ _ _ _
              |         |         |
           PC      Note    Net

Mas, o principal, que é mais importante do que esse media center, é o fato de controlar aquela sanha instaladora da minha mãe, da minha irmã quando vem em casa e da minha esposa... hehehe

Sempre que Aparece alguma coisa "nova", já querem instalar (o baixaki é o maior culpado) e não desmarcam nenhuma idiotice inútil... resultado: baidu, hao123, gamespy, sei lá mais o quê... e, o pior: máquinas rápidas (o note da minha mãe é um i5 com 8GB de RAM) lentas como um Pentium 100... rsrsrss

E, como sou eu o único que entende... só ouço: "a culpa foi sua, aí, com esses joguinhos..."

Por isso, eu queria fazer um controle, via Servidor, dos usuários, para que elas não caiam nessas armadilhas...

Dentro desse panorama eu consigo administrar os usuários das máquinas delas, certo? rs
Enfim, vou seguir as ajudas daqui, amigo(s)...

« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 15:18 por Fernando Ty »
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2014, 14:40 »
O Plex é bem tranquilo de instalar.
Quanto a questão de administração dos usuarios, utiliza o samba pra fazer isso, só configurar as maquinas windows para se autenticarem no samba, nesse caso o samba funcionaria como um Active Directory. Você pode centralizar tudo no open media ou ubuntu ou debian ou slackware.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2014, 15:17 »
O Plex é bem tranquilo de instalar.
Quanto a questão de administração dos usuarios, utiliza o samba pra fazer isso, só configurar as maquinas windows para se autenticarem no samba, nesse caso o samba funcionaria como um Active Directory. Você pode centralizar tudo no open media ou ubuntu ou debian ou slackware.

Bom, meu querido, vou testar isso tudo entre hoje e amanhã...

Agradeço, por ora, meu amigo!

Eu posto os resultados, amanhã à tarde!

Abraços.

;-)
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:33 »
 
Citar
Mas, o principal, que é mais importante do que esse media center, é o fato de controlar aquela sanha instaladora da minha mãe, da minha irmã quando vem em casa e da minha esposa... hehehe

Não importa o sistema, tire os poderes administrativos das máquinas.  (parece que são Windows)

Crie uma senha de administrador nos Windows, um usuário administrador para você e depois remova os.poderes administrativos do povo.

Eles só podem instalar algo se o administrador deixar. Não tem outro jeito.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2014, 17:47 »
claro, não esqueça de depois disso vestir uma cueca de amianto, pq elas vão vir soltando labaredas pra cima de você na primeira vez que tentarem executar algum programa e descobrirem que não conseguem mais, ou que o inocente programinha que traz aqueles ícones bonitinhos, por algum motivo inexplicável, só funciona se for administrador da máquina...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2014, 18:03 »
claro, não esqueça de depois disso vestir uma cueca de amianto, pq elas vão vir soltando labaredas pra cima de você na primeira vez que tentarem executar algum programa e descobrirem que não conseguem mais, ou que o inocente programinha que traz aqueles ícones bonitinhos, por algum motivo inexplicável, só funciona se for administrador da máquina...

kkkkkkkkkk. Realmente, windowns com senha de administrador e conta padrão consegue ser bem mais chato que linux em questão de pedir senhas. Acho que pra esse caso não tem jeito a não ser tomar consciência.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2014, 18:09 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Como Estruturar uma rede doméstica?
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2014, 16:07 »
hehe...

Me propus a fazer tantas coisas nas minhas máquinas, neste fim de semana, que não consegui implementar tudo o que me sugeriram aqui...

Mas o servidor eu preferi testar, por enquanto, o Ubuntu Server (ele tem bem mais ajuda na net, que o OpenMedia Vault - este, vou colocar numa máquina virtual, primeiro, para ver qual é a dele).

Eu consegui criar usuários no servidor, "no samba" e nas Estações 1 e 2 (este um Netbook que a minha esposa usa bastante)... segui uns HOWTOs no youtube, e consegui criar e compartilhar pastas, com coisas interessantes, como por exemplo a lixeira no SAMBA e uma "pequena" auditoria... hehe...

No caso da minha esposa, não quis colocar a limitação no usuário, na verdade pq eu já a conscientizei - espero eu - de tomar um extremo cuidado com instalação de coisas, principalmente do baixaki e daqueles "plugins" de FLVs da vida (cheios de virus e outras ameaças mais)

Mas não consegui mexer no da minha mãe. Este será um caso à parte. Ela tem um belo Notebook da Asus, i5 com 8GB, com Win8... cheio de hao123 da vida, mas eu precisarei de MUUUUITO tempo para poder fazer backups e reinstalações ali... hehe ...agora, a "dor de cabeça" será centralizar tudo, copiando os diversos arquivos de video, audio, fotos e .docs de todos os lugares da terra (nos 2 PCs, no Netbook, no Notebook, nos 3 pendrives de 8GB e até no cartão de memória do celular de 8GB do meu Samsung Galaxy SII... hehehehe

Agora, descobri um problema um tanto mais urgente:

Espaço pequeno e dividido, por enquanto (não consegui comprar, este mês, o HD externo que eu preciso...) eu questionei o problema do espaço aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114567.0.html  

Bem, espero - e agradeço - desde de já, ajuda quanto à minha questão do armazenamento "dividido"...

Abraços.

Fernando Tietê.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 16:23 por Fernando Ty »
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3