Autor Tópico: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes  (Lida 4831 vezes)

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Online: 25 de Agosto de 2014, 17:07 »
Olá pessoal.
Sou novo no Fórum e iniciante no linux. Estou com o seguinte problema:

Tenho um server Ubuntu 12.04 que utilizo como proxy, ele esta funcionando corretamente, porém depois de um determinado tempo, não sei lhes informar quanto tempo exato, mas ele para de compartilhar e até mesmo de responder via ping de uma estação cliente, ai vou até o teclado do proxy e pressiono qualquer tecla e automaticamente ele retorna o ping e o compartilhamento da internet.

Também notei que ele atrasa a hora, já realizei a troca da bateria e mesmo assim ele ainda continua atrasando. Então depois de várias pesquisas pela internet encontrei a ferramenta NTP, fiz a instalação e configuração a hora já esta ok pelo menos até o momento.

Mas o caso do servidor parar de compartilhar a internet e o parar de responder o ping na rede não encontrei em nenhum fórum e o pessoal que eu conheço também não sabem ou nunca viram algo parecido.

Alguém ai na comunidade já teve o mesmo problema ou já viu algo parecido que possa me dar alguma dica.

Abraços

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2014, 17:11 »
Está usando Ubuntu Desktop ou Ubuntu Server? Qualquer versão desktop tem suspensão automática em caso de ociosidade.

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2014, 17:15 »
Boa tarde.

Utilizo o Ubuntu 12.04.5 LTS Server, apenas em modo texto.

Abraços.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2014, 21:46 »
Tem toda a cara de que sua máquina está entrando em modo de economia de energia e desligando discos e rede. Agora... pq uma máquina servidora faria isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2014, 07:39 »
Bom dia.

Então não sei o porque, não consigo dizer se ela já havia este problema, pois desde a instalação eu realizado os testes ao lado do servidor com uma maquina de teste e nunca me deu esse problema.

Depois que coloquei para rodar dentro da minha rede interna me deparei com esse problema.

Estou fazendo pesquisas para ver se resolvo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2014, 12:06 »
Experimente desativar a ACPI. Acompanhar os logs do sistema nesse momento também pode ajudar, pois as operações de energia são registradas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2014, 09:16 »
Bom dia.

Conforme solicitado desativei a ACPI, mas o problema persistiu. Então fui analisar os logs e identifiquei o seguinte erro, mais ou menos nos horários que o servidor parava de responder, segue erro:
Proxy kernel: [   18.580459] snd_via82xx_modem: probe of 0000:00:11.6 failed with error -13

Pesquisei na net e no meu entendimento esta atrelado a minha placa de rede "Offboard", devido ao horário não pude realizar a troca, hoje entrei mais cedo na firma e retirei a placa.

O server esta rodando desde as 07h30min sem erros nos logs e a comunicação ok.

Vou aguardar e analisar os log até o fim do dia e amanhã informo se resolvido ou não.

Obrigado pelas dicas ai pessoal.

Abraços

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2014, 11:09 »
Tudo indica que realmente era a placa de rede oscilando.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2014, 11:26 »
Mas pq ela retornaria ao usar o teclado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2014, 11:56 »
Não sei o porque retornaria ao pressionar o teclado, dentro da minha rede local eu como cliente não tinha o acesso nem via ssh e o PING para o servidor não respondia , já no shell deixava pingando para o ip do meu sistema, ou pra o site do google, ou para o meu serviço de e-mail vinculado na minha matriz situada em VR, os testes no shell não havia perdas de pacotes para ping externos.

Após pressionar o teclado o serviço interno retornava, muito estranho.

Para constar até agora não tive nenhum erro e nenhuma queda na minha rede, serviço de proxy rodando desde ás 07h28min.


Abraços.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2014, 12:00 »
segue erro:
Proxy kernel: [   18.580459] snd_via82xx_modem: probe of 0000:00:11.6 failed with error -13

Pesquisei na net e no meu entendimento esta atrelado a minha placa de rede "Offboard", devido ao horário não pude realizar a troca, hoje entrei mais cedo na firma e retirei a placa.

Vamos traduzir, já que este dispositivo não é uma placa de rede:

snd (sound) via82xx_modem => este é um modulo em sua placa de som que emula um modem discado.

Se não utiliza este modem, coloque ele na blacklist

Código: [Selecionar]
echo blacklist snd_via82xx_modem | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist.conf
O erro irá "sumir" pois o sistema não tentará mais carregar o módulo.

Se removeu sua placa de rede offboard e resolveu, você tinha dois erros e não apenas um.

Neste caso, troque a placa de rede.

[]'s

Offline joaoheitorfogaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu desconecta dos pc/clientes
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2014, 10:14 »
Bom dia.


Senhores, muito obrigado pelas dicas, meu servidor esta funcionando corretamente desde ontem, quando realizei todos os procedimentos.


Abraços.