Autor Tópico: qtiPlot - Ponto ou Virgula  (Lida 3318 vezes)

Offline pedrohgalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
qtiPlot - Ponto ou Virgula
« Online: 23 de Agosto de 2014, 01:38 »
Olá a todos. Faço uso do aplicativo qtiPlot a um tempinho pra plotar gráficos a partir de resultados obtidos
experimentalmente em aulas de laboratório. Porém algumas vezes sempre me deparo com um pequeno problema
que me atrapalha bastante e não encontrei uma maneira de solucionar.
Em laboratório, eu uso um equipamento que possui uma porta USB que me permite salvar os dados experimentais em uma tabela no formato ASCII
e logo mais eu importo esta tabela para o meu aplicativo qtiPlot, porém, ao importar, valores como "3,2" ou "10,5" vem descritos como "3.2000" e "10.500"
e isso da problema por que "3.2000" pro qtiPlot é "32000" e não "3,2". Na hora de plotar, sai tudo errado e por fim acabo manualmente trocando todos estes pontos por
vírgulas.
Se alguém tiver uma solução pra isso, ou ao menos uma sugestão que me de menos trabalho do que trocar mais de 350 linhas e colunas de tabela manualmente
eu ja agradeço muito :D

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: qtiPlot - Ponto ou Virgula
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2014, 02:52 »
Olá... Creio que este aplicativo qtiPlot trate sempre o caractere '.' (Ponto) internamente em seu código, como parte de um valor decimal (E parece considerar também a Vírgula sempre como milhar, talvez acidentalmente na hora de converter).

Certifique se nas preferências do aplicativo (Em alguma opção de menu) existe a possibilidade se configurar o símbolo decimal padrão a ser usado (Ponto ou Vírgula). Se não for possível, o aplicativo sempre esperará que um valor decimal contenha o Ponto. Daí, não tem como resolver (No caso de valor decimal: Apenas editando o arquivo de origem e trocando sempre Vírgula por Ponto) apenas tendo uma versão mais nova do aplicativo que permita esta configuração por parte do usuário.

Agora tem um grande detalhe no caso de milhar: Se atualmente no arquivo de origem você tiver um valor 3.000 (Por exemplo, que efetivamente corresponda ao valor 3 mil) antes de você realizar o procedimento de trocar todas as Vírgulas por Pontos, você precisa impreterivelmente remover primeiro todos os valores com Pontos (De 1.000 para 1000, de 3.302 para 3302, etc) dentro do arquivo e só depois trocar Vírgulas por Pontos.

Mas claro, nenhuma outra informação técnica usada pelo qtiPlot (Que geralmente fica no cabeçalho/início do arquivo) que contenha o Ponto ou Vírgula deverá ser modificada, só ter cuidado. Os editores de texto permitem você trocar caracteres A por B numa tacada só, creio que não dará muito trabalho. Resumindo:

1) Se comprovado que o Ponto dentro de cada valor de origem é referente à milhar: Remova todos os pontos dos valores;

2) Troque todas as Vírgulas por Pontos, para fazer o aplicativo tratar corretamente valores decimais;
« Última modificação: 23 de Agosto de 2014, 03:08 por delhmc »

Offline pedrohgalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: qtiPlot - Ponto ou Virgula
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2014, 23:11 »
Muito obrigado. Consegui redefinir na janela de preferências.
Problema resolvido!

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: qtiPlot - Ponto ou Virgula
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2014, 14:43 »
Boa tarde... Bacana que resolveu, rs! Edite quando possível sua postagem e conclua este tópico como "resolvido", um abraço!