Autor Tópico: Conectar um pc windows via samba - Resolvido.  (Lida 3715 vezes)

Offline paulomanciolli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Conectar um pc windows via samba - Resolvido.
« Online: 22 de Agosto de 2014, 21:03 »
Boa noite a todos, se bem me lembro, até aproximadamente a versão 9 do ubuntu eu conectava via samba meus pcs windows via ubuntu e também conectava pc ubuntu via windows. Acontece que de uma certa versão pra cá, meu ubuntu nunca mais acessou meu pc windows. Já fiz muitas pesquisas, muitas mesmo, mas nunca achei uma que me ensinasse a conectar o windows pelo ubuntu, se for o contrário eu faço normalmente, conecto o ubuntu tanto com exegencia de senha ou sem ela. Eu tenho certeza de que quem está errado sou eu, mas eu realmente não sei o que fazer, alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 16:49 por paulomanciolli »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Conectar um pc windows via samba
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2014, 22:23 »
Boa noite! Tente acessar (Pela caixa de texto de endereço) através do seu Gerenciador de Arquivos (Caja, etc. Não me lembro se o Nautilus tem a caixa de endereço) assim /NOME_PC_REDE

Depois dê <ENTER>. Digite tudo em maiúsculo ou use o próprio IP do outro pc, ex: /192.168.0.105. Possivelmente irá abrir uma caixa de diálogo, então, digite o nome exato do usuário criado no Windows (Inclusive se tiver acento) + senha deste usuário. Caso mesmo assim não funcione, tente mapear desta forma: http://goo.gl/XqlEic
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 22:25 por delhmc »

Offline paulomanciolli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Conectar um pc windows via samba
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2014, 16:52 »
Olá, agradeço a atenção. Inclusive eu demorei responder porque estava testando. Infelizmente não consegui,fiz as configurações recomendadas e estou me deparando com esta mensagem:não foi possível montar a localização falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor. Você teria alguma outra opção?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Conectar um pc windows via samba
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:00 »
Instale o pacote smbfs e veja se consegue acessar as máquinas Windows da maneira que o delhmc sugeriu, ou seja, abrindo o endereço smb://IP/ no Nautilus (ou qual seja seu gerenciador de arquivos).

Para ser acessado a partir do Windows, certifique-se de que os serviços "smbd" e "nmbd" estejam ativos; se preciso, reinicie-os com os comandos "sudo service smbd restart" e "sudo service nmbd restart".

OBS: Máquinas com conexões wireless não conseguem manter esse serviço ativo o tempo todo, pois a cada vez que a conexão cai, o serviço cai junto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline paulomanciolli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Conectar um pc windows via samba - Resolvido.
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2014, 16:52 »
Usei a conexão cabeada e deu certo. Obrigado pelas dicas.