Autor Tópico: Temperatura elevada do processador  (Lida 6286 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Temperatura elevada do processador
« Online: 20 de Agosto de 2014, 14:08 »
Galera no inicio achei que era um problema de hardware, pois meu notebook esquenta muito e desliga.
O cooler só começa a rodar forte quando o processador ja esta quente, dai não adianta pois ele desliga.

Comecei a pesquisar e parece que pode ser um problema no kernel do ubuntu, achei vários fóruns onde pessoas relatam o mesmo problema e conseguiram solucionar editando um arquivo do kernel, mas nessa nova versão (ubuntu 14.04.1 lts)  do ubuntu esses arquivos já não existem mais.





Citar
http://www.chavao.net/linux/temperaturas-altas-do-processador-no-ubuntu/

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Uma-versao-do-Ubuntu-esta-esquentando-e-desliga-o-cp


Alguem poderia me ajudar ou me passar um programa que configure(nao o q só monitora) as rotações do cooler  ou o tempo de checagem da temperatura feito pelo kernel.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 16:02 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2014, 14:25 »
Olá, você chegou a abrir a tampa traseira do notebook pra checar se é preciso fazer uma limpeza no cooler? Sempre é bom fazer uma manutenção deste tipo. Se tiver poeira em excesso, o trabalho do cooler será insuficiente, mesmo rodando. O computador só vai esquentar se não houver ventilação adequada e/ou se algum processo/aplicativo estiver rodando em background continuamente ou mesmo exigindo muita CPU. Dê uma monitorada constante nos processos que estão rodando. Se o consumo de CPU for alto, mas você não consegue identificar na lista de processos, já é algo suspeito.

O fato do notebook superaquecer e desligar, já não é bom sinal, rs. Se você pretende ficar com este notebook, sugiro comprar uma base dissipadora de calor ou mesmo tentar usar aqueles dissipadores de borracha (Tem até da China, é baratinho) usando-os como pezinhos...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 14:29 por delhmc »

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2014, 14:29 »
Ja fiz a limpeza e passei pasta térmica, faz 14 meses que tenho ele. Quando o cooler começa a rodar forte da pra senti bastante ar quente saindo, mas ele roda forte só quando ta perto de desliga. Em algumas bios é possível alterar o valor da rotação do cooler, mas a BIOS do meu notebook e desses mais novos é muito limitada. Acho que se tivesse algum programa que pudesse gerenciar as rotações do cooler ajudaria, mesmo que gastando mais energia pra mim não seria problema.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 14:33 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2014, 14:40 »
Atualiza o kernel:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Tente o kernel 3.14 (3.14.17 ou mais recente) ou o 3.16.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:59 »
Atualiza o kernel:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Tente o kernel 3.14 (3.14.17 ou mais recente) ou o 3.16.

Instalei o  kernel 3.17 low latency para 64bits.
e segui essas instruções também.
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy#How_to_control_fan_speed_.28lm-sensors.29

Obrigado, parece que o problema resolveu não desligou mais, o cooler agora fica rodando constantemente em uma velocidade baixa, da pra senti a brisa de ar quente saindo aos poucos, a temperatura ta estacionada em 60ºC, parece um pouco alta mas é porque ta calor aqui. Obrigado.  
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 16:01 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2014, 16:03 »
Tive muito problema assim no Linux Mint 13 juntamente com o Jupiter e TLP, hoje uso nenhum dos dois e funciona maravilha. Aqui em SP tá quente.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 23:52 »
Instalei o  kernel 3.17 low latency para 64bits.

Foi o 3.14.17 ou o 3.17-rc1 ? Cuidado para não instalar kernel novo demais, principalmentes os release candidates.

E não precisava ser o low latency, podia ser o generic mesmo. Esse low latency só se você for mexer com edição de áudio ou algo do tipo.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 23:54 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 23:57 »
Instalei o  kernel 3.17 low latency para 64bits.

Foi o 3.14.17 ou o 3.17-rc1 ? Cuidado para não instalar kernel novo demais, principalmentes os release candidates


eu sei disso. eu instalei essa versao 3.17 pq formatei meu noteboos faz um dia. to testando. mas vo faze um downgrade pro kernel 3.16 se der mt asia. gostei da 3.17 pq eu tava vendo ela atualiza bastante coisa. em relacao  a placa grafica entre outros.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Temperatura elevada do processador
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2014, 00:34 »
Bom, a versão do kernel 3.17 rc ja deu uns problema aqui, acredito que deve ser o kernel,
1 - após eu voltar da hibernação sumiu o ponteiro do mouse/touch, isso aconteceu só uma vez
2 - a rede wireless fica perdendo a conexao, ela diz q ta conectada mas ao pingar no gateway ele não responde, preciso conectar novamente para poder funcionar.
De resto está aparentemente normal.

Vou instalar a versão 3.16.1 lowlatency. :)
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley