Autor Tópico: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows  (Lida 5447 vezes)

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Online: 20 de Agosto de 2014, 13:33 »
Estava ontem instalando a nova versão do Ubuntu 14.04 quando sem perceber marquei a opção de instalar em todo o HD (cagada minha, já tava tudo configurado e as partições separadinhas).

Resumindo: Ele passou por cima de tudo e instalou no meu HD inteiro, perdi o meu Windows 8 que veio junto com o notebook. Não quero recuperar meus arquivos até mesmo porque não tinha muita coisa.

Acontece que esses novos notebooks não vem com mídia de recuperação e não sei como faço pra tentar recuperar meu sistema antigo. Liguei lá na Dell e o cara falou que eu me fodi, porque alterei o sistema original e se eu desse sorte minha key ficava salva na placa mãe, mas talvez o Ubuntu tenha alterado isso etc.

Alguém já passou por isso, sabe como funciona?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:17 »
-sacanagem venderem notebook s/ dvd de instalação  :-[ :-[

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:32 »
Se você comprou o note com o Windows instalado, creio que você tem direito sim a uma distribuição da mídia CD/DVD, basta pra isso (No mínimo) exigir da loja a Key instalada neste notebook. A Dell deve ter esta informação, depois ligue na Microsoft, repasse a Key/Registro, que eles irão enviar um CD/DVD no seu endereço...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 15:39 por delhmc »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:42 »
porque alterei o sistema original e se eu desse sorte minha key ficava salva na placa mãe, mas talvez o Ubuntu tenha alterado isso etc.

Eu acho que esse atendente está equivocado. Como assim a key fica na placa mãe? Está com cara de atendente de telemarketing que não tem experiência alguma em hardware...

E outra, você comprou o windows 8 junto da máquina (venda casada), então tem que ter um jeito de recuperar a key do windows 8. Seu notebook tem um número de série, que está vinculado à chave do windows 8 OEM fornecido junto.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:50 »
Pois é, esta história de key ser armazenada na placa-mãe foi demais, hehe...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:52 »
Pois é, esta história de key ser armazenada na placa-mãe foi demais, hehe...

Você liga para a assistência, e é você que acaba sanando as dúvidas dos caras... heh
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 21:10 »
Suporte tecnico da Dell é muito bom... Fale com os caras... Eu já tive um dell-1525... Sempre fui bem atendido

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:02 »
porque alterei o sistema original e se eu desse sorte minha key ficava salva na placa mãe, mas talvez o Ubuntu tenha alterado isso etc.

Eu acho que esse atendente está equivocado. Como assim a key fica na placa mãe? Está com cara de atendente de telemarketing que não tem experiência alguma em hardware...

E outra, você comprou o windows 8 junto da máquina (venda casada), então tem que ter um jeito de recuperar a key do windows 8. Seu notebook tem um número de série, que está vinculado à chave do windows 8 OEM fornecido junto.

Pior que o cara tinha razão. Antes os notes vinham com o serial key colado em baixo, atrás da bateria etc. Hoje em dia o key vem registrado na Bios da placa mãe, tanto é que quando você usa uma instalação limpa do Windows, ele nem pede o serial e já ativa sozinho.

Minha duvida era se o Ubuntu alterava esse registro. Hoje vou gravar um novo Rwindows e testar se funciona.

Quando aos outros comentários, agradeço, mas foi mais ou menos o que deixei claro para o atendente mesmo. Quando ele encheu a boca e disse:

- Você alterou o sistema do seu aparelho e segundo o nosso termo de garantia, alterações no sistema original perdem a garantia.

Eu simplesmente respondi que não estava solicitando garantia, e sim o serial e mídia do meu S.O. que eu fui obrigado a adquirir junto com meu notebook, já que eles não me dão a opção de comprar ele sem S.O. ou com Ubuntu. E se eu havia pago este valor embutido no computador, eu tinha direito a ter a minha chave de ativação.

Depois disso ele acabou me dando mais atenção e depois de falar com o superior, disse pra mim tentar instalar uma copia original e ver se ativa sozinho. Senão eu ligo lá de novo.

Ainda tentou me convencer que esse negócio de Key imbutida na placa e a ausencia de mídia era uma modernidade. Quando na verdade eu encaro como uma maneira de te deixar preso ao S.O. que vem de fábrica, pois só ele acessa e entende aquela derma e partições escondidas com recovery.

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:05 »
Só acrescentando sobre a informação da Key na placa:

http://www.ratondownload.com.br/2013/09/tutorial-iformatacao-com-serial-na-bios.html

Os montadores de computadores que colocam o sistema operacional Windows 8 nos seus produtos estão colocando este número na própria BIOS. Assim, o sistema operacional automaticamente reconhece que o sistema operacional é legal (ou seja, não e um produto pirata) e pode proceder a instalação.
Porem isso acareta um problema seriu, pois o usuario fica preso no sistema operacional original que veio na maquina. Assim se o usuario comprou uma chave de atulização do sistema windows (ex: windows 8 PRO), ate mesmo fazer um downgrade do sistema com windows 7 ou ate instalar uma versao do linux, isso é impossivel, pois na hora da instalação logo apoz o boot aparece uma mensagem de erro “A chave do windows não é compatível com a imagem do windows que voce está usando pra instalar o windows” ou algo parecido.


--------------------------------------------------------

http://www.dicasparacomputador.com/serial-oem-que-significa-que-slp-sistema-fechado-pre-instalado

Na verdade isso se chama SLP (System Locked Pre-installation), no português Sistema Fechado Pré-instalado. Ou seja, é uma cópia do Windows que ao ser instalado em uma determinada BIOS de placa-me, não é necessário colocar nenhuma serial key para ativá-lo, sendo que isso é feito automaticamente, deixando o Windows original para aquele computador.

As placa-mãe de grandes fabricantes como HP, Dell, Lenovo, Acer, Sony e outras no mercado vem introduzidas em suas BIOS uma sequencia de textos e códigos que ao ser instalado o Windows, o sistema operacional irá verificar estes códigos da placa mãe em conjunto com a serial pré-determinada do fabricante e ai sim ativar ou não o Windows, deixando-o original


Fonte: Serial OEM: O que significa e o que é SLP (Sistema Fechado Pré-instalado) http://www.dicasparacomputador.com/serial-oem-que-significa-que-slp-sistema-fechado-pre-instalado#ixzz3B2Uvtn7z

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:14 »
Nilson15, dá uma certificada se aparece a Key na BIOS, se sim, é só ligar na Microsoft e pedir pra enviar um CD pra você. Creio que o vacilo foi você comentar ao suporte da Dell sobre usa tentativa de instalar o Linux e ter dado problema, você poderia apenas exigir uma cópia do CD ou confirmar/solicitar os dados da Key, rs. E sobre esta amarração das montadoras, creio ser conduta abusiva (Se existir mesmo este impedimento de reinstalação de outros sistemas) uma vez que, depois de findar o suporte, o cliente pode fazer o que quiser na máquina...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2014, 12:17 por delhmc »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:19 »
Só acrescentando sobre a informação da Key na placa:

http://www.ratondownload.com.br/2013/09/tutorial-iformatacao-com-serial-na-bios.html

Os montadores de computadores que colocam o sistema operacional Windows 8 nos seus produtos estão colocando este número na própria BIOS. Assim, o sistema operacional automaticamente reconhece que o sistema operacional é legal (ou seja, não e um produto pirata) e pode proceder a instalação.
Porem isso acareta um problema seriu, pois o usuario fica preso no sistema operacional original que veio na maquina. Assim se o usuario comprou uma chave de atulização do sistema windows (ex: windows 8 PRO), ate mesmo fazer um downgrade do sistema com windows 7 ou ate instalar uma versao do linux, isso é impossivel, pois na hora da instalação logo apoz o boot aparece uma mensagem de erro “A chave do windows não é compatível com a imagem do windows que voce está usando pra instalar o windows” ou algo parecido.


--------------------------------------------------------

http://www.dicasparacomputador.com/serial-oem-que-significa-que-slp-sistema-fechado-pre-instalado

Na verdade isso se chama SLP (System Locked Pre-installation), no português Sistema Fechado Pré-instalado. Ou seja, é uma cópia do Windows que ao ser instalado em uma determinada BIOS de placa-me, não é necessário colocar nenhuma serial key para ativá-lo, sendo que isso é feito automaticamente, deixando o Windows original para aquele computador.

As placa-mãe de grandes fabricantes como HP, Dell, Lenovo, Acer, Sony e outras no mercado vem introduzidas em suas BIOS uma sequencia de textos e códigos que ao ser instalado o Windows, o sistema operacional irá verificar estes códigos da placa mãe em conjunto com a serial pré-determinada do fabricante e ai sim ativar ou não o Windows, deixando-o original


Fonte: Serial OEM: O que significa e o que é SLP (Sistema Fechado Pré-instalado) http://www.dicasparacomputador.com/serial-oem-que-significa-que-slp-sistema-fechado-pre-instalado#ixzz3B2Uvtn7z

Então quer dizer que o atendente estava certo.  :)

Agora isso ser modernidade ou não já é outros quinhentos...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu por cima do meu Windows
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2014, 10:01 »
Só dando o feedback caso alguém encontre esse topico futuramente e queira saber o desfecho. Instalei o Window$ usando um outro disco e não pediu ativação nenhuma e tá lá sussa funcionando. O cara do suporte não sabia se iria funcionar, mas funcionou.