Autor Tópico: [RESOLVIDO] Drivers dos chips gráficos Intel  (Lida 1992 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Drivers dos chips gráficos Intel
« Online: 20 de Agosto de 2014, 10:19 »
Bom dia!

Gostaria de saber qual é a diferença entre o driver da Intel que vem no kernel do Linux e aqueles que se pode baixar no site da Intel. Por exemplo aqui mostra como instalar o driver.

Abraços!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2014, 03:34 por Renan Rischiotto »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Drivers dos chips gráficos Intel
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:49 »
Com 99% de certeza afirmo que o que muda são apenas as versões (basta olhar o comando de instalação, que simplesmente procede com a instalação do xserver e do xorg). Essa PPA deve vir com versões mais atualizadas das bibliotecas comparadas aquelas que vêm por padrão no Ubuntu.

Aqui, por exemplo, atualizei o Kernel para a versão 3.16.1 (via ferramenta de atualização do BigBruno) e o Mesa para a versão 10.3 (via PPA OIBAF), o que melhorou muito o desempenho gráfico de meu Intel Core I5 2430M (gráficos Intel HD 3000).

Esta nova versão do Mesa (10.3) tem suporte total ao OpenGL 3.1, 3.2 e 3.3 (além de várias atualizações compatíveis com as versões 4.x do OpenGL, porém que não são aproveitadas pelo meu chip gráfico por ele não ter suporte a elas).

Com o suporte ao OpenGL 3.x (e mais as as demais atualizações das bibliotecas gráficas) finalmente pude rodar o game Trine 2 (da Steam) sem maiores problemas, da mesma forma que é possível no Windows. Antes da atualização era impossível fazê-lo, mas bastou atualizar o Kernel e o Mesa e ... Voilà ... problema resolvido!

Entretanto, lembro que o Mesa 10.3 ainda é uma versão não estável, logo não há garantias de que o seu sistema não venha apresentar problemas. A mesma coisa pode ser dito quanto a atualização de Kernel, que também pode acarretar em bugs (sendo este um dos motivos que levaram a equipe do Linux Mint a desativá-la por padrão na distro, deixando-a apenas disponível para ser feita de forma manual, via Gerenciador de Atualizações). Desta forma, se quiser seguir adiante, esteja ciente disso.

De qualquer forma, aguardemos as opiniões dos colegas mais experientes e com maior conhecimento na área.

Abraço.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 10:52 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Drivers dos chips gráficos Intel
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2014, 13:06 »
Obrigado hugoleal85 :)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Drivers dos chips gráficos Intel
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2014, 18:28 »
[...]
Aqui, por exemplo, atualizei o Kernel para a versão 3.16.1 (via ferramenta de atualização do BigBruno) e o Mesa para a versão 10.3 (via PPA OIBAF), o que melhorou muito o desempenho gráfico de meu Intel Core I5 2430M (gráficos Intel HD 3000).

[...]
Entretanto, lembro que o Mesa 10.3 ainda é uma versão não estável, logo não há garantias de que o seu sistema não venha apresentar problemas. [...]

Tinha até me interessado em atualizar o meu sistema, mas a segunda parte do depoimento foi um balde de gelo em mim...  :'( :'(

Minha máquina é de produção e dar defeito, ou erro, é perder tempo e dinheiro para mim...!!! :( :(
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Drivers dos chips gráficos Intel
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2014, 19:08 »
[...]
Aqui, por exemplo, atualizei o Kernel para a versão 3.16.1 (via ferramenta de atualização do BigBruno) e o Mesa para a versão 10.3 (via PPA OIBAF), o que melhorou muito o desempenho gráfico de meu Intel Core I5 2430M (gráficos Intel HD 3000).

[...]
Entretanto, lembro que o Mesa 10.3 ainda é uma versão não estável, logo não há garantias de que o seu sistema não venha apresentar problemas. [...]

Tinha até me interessado em atualizar o meu sistema, mas a segunda parte do depoimento foi um balde de gelo em mim...  :'( :'(

Minha máquina é de produção e dar defeito, ou erro, é perder tempo e dinheiro para mim...!!! :( :(

Companheiro,

Estou utilizando os drivers do OIBAF há um bom tempo sem qualquer problema.

Entretanto, para máquinas de produção realmente não indico (a menos que seja em dual boot), pois sempre há o risco de algo dar errado.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog