Autor Tópico: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais  (Lida 3435 vezes)

Offline Roberto Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Experiente em MainFrame e Aprendiz em Linux
    • Ver perfil
Olá pessoal !
Sou principiante no Ubuntu. O que sei aprendí pela Internet: Muito por êste forum. Mas para o problema abaixo, resolví registrar-me.

Tenho instalado o XP Home Edition: Embora as suas limitações, para aprender o Ubuntu, serve.
 
    1.    Instalei nesse XP (host) o VirtualBox com as extensões.
           Nesse "host", uma Máquina Virtual (VM) com o SO Ubuntu 12.04 (guest) com 32bits e com 64bits, disco virtual de 8 MB:
           Atualizei o Kernel e instalei os Adicionais para Convidados (Guest Additions)
           Usando...., errando e aprendendo, a Máquina Virtual vai ficando bagunçada, com disco cheio e lenta.
           Por várias vêzes, exclui tudo: VirtualBox, Máquina Virtual e arquivos.
           E, recomecei êste ítem  "1", com mais segurança, pelo conhecimento adquirido até então. E sempre, tudo deu certo.  
 
   2.    Na ultima vez, começaram os problemas. A única alteração foi aumentar o disco virtual de 8 MB para 20 MB
          Após a instalação do Ubuntu, ao reiniciar o computador (a VM), começou o que segue:
               - As vêzes não reinicia (aborta) e é preciso remover a VM, criar outra e instalar o Ubuntu de novo.
               - As vêzes, reinicia.
                    Mas, não consigo atualizar o Kernel: Não está na central de programas. Então atualizo por linha de comando mas creio que não o faz completo,
                    pois não proporciona os benefícios do Guest Additions (copy e past, por exemplo).
               Continuo os procedimentos de pós-instalação e, desligo a VM.
               Ao reiniciá-la, dá erro: No ubuntu, no momento de digitar a SENHA (ela aborta) e permanece no estado de abortada.
               De novo é preciso remover tudo e instalar de novo.
           E não consigo sair deste item "2"  

Êste é o erro que dá:
     VirtualBox.exe - Erro de aplicativo
     Exceção unknown software exception (0xc00000943) em 0x0d898c67
     Click em ok para encerrar


Desde já agradeço toda a ajuda que vier.
Roberto Lembo
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 00:56 por Roberto Ubuntu »
Roberto Lembo
Brasil - São Paulo-SP - roberto7lembo5@gmail.com

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2014, 02:37 »
Cara... windows XP perdeu suporte desde abril...

Esse SO tem várias limitações...

Instala o ubuntu em dual boot, + fácil. Qual o hardware aí?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2014, 05:42 »
Olá

Antes de tudo, você já chegou suas memorias por erros (use o memtest do Ubuntu em modo live DVD, e já passou um.scandisk completo no.seu hd, certo?

Já que o.virtualbox instala o sistema convidado em um grande arquivo dentro do hd, qualquer problema de erro ou fragmentação deste hd irá se manifestar no sistema convidado.

Com tudo verificado, foi nos ajustes do virtualbox e ajustou a quantidade de RAM para o convidado deixando mais um ou menos 3/4 de RAM para o hospedeiro e 1/4 da RAM para o.convidado, ou seja, de 6 giras, 4 ficaram para o XP e 2 giras para o Ubuntu.

O erro indica problemas de.memória, está faltando ajustes de sua parte em balancear a RAM entre hospedeiro e convidado.

Finalmente, todas as vezes em que atualizar o.Kernel do Ubuntu, terá que reinstalar os adicionais.para convidado. O Virtualbox não faz isto.automaticamente para você. É um problema do programa,  não é do Windows nem do Ubuntu.

O Ubuntu só irá funcionar a plena carga se você fizer e criar condições na máquina virtual para isto.

Em meu Mac eu.tenho.o.OSX Yosemite, e em máquina virtual o Ubuntu, o Debian e o Windows 8.
Tenho pouca RAM instalada, só 6 gigas, mas consigo rodar o.OSX,  o Windows e o Ubuntu ao mesmo.tempo, lógico que com degradação de desempenho,  mas pouca.

Rodar 4 sistemas ao mesmo tempo o meu Mac não consegue. E para sua comparação,  só com o osx rodando, sem uso do vbox, já rodei 14 filmes em alta definição e tela cheia ao mesmo tempo sem travar a.máquina.

Disto dá para.depreender que.rodar.sistema virtualizado não é uma tarefa das mais.simples.

Offline Roberto Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Experiente em MainFrame e Aprendiz em Linux
    • Ver perfil
Re: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2014, 02:03 »
Olá Sergio Benjamin,
A idéia é aprender primeiro o Ubuntu e depois e dual-boot, ou, apenas o ubuntu (host) com o VirtualBox com uma VM com (alguma versão do windows) apenas para programas sem correspondentes no linux-Ubuntu, e, outras VMs para outros SO. - Mas preciso estar seguro antes
Tenho 4 gigas de RAM, mas não toda útil, limitado pelo sistema de 32 bits.
Quando crio a VM o VirtualBox já me limita ao máximo de 1006 (Mais que isso dá invalidade de configuração)
Grato a você.

Olá Tota,
Em termos de RAM tenho feito 1/2 para host e 1/2 para guest. Como disse, no ítem 1 do post inicial, isso já funcionou várias vezes e venho aprendendo sôbre linux. Mas vou verificar a fragmentação que pode se transmitir para a VM. E vou tentar 512 para a VM.
E talvez assim, o ubuntu entra e consigo continuar meus estudos.
Fazendo isto, lhe comunicarei

Agora criei uma dúvida: A MicroSoft tenta nos impedir de instalar o VirtualBox (não passou no teste de logotipo). Será que após varias instalações do VirtualBox estou sendo impedido de usá-lo, ou isto é apenas produto da minha imaginação ?
Grato a você
 
Roberto Lembo
Brasil - São Paulo-SP - roberto7lembo5@gmail.com

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2014, 07:11 »
Não passar no teste de logotipo do Windows,  significa apenas que o desenvolvedor do programa não pagou à Microsoft o dinheiro necessário para a certificação do mesmo. E

É só uma questão de $$$$$!!!!!

Offline Roberto Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Experiente em MainFrame e Aprendiz em Linux
    • Ver perfil
[Resolvido] VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa não reinici
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2014, 22:09 »
Olá Sergio Benjamin e Tota,

O VirtualBox está funcionando como antes.

1.   Desfragmentei o HD
2.   Verifiquei a memória e fiz "faxina" no computador, inclusive eliminei ADWares que havia.
3.   Instalei o ServicePack3 no XP Home Edition.
4.   Reinstalei o VirtualBox e o Ubuntu 12.04.

Obs. A VM com 768 GB ainda é um pouco lenta. Sobram 1280 para o HOST - Para estudos está bem.

Só não sei ai certo qual o procedimento que realmente resolveu o problema. Penso que foi o conjunto.

Obrigadão pela ajuda de vocês.

Roberto
Roberto Lembo
Brasil - São Paulo-SP - roberto7lembo5@gmail.com

Offline Roberto Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Experiente em MainFrame e Aprendiz em Linux
    • Ver perfil
Re: VirtualBox(guest=Ubuntu, host=xpHome): Instala, processa, e não reinicia jamais
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2014, 00:54 »
Este tópico está resolvido
Roberto Lembo
Brasil - São Paulo-SP - roberto7lembo5@gmail.com