Autor Tópico: Teclado Layout US international  (Lida 10201 vezes)

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Teclado Layout US international
« Online: 10 de Agosto de 2014, 17:31 »
Olá Pessoal,

Uso ubuntu desde a versão 11.04, usando recentemente a versao 14.04 e desde então sou perseguido pelo seguinte problema, que NUNCA encontrei uma solução:

Por preferência, uso o teclado inglês americano, que é bem mais produtivo e rapido quando se programa, em relação ao teclado português de Portugal.
Para ir enganando o problema, tenho usado dois layouts de teclado: [US International] - na hora de escrever os códigos em que se faz o uso de aspas simples e duplas... e [US international with dead keys] - na hora de escrever textos usando acentuação.
Mesmo sabendo que é possível usar as aspas simples e duplas no [US international with dead keys] usando a tecla ALT direito, isto é uma pratica bastante desconfortável. Sempre acabo esquecendo de trocar o layout do teclado e as aspas simples e duplas saem [´´´´¨¨¨¨¨] assim, sem falar também no ć cedilha, que mesmo trocando as definições para Portugues, em alguns cantos funciona e em outros não.
Ficar toda hora trocando de teclado é muito irritante. Trabalho ora no ubuntu e ora no Windows. No Windows o layout US International é super inteligente, intuitivo e produtivo, mas no Ubuntu é muito irritante e completamente sem noção.

Por favor, peço que se alguem que tenha resolvido isso ou alguma solução ou alguma forma de imitar o sistema de US International do Windows que me diga, pois não aguento mais essa situação. Nunca em nenhum local nem em nenhum forum ninguem conseguiu me ajudar com este problema.
Aguardo boas notícias e desde já muito obrigado.

GVP
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2014, 20:28 »
Talvez uma boa descrição ajude? O que você quer dizer com imitar o Windows? Afinal nem todo mundo usa esse sistema, ainda mais nessa configuração especifica.

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2014, 19:26 »
Olá irtigor,

Acho que fui bem específico.
No US International do Windows, ele sabe distinguir quando é [´ ´ ´ ´ ´, ' ' ' ' ' ou " " " " "] de forma bem simples e intuitiva.
Já no ubuntu é uma autentica chatisse, pois tenho de configurar dois layouts para usar um quando estou escrevendo códigos e outro quando estou digitando algum texto.
Por exemplo, para usar o acento agudo [ á, é ... ] no windows com US International, basta pressionar uma vez a tecla do acento agudo + a letra. Até aqui tudo bem, o linux faz isso muito perfeito.
Na hora de usar aspas duplas no Windows, basta pressionar duas vezes a tecla de acento onde na primeira pressão o windows entende que é um acento agudo e na segunda pressão windows entende que quero é uma aspa dupla ou simples, conforme a tecla pressionada. No caso de querer somente uma aspa, sem o par de fechamento pressiono apenas uma vez e mais a barra de espaço, ou seja, simples e intuitivo, muito ao contrário do ubuntu que é uma autentica confusão. Ou tem de ficar usando barra de espaço para cada aspa, ou tecla alt, ou tem de configurar dois layouts e ficar alternando entre eles, ... ,.., ...ou seja, tudo isso torna a experiencia do utilizador muito estressante e confusa.
Quem programa entende perfeitamente o que estou passando.
Por isso perguntei: Existe alguma forma ou será que alguem já fez um layout US international para linux que funciona igual ao do Windows ?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2014, 22:20 »
Eu intendo que você queira isso porque já está acostumado. Definitivamente é mais fácil de lembrar uma única maneira do que duas, mas dizer que é intuitivo é um exagero, ou você sabe quais teclas apertar porque leu sobre o assunto/alguém te mostrou ou vai por tentativa e erro na expectativa que alguma coisa aconteça (e isso não é intuitivo, mas pode ser "simples" se for uma coisa que deseja). De qualquer forma, agora acho que intendi a diferença mas não posso ajudar, porque apesar de usar um teclado internacional e programar, isso nunca me incomodou ao ponto de me perguntar se existe uma alternativa; o que posso te dizer é que é possível remapear todas a teclas (criar um layout), e essa pode ser a solução se não encontrar outra.

Darcamo

  • Visitante
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2014, 11:37 »
Também programo, uso o layout US com ded keys e não tenho nenhum problema. Apertar o acento e a barra de espaço é bem automático para mim.

Quando ao cedilha, se usar o acento e depois a tecla 'c' então dependendo do layout pode sair o 'c' acentuado mesmo. Uma maneira que acho bem melhor é o Alt Direito + ','. A vírgula fica logo acima do Alt direito então acho mais fácil do que acento + 'c' e ainda tem a vantagem de funcionar mesmo nos layouts onde acento + 'c' lhe dá o 'c' acentuado.

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2014, 19:42 »
Caros amigos,

Muito obrigado por responderem.

Eu entendo e aceito a vossa opinião e fico feliz que o meu problema não é nenhum problema para vocês.
Minha necessidade é sim um pouco diferente, mas não acho que chega a exagero.

Para mim algo intuitivo leventa poucas questões, bem diferente dessa que é uma questão de muitos utilizadores.
Pressionar aspas e barra de espaço é menos intuitivo e mais lento do que apertar aspas duas vezes (2 cliques contra 4).

Meu problema não é saber como fazer os atalhos, mas uma via mais inteligente de os fazer.
[ALT + ,] para produzir cedilha é muito esquisito, para além das teclas se localizarem na mesma zona e ALT não fazer parte das teclas de 2 função na digitação de um texto normal em pt-pt ou pt-br, o que atrapalha bastante e torna mais lenta a digitação.

Minha questão era se alguem conhece uma forma ou um aplicativo que torna lógico e intuitivo US International do Ubuntu, assim como outros SO que não se arriscaram em querer reinventar a roda.
Com as pesquisar que já havia feito, vi em algum local a probabilidade de criar um novo layout. Já agora vendo que não há nada pronto e irei explorar mais essa hipótese.

Muito obrigado a todos.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2014, 20:32 »
Só pra esclarecer porque meu ponto aparentemente não foi intendido: nenhuma das duas formas são logicas ou intuitivas, ambas são escolhas arbitrarias, e você está acostumado com uma e não gostou da outra. Não há problema em preferir um método disponível no Windows, mas pra manter a conversa civilizada, eu recomendo que nas próximas mensagens aqui, ou em outros fóruns, você evite de passar sua preferencia pessoal como alguma coisa além disso.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2014, 23:39 »
Ah... outra ideia, você pode ver se existe ou criar um plugin de balanceamento de caracteres pro seu editor, no vim existem alguns para os caracteres que normalmente são usados para delimitar blocos (aspas, chaves, colchetes, entre outros).

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2014, 01:30 »
Olá,

Obrigado pela dica.

Embora seja bem sensato o seu alerta na forma de como expressar as ideias, devido aos mais sensíveis, não houve intuito da minha parte em fazer perder o civismo da conversa, nem entrar em discussões de sistema tal vs....
Sem parcialidades e fanatismo nenhum, apenas acho o sistema de teclado US International do Windows planejado de um modo geral com mais inteligencia, eficiencia, tornando a digitaćão bem mais amigável e intuitiva, na minha opinião.
Afinal linux é para todos, é liberdade e um dos seus objectivos é ser flexível, altamente adaptável de modo evitar ao máximo causar transtornos aos seus novos adeptos e emigrantes de outros sistemas.
Pećo desculpas se o mesmo causou ambiguidades.

Estou já pesquisando a ver se acho ou crio algo parecido com o US International do Windows. Caso consiga deixo-vos saber.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline GlhrmSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Teclado Layout US international
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:40 »
Deu certo pra mim quando escolhi o Ingles (EUA, alternativo internacional).. tenho um Lenovo Ideapad z560)