Autor Tópico: [Resolvido] Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?  (Lida 9224 vezes)

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[Resolvido] Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Online: 30 de Julho de 2014, 21:57 »
Olá pessoal, minha primeira mensagem aqui no fórum, estou com uma dúvida com relação a frequência com que o comando trim pode ser executado para manter o SSD "saudável", seguindo as instruções desse site: https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd foi recomendado que o comando passasse a ser executado a cada nova iniciação do sistema, em contrapartida a já configurada execução semanal do comando pelo Ubuntu 14.04 através do crontab, para isso foi recomendado a inserção do comando:
Código: [Selecionar]
fstrim -v / dentro do script /etc/rc.local.

Eu entendi que o comando trim é utilizado para criar uma forma de fazer com que o sistema operacional informe para o SSD os espaços não mais utilizados pelo SSD, então isso libera espaço para o SSD, evitando de alguma forma operações de escrita (essa parte não entendi muito bem).

Minha dúvida é a seguinte: O próprio comando trim é uma operação de escrita? Se sim, então ele não deve ser utilizado com tanta frequência, pois pode acabar prejudicando a vida útil do SSD, se não, então ele pode ser configurado, por exemplo, para ser utilizado a cada minuto sem causar danos as SSD? Eu sei que é um exemplo absurdo mas se temos como premissa que o comando trim não causa danos ao SSD, apesar de causar alguma lentidão do sistema, então podemos executá-lo frequentemente, correto?

Se alguém puder me tirar essa dúvida eu ficaria muito agradecido, pois meu SSD custou caro e eu pretendo fazê-lo durar bastante tempo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 11:33 por chmercesmoreira »


Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2014, 02:22 »
Olá, obrigado por responder, os links que você me passou ensinam o que é o comando TRIM e como ativá-lo, no meu caso eu já sei como ativá-lo e sei mais ou menos o que o comando TRIM faz, minha dúvida está em saber se o comando TRIM causa operações de escrita no SSD, não ficou claro isso para mim, em um dos links que você me passou http://canaltech.com.br/o-que-e/desempenho/O-que-e-TRIM/ encontrei esse trecho:
Citar
o TRIM permite ao sistema operacional informar quais blocos de dados não podem ser mais considerados "utilizáveis" e podem ser internamente limpados.

essa operação de "limpar internamente" é uma operação de escrita? Pois se for ela deve ser evitada ao máximo, pois em outro link que você me passou http://www.baboo.com.br/hardware/hd-ssd/nao-se-deve-fazer-com-ssd/ encontrei esse trecho:
Citar
Quanto mais vezes arquivos forem gravados em uma unidade SSD, menor será seu tempo de vida útil. Portanto, tente minimizar ao máximo a quantidade de vezes que irá gravar arquivos ele, além de tentar evitar a utilização de programas que precisam gravar arquivos temporários.

Fiquei em um impasse: o comando TRIM ajuda ou não a melhorar a vida útil do SSD?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2014, 08:38 »
Se seu ssd é  recente, ajustar o trim só irá prejudicá -lo.

Ssd novos já vêm com ajustes de trim no firmware e não é necessário alterar nenhum padrão.

Se comprou seu ssd este ano, esqueça trim.

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2014, 12:00 »
Se seu ssd é  recente, ajustar o trim só irá prejudicá -lo.

Ssd novos já vêm com ajustes de trim no firmware e não é necessário alterar nenhum padrão.

Se comprou seu ssd este ano, esqueça trim.

Mas então podemos afirmar que o site que eu postei no meu primeiro post está dando dicas errôneas sobre como aumentar a expectativa de vida de um SSD?
A pessoa que escreveu o conteúdo daquele site aconselha a configurar o comando TRIM para ser executado a cada novo boot do sistema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2014, 12:55 »
Não é  informação errada.

É apenas Informação antiga.

Até o kernel 2.8 o trim era.um problema

Hoje isto já foi corrigido no kernel 3 dos Ubuntu mais recentes

SSD's do início do ano passado 2013,  já têm correções no firmware também.

SSD's atuais já duram tanto quanto um Hd mecânico se comparado pela expectativa de vida de um computador hoje em dia, de 5 anos mais ou menos.

Lá nos idos de 1980, esperava-se que um HD deveria durar 10/15 anos. Ninguém previu que a lei de Moore iria acelerar da forma que.ocorreu.

De 2013 para a frente, quem comprar um ssd já pode usá -lo como um Hd mecânico sem se preocupar com nada mais.

É  previsto que ao fim de 2016 os preços se igualem.

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:16 »
A informação não é antiga, o site expõe informações para a atual versão do Ubuntu 14.04.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:38 »
Mas você. leu que no 14 o trim já vem habilitado. E só se você desejar "tunar" é que tem que mexer.

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2014, 18:18 »
Mas o autor recomenda alterar a frequência de execução do comando TRIM de semanal (já pré-programada pelo Ubuntu 14.04) para cada nova inicialização do sistema, ele afirma que isso é o melhor para o SSD.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2014, 03:03 »
Ok. Tenho um servidor hipotético o qual só reinicio uma vez ao ano. O que fazer?

Isto está parecendo preciosismos autor.lá do artigo.

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2014, 11:10 »
Enfim, o comando TRIM é uma operação de escrita e deve ser usado com moderação ou ele não é uma operação de escrita e pode ser usado a vontade?

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2014, 23:47 »
Li um tempão aqui a respeito de SSD e tudo mais, e pude notar algumas coisas:

1) Ao que me parece, toda operação no SSD é "de escrita", isso porque o sistema de armanezamento é baseado em polaridade. Se você vai apagar algum dado, ele pura e simplesmente vai polarizar tudo de maneira uniforme e neutra. Um exemplo tosco é o seguinte:

(Dado aleatório): 1110110101001101010100011111101010101
(Setor depois de limpo): 0000000000000000000000000000000000000

Mas para colocar zero em tudo, ele teve que inverter a polaridade onde antes era "1", então sim, é como se fosse "escrita";

2) Você pode usar seu SSD sem medo, que provavelmente nunca vai chegar nem perto do limite de escrita nele. Você vai trocar de PC, ou de SSD bem antes disso acontecer.

Bom, se formos pela ideia da percepção (1), você deveria limitar o número de TRIM. Mas se levarmos a realidade (2) em questão, você não deveria se preocupar com nada disso. Agora, a minha opinião: deixe o TRIM configurado para uma semana mesmo. Não devemos ser 8 ou 80, e além do mais, com certeza existe uma razão para configurarem ele com esse tempo. No mais, você pode usar intensamente seu computador, e mexer bastante em arquivos, e ainda assim em uma semana o desempenho nao cairá, ou seja, está mais que ótimo.

Offline chmercesmoreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2014, 23:18 »
Li um tempão aqui a respeito de SSD e tudo mais, e pude notar algumas coisas:

1) Ao que me parece, toda operação no SSD é "de escrita", isso porque o sistema de armanezamento é baseado em polaridade. Se você vai apagar algum dado, ele pura e simplesmente vai polarizar tudo de maneira uniforme e neutra. Um exemplo tosco é o seguinte:

(Dado aleatório): 1110110101001101010100011111101010101
(Setor depois de limpo): 0000000000000000000000000000000000000

Mas para colocar zero em tudo, ele teve que inverter a polaridade onde antes era "1", então sim, é como se fosse "escrita";

2) Você pode usar seu SSD sem medo, que provavelmente nunca vai chegar nem perto do limite de escrita nele. Você vai trocar de PC, ou de SSD bem antes disso acontecer.

Bom, se formos pela ideia da percepção (1), você deveria limitar o número de TRIM. Mas se levarmos a realidade (2) em questão, você não deveria se preocupar com nada disso. Agora, a minha opinião: deixe o TRIM configurado para uma semana mesmo. Não devemos ser 8 ou 80, e além do mais, com certeza existe uma razão para configurarem ele com esse tempo. No mais, você pode usar intensamente seu computador, e mexer bastante em arquivos, e ainda assim em uma semana o desempenho nao cairá, ou seja, está mais que ótimo.

Obrigado por responder, realmente pensei em manter o comando TRIM sendo executado semanalmente, mas acabei optando por seguir os conselhos do tutorial, logo estou executando o comando a cada nova reinicialização do sistema.

Acaba que a informação de frequência com que o comando TRIM deve ser executado nem existe na internet (vide google), logo o correto mesmo e manter na frequencial semanal já pré-configurada pelo Ubuntu.

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2014, 04:50 »

Obrigado por responder, realmente pensei em manter o comando TRIM sendo executado semanalmente, mas acabei optando por seguir os conselhos do tutorial, logo estou executando o comando a cada nova reinicialização do sistema.

Acaba que a informação de frequência com que o comando TRIM deve ser executado nem existe na internet (vide google), logo o correto mesmo e manter na frequencial semanal já pré-configurada pelo Ubuntu.

Sim, fica muito legal assim! Então fechou!!! E então, está gostando do SSD? Rápido pra caramba né...

Já que tá tudo resolvido, dá uma editada no primeiro post desse tópico, coloca algo como (Resolvido) no título, eheh, só para constar mesmo!

Abração! Tudo de bom!