Autor Tópico: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ... [Resolvido]  (Lida 6630 vezes)

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Comprei em uma loja, o substituto para meu antigo computador que queimou completamente, devido a um pico de energia elétrica. Ele veio com o Mandriva, com uma versão desatualizada, mas resolvi instalar o velho Ubuntu de guerra, porém, não estava reconhecendo um modem D-Link DSL-500B, antigo que eu tinha, pois estava com problema de autenticação, segundo minha Operadora de telefonia. Depois de muita luta, resolvi instalar o Windows 7 Home Premium em dual boot. Não funcionou, pois precisava dos drivers e eu tinha que conseguir na bendita internet. Então liguei novamente para a operadora de telefonia, pois me lembrei que eles haviam enviado um modem novinho há dois meses atrás e o que eu tinha antes, já tinha mais de 15 anos. Temporariamente, o Ubuntu reconheceu o modem eu tive que configurá-lo pelo Live-DVD. Baixei os drivers do windows para meu Philco modelo DTC P887LM, que possui um processador AMD A8-3800, 2.40 GHz de velocidade e com 8 GB de RAM. Funcionou perfeitamente o rWindows, mas o Ubuntu voltou a ter instabilidade e, agora, não tem mais sinal. O modem novo está devidamente configurado, então, só pode ser alguma configuração no Linux que devo fazer mas não sei como! O Modem é um Tonson Technicolor TG508, alguém sabe como restabelecer o sinal da Internet com esse modem novinho? Desde já, sou-lhes grato por qualquer informação que puderem me fornecer, tudo de bom!


Everaldo
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 09:48 por arcanjoebc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2014, 15:55 »
Execute os comandos abaixo em seu Ubuntu e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi


Confirme também se está se conectando à internet por cabo ou wireless; e se no Windows está usando discador, ou se é só abrir o navegador e usar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2014, 16:16 »
O MTU do modem está em automático ou fixo em 1500?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2014, 21:01 »
Execute os comandos abaixo em seu Ubuntu e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi


Confirme também se está se conectando à internet por cabo ou wireless; e se no Windows está usando discador, ou se é só abrir o navegador e usar.

Fiz um pequeno shell script e o executei com os comandos indicados por ti e os resultados estão listados abaixo, ok!

Código: [Selecionar]
everaldo@amd:~$ sudo chmod +x faz
[sudo] password for everaldo:
everaldo@amd:~$ ./faz
  *-network               
       descrição: Ethernet interface
       produto: AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet
       fabricante: Qualcomm Atheros
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:03:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: c0
       serial: ec:a8:6b:b0:4d:62
       tamanho: 100Mbit/s
       capacidade: 1Gbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress vpd bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=atl1c driverversion=1.0.1.1-NAPI duplex=full ip=192.168.1.64 latency=0 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=100Mbit/s
       recursos: irq:43 memória:fea00000-fea3ffff porta de E/S:e000(tamanho=128)
eth0      no wireless extensions.

lo        no wireless extensions.

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW ec:a8:6b:b0:4d:62 
          inet end.: 192.168.1.64  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::eea8:6bff:feb0:4d62/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:248 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:466 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:1
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:50517 (50.5 KB) TX bytes:46128 (46.1 KB)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:525 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:525 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:36639 (36.6 KB) TX bytes:36639 (36.6 KB)


NetworkManager Tool

State: connected (global)

- Device: eth0  [Conexão cabeada 1] -------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            atl1c
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        EC:A8:6B:B0:4D:62

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         on

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.64
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.1

    DNS:             192.168.1.1


everaldo@amd:~$

Espero que possas me ajudar ...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2014, 21:14 »
Execute estes comandos agora.

ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 www.google.com


Dependendo do resultado, tomamos um caminho ou outro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2014, 23:28 »
Execute estes comandos agora.

ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 www.google.com


Dependendo do resultado, tomamos um caminho ou outro.

Obrigado pelo teu auxílio abaixo heis o resultado:

Código: [Selecionar]
everaldo@amd:~$ gedit faz2
everaldo@amd:~$ sudo chmod +x faz2
[sudo] password for everaldo:
everaldo@amd:~$ ls
Área de Trabalho  Downloads         faz   Imagens  Música   Vídeos
Documentos        examples.desktop  faz2  Modelos  Público
everaldo@amd:~$ ./faz2
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=1 ttl=56 time=65.0 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=2 ttl=56 time=64.0 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=3 ttl=56 time=65.5 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=4 ttl=56 time=66.3 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3005ms
rtt min/avg/max/mdev = 64.050/65.240/66.315/0.820 ms
PING www.google.com (173.194.119.51) 56(84) bytes of data.
64 bytes from rio01s08-in-f19.1e100.net (173.194.119.51): icmp_seq=1 ttl=54 time=79.7 ms
64 bytes from rio01s08-in-f19.1e100.net (173.194.119.51): icmp_seq=2 ttl=54 time=76.3 ms
64 bytes from rio01s08-in-f19.1e100.net (173.194.119.51): icmp_seq=3 ttl=54 time=75.0 ms
64 bytes from rio01s08-in-f19.1e100.net (173.194.119.51): icmp_seq=4 ttl=54 time=74.0 ms

--- www.google.com ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3004ms
rtt min/avg/max/mdev = 74.098/76.304/79.723/2.123 ms
everaldo@amd:~$

Aguardo contato, tudo de bom!

Everaldo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2014, 07:48 »
É, seu problema é mesmo DNS. Vá ao Gerenciador de Redes, edite a conexão "Cabeada 1" e force um servidor DNS, em vez de usar o automático fornecido pelo seu modem.

Os servidores do Google (8.8.8.8, 8.8.4.4) e do OpenDNS (208.67.220.220 e 208.67.222.222) são boas opções.

Também sugiro que vc desative o IPv6 em sua máquina. Pra isso vc adiciona a linha abaixo ao arquivo "/etc/sysctl.conf" e reinicia a máquina.

Código: [Selecionar]
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
Ao mesmo tempo, o navegador Firefox também pode ser configurado pra não tentar fazer consultas DNS por IPv6. Pra desativar isso, vc abre a página "about:config" (prometa que será cuidadoso) e procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", que deve ser ativado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2014, 10:51 »
É, seu problema é mesmo DNS. Vá ao Gerenciador de Redes, edite a conexão "Cabeada 1" e force um servidor DNS, em vez de usar o automático fornecido pelo seu modem.

Os servidores do Google (8.8.8.8, 8.8.4.4) e do OpenDNS (208.67.220.220 e 208.67.222.222) são boas opções.

Também sugiro que vc desative o IPv6 em sua máquina. Pra isso vc adiciona a linha abaixo ao arquivo "/etc/sysctl.conf" e reinicia a máquina.

Código: [Selecionar]
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
Ao mesmo tempo, o navegador Firefox também pode ser configurado pra não tentar fazer consultas DNS por IPv6. Pra desativar isso, vc abre a página "about:config" (prometa que será cuidadoso) e procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", que deve ser ativado.

Desculpe minha ignorância, mas eu nunca fiz esse procedimento, pois em outros micros que tive, o Live-DVD detectava automaticamente a ADSL via linha telefônica da OI, sem precisar discar ... era só navegar com o Firefox. Em todo caso, não consegui fazer a configuração com os dados que me fornecestes, pois falta a opção "máscara" e gatway. Eu fiz um screen shot, mas não estou sabendo como inserir o arquivo aqui no fórum ... em outro fóruns tem a opção de "fazer upload da imagem". Aqui informa que pode-se inserir arquivos até 40 KB, mas não encontrei a opção para enviar o screen shot feito no Ubuntu ... os IPs são os números "8.8.8.8, 8.8.4.4" mencionados por ti? Desde já, agradeço muito tuas futuras respostas!

Everaldo

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2014, 16:12 »
Amigos, agora que reinicializei o Ubuntu, está reconhecendo a conexão, mas à velocidade de Internet Discada. Consegui entrar nos sites: google, bigbusca, bradesco, santander ... mas tentei entrar no fórum ainda pouco, entrou parte do site e ficou naquela "eterna procura de internet discada", pois esse site é muito pesado. O Ubuntu também não faz as atualizações, provavelmente, por estar operando com o modem à baixa velocidade ... alguém sabe como resolver esse mistério para mim?


Everaldo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2014, 13:43 »
Fez essa parte?
(...)Também sugiro que vc desative o IPv6 em sua máquina. Pra isso vc adiciona a linha abaixo ao arquivo "/etc/sysctl.conf" e reinicia a máquina.

Código: [Selecionar]
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
Ao mesmo tempo, o navegador Firefox também pode ser configurado pra não tentar fazer consultas DNS por IPv6. Pra desativar isso, vc abre a página "about:config" (prometa que será cuidadoso) e procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", que deve ser ativado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ...
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2014, 09:25 »
Fez essa parte?
(...)Também sugiro que vc desative o IPv6 em sua máquina. Pra isso vc adiciona a linha abaixo ao arquivo "/etc/sysctl.conf" e reinicia a máquina.

Código: [Selecionar]
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
Ao mesmo tempo, o navegador Firefox também pode ser configurado pra não tentar fazer consultas DNS por IPv6. Pra desativar isso, vc abre a página "about:config" (prometa que será cuidadoso) e procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", que deve ser ativado.

Eu estava com dificuldade em saber onde eu colocava os servidores, 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Então deduzi que o primeiro seria IP e o segundo o Gatway e coloquei os DNSs no devido lugar, mesmo assim, não habilitava o botão de salvar a configuração. Aí, havia uma caixa de escolha, que mencionava algo sobre IPv4. A marquei, fiz a parte de configuração em "/etc/sysctl.conf" e, por último, o "about:config" no Firefox. Reiniciei a máquina e funcionou!!!! Agora vou fazer mais uns testes, reiniciando a máquina várias vezes e acessando outras páginas, para verificar se ficou tudo ok mesmo, depois posto aqui, ok! Por enquanto, obrigado pela dica!


Everaldo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sinal da Internet no Ubuntu 14.04 64 bits ... não conecta ... [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2014, 11:35 »
Citar
Eu estava com dificuldade em saber onde eu colocava os servidores, 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Então deduzi que o primeiro seria IP e o segundo o Gatway
Não, ambos são endereços de servidores DNS, não mexa no gateway.

Citar
... e coloquei os DNSs no devido lugar, mesmo assim, não habilitava o botão de salvar a configuração. Aí, havia uma caixa de escolha, que mencionava algo sobre IPv4. A marquei, fiz a parte de configuração em "/etc/sysctl.conf" e, por último, o "about:config" no Firefox. Reiniciei a máquina e funcionou!!!! Agora vou fazer mais uns testes, reiniciando a máquina várias vezes e acessando outras páginas, para verificar se ficou tudo ok mesmo, depois posto aqui, ok! Por enquanto, obrigado pela dica!

QQ coisa é só gritar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D