Autor Tópico: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?  (Lida 11107 vezes)

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Online: 28 de Julho de 2014, 19:58 »
Olá, recentemente migrei do Ubuntu 12.04 para o 14.04. Antes da migração, dei boot no PC via pendrive com o ubuntu 14.04 , redimensionei minhas partições (através do programa Gparted).

Encontrei um tutorial que falava em separar em 4 partições, boot, raiz, swap e home. (me arrependi profundamente após ler os comentários sobre partições no tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,112089.0.html. )

Portanto meu PC de 3MB de RAM e 250GB de memória acabou ficando com:

BOOT :    /dev/sda1          ext4                 103MB
             /dev/sda2           extended            33GB
RAIZ:          /dev/sda5      ext4                   30GB
SWAP:        /dev/sda6       linux-swap            3GB
HOME:    /dev/sda3           ext4                  200GB


Saquei que o 100MB pra boot é realmente pouco (já falhou uma atualização falando que precisava de mais 3 MB de espaço livre nessa partição). Saquei que nem é bom ter uma partição de Boot separada, caso eu não seja experiente (meu caso..).

Agora que já gastei alguns dias instalando o OS Ubuntu 14.04, todos os aplicativos que uso, codecs, etc.... Gostaria muito de resolver isso sem precisar fazer tudo de novo.

Gostaria também de sugestões sobre o melhor caminho:

1 - Apagar a partição boot e redirecionar essa memória (isso dará pau no meu sistema?) ??

2 - Aumentar o tamanho dessa partição? Como fazer isso sem perder meus dados durante o redirecionamento de memória?

3 - Será que o melhor mesmo é realmente começar tudo do zero: fazer backup de arquivos, redimensionar partições (qual a melhor configuração ?) , reinstalar o ubuntu 14.04, reinstalar todos os meus programas...

Qualquer informação é bem vinda. Grato.

« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 23:07 por Julianzbt »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2014, 09:29 »
Dá pra redimensionar ou eliminar mas como toda operação no disco, é bom ter backups. E não é extremamente complicado de fazer, mas tem que ter atenção nos detalhes... com esse tamanho atual dá pra manter facilmente duas versões (a atual que funciona e a nova que vai instalar), e isso é o que você precisa. Eu deixaria pra fazer essa alteração no futuro.

Offline san-alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • CNC Programmer
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2014, 16:32 »
Num PC comum não há necessidade de ter /boot como uma partição. Antes pelo contrario: se não limpar os kernels antigos com frequencia vai ficar completamente cheio que pode causar alguns problemas.

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2014, 22:34 »
Dá pra redimensionar ou eliminar mas como toda operação no disco, é bom ter backups. E não é extremamente complicado de fazer, mas tem que ter atenção nos detalhes... com esse tamanho atual dá pra manter facilmente duas versões (a atual que funciona e a nova que vai instalar), e isso é o que você precisa. Eu deixaria pra fazer essa alteração no futuro.


Quanto ao Backup dos meus arquivos não me preocupo, e continuo usando meu PC só rodando eventualmente "apt-get update e upgrade" Mas sei que algumas atualizações presentes no "Atualizador de programas" continuam sem atualizar, sempre por causa do pequeno tamanho desta partição. Fico inseguro de continuar usando sem atualizar.

Num PC comum não há necessidade de ter /boot como uma partição. Antes pelo contrario: se não limpar os kernels antigos com frequencia vai ficar completamente cheio que pode causar alguns problemas.

Percebi que não necessito desta partição, mas como exclui-la e/ou redirecionar sua memória e conteúdo para outra partição, sem precisar reinstalar OS Ubuntu, programas, etc ?
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 22:39 por Julianzbt »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 22:43 »
Olá Julianzbt!

Você possui somente o Ubuntu no seu PC?

Seu sistema possui EFI?

Caso a resposta para as perguntas acima sejam positivas, eu faria o seguinte: daria o boot com o Pen Drive, e na instalação do Ubuntu, selecionaria para apagar o Ubuntu e reinstalar. Pronto, automaticamente o sistema vai fazer o particionamento (uma partição raiz com quase o tamanho total do seu HD e uma swap de 2 GB).

Se você quiser uma partição /home separada terá que fazer a instalação particionando manualmente, mas eu não recomendo a /home separada.

Abraços!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2014, 11:01 »
No /boot só é instalado os kerneis. Basta vc ir removendo os antigos por demais.

Com o comando abaixo vc fica sabendo qual o que vc está utilizando no momento (carregado pelo grub no boot).

Código: [Selecionar]
uname -r
O comando abaixo te mostra a lista dos que não são mais utilizados.
Código: [Selecionar]
dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d'
é só vc remover os pacotes dos kerneis não utilizados
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge linux-image-3.2.0-61-generic
sudo apt-get purge linux-headers-3.2.0-61
sudo apt-get purge linux-headers-3.2.0-61-generic

Observe que para cada kernel existem 3 pacotes
Aconselho a manter no mínimo dois kerneis

com o comando abaixo vc verifica o tamanho da sua partição /boot
Código: [Selecionar]
du -h /boot
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2014, 17:43 »
Quanto ao Backup dos meus arquivos não me preocupo, e continuo usando meu PC só rodando eventualmente "apt-get update e upgrade" Mas sei que algumas atualizações presentes no "Atualizador de programas" continuam sem atualizar, sempre por causa do pequeno tamanho desta partição. Fico inseguro de continuar usando sem atualizar.

É só manter duas versões do kernel, no lugar de todas, como já disse.

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 23:08 »
Citar

Código: [Selecionar]
uname -r
O comando abaixo te mostra a lista dos que não são mais utilizados.
Código: [Selecionar]
dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d'

Informações muito úteis... Digitei esses códigos, consegui visualizar o kernel utilizado e desinstalar o kernel não utilizado. Porém, ainda assim tive problema em uma atualização que afirmava pouco espaço no /boot.

Olá Julianzbt!

Você possui somente o Ubuntu no seu PC?

Seu sistema possui EFI?

Caso a resposta para as perguntas acima sejam positivas, eu faria o seguinte: daria o boot com o Pen Drive, e na instalação do Ubuntu, selecionaria para apagar o Ubuntu e reinstalar. Pronto, automaticamente o sistema vai fazer o particionamento (uma partição raiz com quase o tamanho total do seu HD e uma swap de 2 GB).

Se você quiser uma partição /home separada terá que fazer a instalação particionando manualmente, mas eu não recomendo a /home separada.


Só tenho Ubuntu no PC e, pelo que pesquisei, tenho o BIOS e não o EFI. Até estou pensando em realmente reinstalar o Ubuntu, mas você é a única pessoa que aconselha a não separar a /home. Porque exatamente?? Gostaria de entender melhor antes de efetuar essa mudança.

Pesquisei e descobri opiniões muita diversas. Alguns afirmam que é bom /boot outros não. Alguns afirmam que é bom a swap o dobro da RAM outros dizem que 2 GB é suficiente. Agora aconselharam não separar /home.

Ainda estou um pouco confuso, gostaria de um pouco mais de informações sobre o melhor design para minhas partições.

Há alguma informação ou texto técnico ou alguma dica a respeito?? Sigo pesquisando..... Grato

Código: [Selecionar]
RAM - 2,9Gib
Processador - Genuine Intel® CPU 585 @ 2.16GHz
Sistema - 32-bit
Disco -242,7

« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 23:58 por Julianzbt »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2014, 04:15 »
Olá!

Eu não recomendo deixar partição /home separada pois já tive problema com isso (foi a primeira e última vez que eu fiz se não me engano, fui reinstalar o Ubuntu (não lembro se era a mesma versão ou outra) e usei a mesma partição /home, quando loguei no sistema o Unity tinha bugado. Parece que me falaram que era para deletar todos os arquivos ocultos da /home para resolver, não lembro se eu fiz isso, mas eu acho isso meio uma gambiarra).

E também eu achei esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=I3Vi06tAISY

Á partir de 21:20 o cara fala um pouco sobre isso.

Bom, /boot separada eu não uso e acho que não precisa, o Ubuntu não particiona com /boot quando se seleciona para ele instalar automaticamente, então eu penso que se fosse necessário (pelo menos para usuários domésticos) ele a faria. Mas se quiser deixar deixe, só não sei se é bom fazer isso. Eu acho que pode exigir conhecimentos avançados do sistema caso dê algum problema ou talvez precise dar alguma manutenção, então talvez não seja algo prático. A menos que você não liga para isso e queira aprender).

O tamanho da swap parece que tem mesmo opiniões diferentes, parece que se você usa um notebook e vai usar o recurso de hibernação são necessários 4GB de swap e também já vi falarem que quanto mais memória RAM tiver, menos swap precisa, mas também se não me engano, já vi falarem que é melhor deixar um pouco de swap. Se você quiser aprender, pode fazer uns testes, mas se não deixe o Ubuntu selecionar o tamanho dela (foi isso o que eu fiz).

Abraços!
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 04:42 por Renan Rischiotto »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:48 »
Porém, ainda assim tive problema em uma atualização que afirmava pouco espaço no /boot.
Como te disse antes, na partição /boot só vai os kernéis e se alguma atualização reclamou de pouco espaço é alguma atualização de kernel. Quantos kerneis vc deixou? Vc não disse qual o tamanho ocupado da sua partição /boot.
Código: [Selecionar]
du -h /boot
Até estou pensando em realmente reinstalar o Ubuntu, mas você é a única pessoa que aconselha a não separar a /home. Porque exatamente?? Gostaria de entender melhor antes de efetuar essa mudança.
Como vc verificou na resposta do Renan, Ele não sabia ao certo o que fazer, cometeu erros e preferiu não mais fazer.
Cada caso é um caso.
A necessidade vai dizer a vc como deve ser seu particionamento.
Na maioria das vezes só a partição raiz "/" e a partição SWAP são necessárias.
E tem casos até que não dá pra se usar partição SWAP, então ela pode ir pra um arquivo, ou até nem ser usada (Se vc tiver memória RAM suficiente e se não usar nenhum programa que a exija)
Eu sempre deixei meus dados separados do sistema, então sempre crio a partição HOME. Hoje em dia tenho experiência suficiente para deixar os micros que utilizo de acordo com minha necessidade.

Pesquisei e descobri opiniões muita diversas. Alguns afirmam que é bom /boot outros não. Alguns afirmam que é bom a swap o dobro da RAM outros dizem que 2 GB é suficiente. Agora aconselharam não separar /home.
Só em um caso até hoje fui obrigado a usar a partição /boot. Ao tentar instalar o Linux em uma máquina dual boot com Windows 98, os arquivos de boot do linux ficavam além do cilindro 1024 e na época isto era uma limitação do sistema. Fui obrigado a criar uma partição /boot no inicio do HD. empurrando o inicio do WIndows 98 pra depois dela.
Como te disse antes. Cada caso é um caso e deve ser estudado a parte.

Ainda estou um pouco confuso, gostaria de um pouco mais de informações sobre o melhor design para minhas partições.

Há alguma informação ou texto técnico ou alguma dica a respeito?? Sigo pesquisando..... Grato

Na realidade vc pode ler sobre o padrão BIOS e suas limitações neste link em inglês
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2014, 00:44 »
Olá, acabei reinstalando o Ubuntu e experimentando que ele decida o tamanho das partições (3 Gb de swap e o resto em partição única).

Apesar de saber que posso reinstalar sistemas operacionais sem precisar fazer backup, prefiro fazer essa operação com um auxilio de hd externo, pois é uma forma de reorganizar todas os meus arquivos.

A minha única preocupação nesse caso (sistema e home em uma só partição) é que isso atrapalhe o desenvolvimento do meu PC.

Para mim que nunca abro muitos programas simultâneos, nem jogos online, nem faço muitos downloads simultâneos, vocês acham que essa composição de partições (sistema+home) pode atrapalhar alguma coisa??

E quando vou instalar 2 kerneis, devo instalar a mesma versão duas vezes, ou tem que ser duas diferentes?? Como escolho a versão mais apropriada de kernel?

Grato pelas dicas, estão sendo muito úteis.






Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre partições / com ou sem partição "boot"?
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2014, 00:55 »
Olá!

Citar
Para mim que nunca abro muitos programas simultâneos, nem jogos online, nem faço muitos downloads simultâneos, vocês acham que essa composição de partições (sistema+home) pode atrapalhar alguma coisa??

Não vejo como pode interferir.

Citar
E quando vou instalar 2 kerneis, devo instalar a mesma versão duas vezes, ou tem que ser duas diferentes?? Como escolho a versão mais apropriada de kernel?

Não há uma real necessidade de se instalar novos kernels, a menos que algum componente do seu hardware não esteja funcionando direito, algum recurso/tecnologia que esteja disponível em um novo kernel que seja interessante para o seu hardware, ou simplesmente porque você queira. Não entendi a questão de instalar duas vezes o mesmo kernel ou dois diferentes. Cada versão do kernel é diferente, até mesmo as versões de manutenção (ex: 3.16.1, 3.16.2, 3.16.3... onde o 1, 2 e 3 são as versões de manutenção). Também não entendi a questão de kernel apropriado. Todos são apropriados desde que estejam fazendo seu sistema funcionar bem. A cada versão são corrigidos bugs, implementados novos recursos etc, então é bom ter sempre a última versão, mas não é necessário. Antigamente eu queria ter sempre a última versão, mas hoje eu uso o que o Ubuntu já traz por padrão, com isso recebo também as atualizações dele. Se você quiser instalar um outro, terá que instalar manualmente as versões de manutenção, ou então adicionar algum PPA ou repositório dos kernels do Ubuntu (ou outro) para receber as atualizações.

Abraços!